Chega às 300 mil unidades o Mercedes-Benz G,  fora de estrada “puro-e-duro” da marca de Stuttgart. O anúncio foi feito nesse dia 20 de julho, na fábrica da Magna Steyr, em Graz, Áustria, onde todos os G-Wagen foram fabricados desde 1979, quando a empresa se chamava Steyr-Daimler-Puch.

O G significa Geländewagen, veículo para todo terreno em tradução livre.  No início era um carro para trabalho, civil e militar, mas o tempo o fez passar a ser desejado também por quem compra suves e tem uma atração pelo estilo básico e de linhas retas, que o fazem ser uma presença muito diferente dos carros de desenho avançado ou futurista. O G nunca deixou sua arquitetura básica de carroceria sobre chassis, até agora desprezando a configuração monobloco.

O 300.000º exemplar é um G500, e foi pintado em azul metálico chamado Designo Mauritius, com interior em couro negro costurado com linha branca. Tem motor V-8 a gasolina de 5.461 cm³, potência máxima 388 cv a 6.000 rpm e torque de 55 m·kgf de 2.800 a 4.800 rpm. Tem o pacote fora-de-estrada, com rodas de 16 polegadas de diâmetro, pneus de uso misto e bagageiro no teto, seguindo a escolha dos entusiastas do G na página do Facebook.

Ano passado foram vendidos mais de 20 mil G-Wagen, um número alto pela sua produção pequena e uso direcionado, apesar das versões AMG cumprirem também a missão de carro grande com alto desempenho — certamente não para estradas com muitas curvas apertadas.

JJ

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