A Audi apresentou à imprensa o A5 Sportback de segunda geração, lançado no final do ano passado na Europa, e ofereceu um breve teste de avaliação na cidade e em autoestrada. Lançado em 2007 como cupê de duas portas, em setembro de 2009 a Audi lançou-o em versão sedã fastback de quatro portas e seis janelas denominando-o Sportback, formato de carroceria que chegou aos dias de hoje, ao lado de um cupê e de um conversível, versões que não estão previstas para o Brasil.

Ao estilo agradável e elegante junta-se a característica liftback de a tampa do porta-malas e o vidro traseiro abrirem juntos, embora não pareça

As dimensões mudaram pouco: mais 21 mm no comprimento para 4.733 mm, 14 mm no entre-eixos, que passa a 2.824 m, e menos 11 mm na largura (1.843) mm e 5 mm na altura (1.386 mm). Espaço amplo, especialmente para ocupantes do banco traseiro, é um dos destaques, mantendo o porta-malas de 480 litros, cuja abertura e fechamento são elétricos.

Eu atrás “de mim”: folgado (Foto: Fabiano Mazzeo)

O peso da versão Attraction, a de entrada do modelo, é de 1.475 kg; a da Ambition, 1.555 kg, igual ao Ambition plus, que dirigi. Segundo a Audi houve redução de até 85 kg em relação à geração anterior, dependendo da versão, mediante maior uso de alumínio na carroceria, mesmo que os para-lamas dianteiros não sejam mais de alumínio.

O coeficiente de arrasto (Cx) é 0,26 e a área frontal calculada é 2,04 m², resultando numa área frontal corrigida de 0,53 m².

O motor é o EA888 3B de 1.984 cm³, turbo com válvula de alívio elétrica, injeção direta e no duto, 192 cv de 4.200 a 6.000 rpm e 32,6 m·kgf de 1.450 a 4.200 rpm no Attraction e no Ambiente, e 252 cv de 5.000 a 6.000 rpm e 37,7 m·kgf de 1.600 a 4.500 rpm no Ambition. Em todos casos o câmbio é o robotizado de duas embreagens em banho de óleo S tronic de 7 marchas, porém com tração dianteira no Attraction e no Ambiente e  nas quatro rodas (sistema quattro), do tipo sob demanda, nos Ambition. Na geração anterior o câmbio era o CVT Multitronic.

O motor 2-L turbo, longitudinal, é brilhante; a pintura do cofre do motor é igual à externa

Os preços são: Attraction R$ 189.990, Ambiente R$ 213.990, Ambition R$239.990, e Ambition plus, R$ 268.990.

Com esse peso e esse motor de 252 cv —  6 kg/cv — o desempenho é típico de um sedã rápido: 0 a 100 km/h em 6 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, que é limitada. Mas dirigi-lo traz sensações melhores do que esses números sugerem. Especialmente a precisão, a maneira como freia, com aponta para as curvas, com atitude sempre correta, como se o carro fosse os membros do corpo do motorista. Só mesmo dirigindo para sentir isso. É muito know-how, muita engenharia. Os pneus Michelin Pilot Sport 245/40R18Y (para 300 km/h) têm bastante participação nesse resultado. O estepe é temporário, fino, T125/70R19M, Hankook S300, velocidade de uso máxima 80 km/h (M indica velocidade de até 130 km/h).

Sempre lidando bem com asfalto irregular de São Paulo, a firmeza clássica alemã sem implicar em nenhum desconforto e, dadas as características dos motores turbo modernos de entregarem potência farta em baixos giros, quem manda é o pedal da direita: a 1.600 rpm já são 84 cv à disposição. O câmbio robotizado de duas embreagens diverte tanto deixando-o fazer o que quer, quanto comandado-o pelas borboletas ou alavanca seletora.

Como nos carros do nosso tempo, esse A5 consome pouco. O consumo de gasolina segundo o Inmetro/PBEV é 9,3 km/l na cidade e 11,9 km/l, na estrada. Como referência, no Attraction e o Ambition, de 190 cv, é 11 km/l cidade e 13,4 km/l, estrada.

Em sétima marcha a v/1000 é de 64,6 km/h, o que representa  1.860 rpm a 120 km/h, rotação conveniente para silêncio a bordo e baixo consumo de combustível. Quando no modo de condução ECO, há a função roda-livre em 6ª e 7ª, ao levantar o pé do acelerador, desde que a declividade não seja maior que 2% (há também os modos Comfort, Sport e Individual).

 

Equipamentos

Uma combinação de diferentes tecnologias visam aumentar a segurança, o conforto e a eficiência do novo A5 Sportback. A ampla escolha de inovadores sistemas de assistência ao motorista se destaca no segmento.

