Depois de testar o novo Corolla Altis em abril, não havia mais o que analisar na nova versão XRS, surgida junto com a linha 2018 do médio japonês. Todavia, mesmo assim pedi o carro para passar uma semana com ele, pois apesar de ter mecânica rigorosamente igual à do Altis, seu visual diferente me instigou assim que o vi na noite do lançamento, em 16 de março.

Foi a segunda vez que andei com o XRS. A primeira foi no dia seguinte (17 de março) e fomos eu e o Fernando Calmon até o kartódromo de Aldeia da Serra, bem perto da capital paulista, de acordo com o percurso determinado pela Toyota, inclusive rodar no kartódromo — nada apropriado, obviamente. Gostei desse Corolla, mas nada como andar com qualquer carro no dia a dia para conhecê-lo melhor, ter um pouco mais de intimidade com ele.

Visual muda muda bastante com os anexos aerodinâmicos

As fotos desta matéria foram as feitas no kartódromo e preferi usá-las por terem ficado melhores que as do carro testado efetivamente, um XRS preto. É o mesmo carro, só muda a cor.

A versão XRS tem preço público sugerido de R$ 109.500, algo abaixo do Altis, de R$ 116.990, porém mais que XEi, R$ 103.990. Os três têm motor de 2 litros e o mesmo câmbio CVT.

O que o XRS tem que o Altis e o XEi, não, é pouca coisa, e tudo externo.  Tudo? Apenas defletor na tampa do porta-malas, conjunto de saias laterais e ponteira de escapamento cromada. Mas o fato é que o Corolla com esse “pacote” ficou menos circunspecto. Ou mais jovial.

Nessas duas fotos, mesmo que elas não tenham o mesmo enquadramento e as cores não sejam as mesmas, dá para notar como com pequenos detalhes de carroceria o caráter dos carros muda: na esquerda, o jovial; na direita, o “sério”.

O defletor na tampa do porta-malas lhe caiu muito bem, visualmente falando. Não há informação sobre sua eventual eficácia em favor estabilidade direcional ou em curva, ou contra o coeficiente aerodinâmico, mas algum efeito certamente há. Uma cuidadosa avaliação num autódromo seria o ideal, permitiria notar alguma diferença.

Como eu já havia dito no teste do Altis, houve mudanças na suspensão, como altura de rodagem 5 mm maior e novos valores de molas e amortecedores, bem como recalibração da direção eletroassistida. As rodas passaram de 16 para 17 polegadas e os pneus, de 205/55R16V para 215/50R17W. Com a mudança o diâmetro da roda completa aumentou 2,3%.

Houve também a adição de controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives e faróis de LED.

A maior seção transversal dos pneus, de 205 para 215 mm, fez bem ao Corolla, com também o retrabalho na suspensão e assistência da direção. O carro ficou mais responsivo, preciso, e perdeu conforto de rodagem minimamente, como pude ver usando-o no dia no precário asfalto de São Paulo em muitas ruas e avenidas.

O interior é todo bem cuidado, posição de dirigir é perfeita

O motor 2-litros de aspiração atmosférica, importado do Japão e com bloco também de alumínio, funciona à perfeição. Cuida muito bem dos 1.345 kg do XRS — 5 kg mais que o Altis por força dos anexos aerodinâmicos à carroceria. É um motor que responde bem às solicitações de potência e tem funcionamento muito suave.

O motor desenvolve bons 143/154 cv a 5.800 rpm e 19,4 m·kgf a 4.800 rpm e 20,7 m·kgf a 5.000 rpm, números mais altos quando com álcool (o carro veio abastecido com gasolina). Sua taxa de compressão está em dia com tempos de gasolina de 95 octanas RON e álcool: 12:1. O variador de fase nos dois comandos lhe proporciona a elasticidade adequada a um carro de rua.

Faz um bom conjunto com o câmbio CVT chamado de Multi-Drive-S pela Toyota e que é fornecido pela Aisin. Bom conjunto? Isso mesmo, esse CVT perdeu os ares de CVT de “o motor ir e o carro ficar”, como disse certa vez o nosso editor Josias Silveira. Não ocorre a variação de rotação à menor pressão no pedal do acelerador, lembra muito os automáticos epicíclicos. Inclusive, mesmo deixando o câmbio por conta dele mesmo há as “marchas”, virtuais, o que é particularmente agradável.

Instrumentos de leitura bem fácil e conta-giros no lugar certo

As marchas podem ser trocadas manualmente pela alavanca seletora, trazendo-a para a esquerda (sobe para frente/reduz para trás), ou pela borboletas atrás do volante. Mesmo em manual as marchas sobem quando o ponteiro do conta-giros (na esquerda!) chega a 6.000 rpm, 200 rpm acima do pico da curva de potência. Há ainda o botão S, que muda o temperamento do câmbio, continuam as sete marchas virtuais porém dentro de um espectro menor, reproduzindo um câmbio de relações mais fechadas.

Na relação mais longa determinada pelas duas polias do CVT, 0,428:1, mais a relação de diferencial 4,761:1, a v/1000 é 58,5 km/h, que se traduz em 120 km/h reais com motor a 2.050 rpm, bastante cômodo.

O consumo Inmetro/PBVE é 10,6/7,2 km/l na cidade e 12,6/8,8 km/l na estrada, bastante adequado para o porte e peso do carro.