Há o assistente de conservação na faixa de rolamento e o controle de cruzeiro com assistente de tráfego congestionado, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h nessas condições de trânsito. O modelo também traz novidades como alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de desembarque perigoso para os ocupantes e assistente para evitar colisões, que junto aos sistemas Pre sense (preparação do veículo em caso de acidente iminente), oferecem mais segurança.

A lista de equipamentos de série inclui, desde a versão de entrada Attraction, faróis bixenônio com luzes de rodagem e lanternas de LEDs, sistema de áudio com Audi Music Interface, Bluetooth, entrada USB, volante multifuncional de três raios, seletor de rodagem, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema desliga-liga (start-stop), controle de velocidade cruzeiro com limitador de velocidade e sensores crepuscular e de chuva.

Bom porta-malas de 480 litros; encosto do banco traseiro é dividido 40:20:40

Em infotenimento, o A5 Sportback está disponível pela primeira vez com o Audi virtual cockpit (a partir da versão Ambiente), tela de 12,3 polegadas de TFT (thin film transistor) com resolução de 1.440 x 540 pixels. Junto ao MMI plus com sistema de navegação (de série nas versões Ambiente e Ambition), que inclui monitor no console central de 8,3 polegadas, forma a unidade central de informação. O ponto focal do terminal MMI é o botão giratório que também funciona como touchpad.

O controle do MMI é feito de forma similar ao de um smartphone, incluindo a função de autocompletar textos. O novo sistema de controle de voz reconhece sentenças coloquiais, como “eu quero ligar para o Carlos”.

Um fato curioso. Estava eu na marginal do Pinheiros parada, quando tiro o cinto para poder alcançar o maço de cigarros no bolso apertado da calça jeans: o motor desligou! Ainda acelerei pensando ser o desliga-liga, mas este estava desativado (não me agrada o carro parar e o motor desligar). Esse e vários outros detalhes serão “descobertos” no teste “no uso”.

É mesmo um belo de um sedã, mas tenho uma reclamação, que o leitor ou leitora do AE já deve saber qual é: falta faixa degradê no para-brisa. Custava pôr?

BS

 

FICHA TÉCNICA AUDI A5 SPORTBACK AMBITION PLUS
MOTOR
Tipo Ignição por centelha, 4 tempos, gasolina
Instalação Dianteiro, longitudinal
Material do bloco/cabeçote Alumínio
N° de cilindros/configuração 4/em linha
Diâmetro x curso (mm) 82,5 x 92,8
Cilindrada (cm³) 1.984
Aspiração Forçada por turbocompressor com interresfriador
Taxa de compressão (:1) 9,6
Potência máxima (cv/rpm) 252/5.000 a 6.000
Torque máximo (m·kgf/rpm) 37,7/1.600 a 4.500
N° de válvulas por cilindro 4
N° de comando de válvulas/localização 2/ cabeçote, variador de fase de admissão e escapamento, variador de levantamento, corrente
Formação de mistura Injeção no duto e direta
ALIMENTAÇÃO
Combustível Gasolina comum (95 octanas RON)
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão (V) 12
Gerador (A) Alternador/140
Capacidade da bateria (A·h) 58
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes Dianteiras
Câmbio Robotizado de dupla embreagem
N° de marchas 7 à frente e uma à ré
Relações das marchas (:1) 1ª. 3,188; 2ª. 2,190; 3ª. 1,517; 4ª.1,057; 5ª. 0,738; 6ª 0,557; 7ª 0,433; ré 2,750
Relação de diferencial (:1) 4,270
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS com EBD
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/338
Traseiros (Ø mm) Disco/330
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, mola helicoidal e amortecedor pressurizado concêntricos, 2 braços superiores, 2 inferiores e barra estabilizadora
Traseira Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,5
Relação de direção (:1) 15,9:1
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio 8Jx18
Pneus 245/40R18Y (Michelin Pilot Sport)
Estepe Temporário T125/70R19M (Hankook S300)
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.555
Carga máxima 485
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço com partes em alumínio, sedã liftback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.733
Largura sem espelhos 1.843
Altura 1.386
Distância entre eixos 2.824
Bitola dianteira/traseira 1.587/ 1.570
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,26
Área frontal (m²) 2,04
Área frontal corrigida (Cx x A) 0,53 m²
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 480
Tanque de combustível 58
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 250 (limitada)
Aceleração 0-100 km (s) 6
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/L) 9,3
Estrada (km/L) 11,9
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 46,4
Rotação do motor a 120 km/h, 7ª (rpm) 1.860
Rotação do motor à vel. máxima, 6ª (rpm) 5.000
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Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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