Mas o que eu gostaria mesmo é de ver um câmbio manual associado a esse motor, pelo menos nesta versão XRS. Deve ser outra “marca” de carro! O pior é que existe, e com ênfase por parte da própria Toyota:

Câmbio manual no Corolla não é miragem nem sonhos de uma noite de verão

Dirigir o Corolla XRS por aí, em meio ao trânsito urbano, agrada bastante, mesmo o modelo não tendo mais dimensões contidas. Afinal, são 4.620 mm de comprimento por 1.775 mm de largura da carroceria; contando espelhos, 2.057 mm. Para usá-lo numa viagem, são três verdadeiros lugares no banco traseiro, onde todos têm cinto de três pontos e apoio de cabeça. E têm bom espaço para pernas também — só não contam com saída de climatização, lamentavelmente.

Mesmo que um kartódromo seja palco inadequado para se analisar um carro, deu para notar que mesmo com o controle de estabilidade e tração desligado não há patinagem da roda motriz interna à curva, o que indica acerto no curso das suspensões.

Um XRS que seguia à nossa frente no kartódromo de Aldeia da Serra (no momento era o Fernando Calmon que dirigia), no nosso mesmo ritmo, mostra atitude de curva correta

A Toyota não informa desempenho, mas seu 0-100 km/h seguramente está na faixa 8 segundos altos/9 segundos baixos, e com toda certeza chega a 210 km/h pela boa aerodinâmica, Cx 0,30.

O porta-malas não é gigantesco, mas acomoda bons 470 litros de bagagem e seu vão é conveniente, 980 x 460 mm. O estepe é temporário, medida 205/55R16H com roda de aço; dá para prosseguir viagem bem em caso de furo.

A Toyota não ousou mudar muito o Toyota em mais um ano-modelo. Não precisa, a julgar pelo que vende, perto de 50.000 unidades/ano, líder folgado no seu segmento. Mas acrescentou-lhe o reclamado controle de estabilidade e tração desligável, mais o assistente de partida em aclives e faróis de LED.

A espécie melhorou de fato.

BS

 

FICHA TÉCNICA NOVO COROLLA XRS
MOTOR
Tipo 4 cilindros em linha, transversal, variador de fase admissão e escapamento, flex gasolina-álcool
Cilindrada (cm³) 1.986
Diâmetro x curso (mm) 80,5 x 97,5
Material do bloco e cabeçote Alumínio/alumínio
N° de comandos/acionamento Dois/corrente
N° de válvulas por cilindro Quatro
Taxa de compressão (:1) 12
Potência (cv/rpm, G/A) 143/5.800/154/5.800
Torque (m·kgf/rpm, G/A 19,4/4.000//20,7/4.800
Formação de mistura Injeção de combustível no duto
TRANSMISSÃO
Tipo de câmbio CVT com 7 marchas virtuais e modo Sport
Conexão motor-câmbio Conversor de torque
Seleção Alavanca no console e borboletas
Relações das marchas (:1) Frente: 2,396 a 0,428;ré: 2,604 a 1,668
Espectro 5,59
Relação de diferencial (:1) 4,761
Rodas motrizes Dianteiras
SUSPENSÃO
Dianteira McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,8
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/276
Traseiros (Ø mm) Disco/269
Controle ABS obrigatório e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 5-raios duplos, 6,5Jx17
Pneus 215/50R17
Estepe Aço, 6Jx17 com pneu 205/55R16 (temporário)
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.620
Largura com/sem espelho 1.775/2.057
Altura 1.485
Distância entre eixos 2.700
Bitola dianteira/traseira 1.519/1.521
Vão livre do solo, mínimo 144
AERODINÂMICA
Cx 0,30
Área frontal (calculada, m²) 2,108
Cx x A (m²) 0,632
CONSTRUÇÃO
Tipo Unitária, aço estampado, 4 portas, 5 lugares
PESOS e CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.345
Tanque de combustível (L) 60
Porta-malas (L) 470
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l, G/A) 10,6/7,2
Estrada (km/l, G/A) 12,6/8,8
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) n.d.
Velocidade máxima (km/h) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na rel.mais longa (km/h) 58,5
Rotação a 120 km/h (rpm) 2.050

 

EQUIPAMENTOS NOVO COROLLA XRS
Acabamento externo cromado: grade frontal e moldura da tampa do porta-malas
Acabamento interno com partes revestidas de couro (parte anterior dos bancos dianteiros e traseiros) e partes revestidas de material sintético (parte posterior dos bancos dianteiros, laterais dos bancos dianteiros e traseiros, e laterais e partes anterior e posterior dos apoios de cabeça dianteiros e traseiros)
Acabamento do volante e detalhe da manopla da alavanca seletora em couro preto
Acabamento interno cromado: detalhes das grades do ar-condicionado, freio de estacionamento, maçanetas das quatro portas e moldura do câmbio na cor prata
Acionamento elétrico dos vidros e retrovisores
Acionamento elétrico dos vidros um-toque nas quatro portas
Ajuste de altura e distância do volante de direção
Ajuste elétrico do banco do motorista em altura, distância e inclinação
Ajuste manual do banco do passageiro em altura distância e inclinação
Antena barbatana de tubarão na traseira
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem manual de altura
Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem manual de altura
Ar-condicionado digital integrado frio e quente
Assistente de partida em aclives NOVIDADE
Aviso sonoro de chave no contato, faróis ligados, portas e porta-malas abertos
Banco traseiro bipartido 60:40
Banco traseiro com descansa-braços central e porta-copos
Barras antiinvasivas nas quatro portas
Bolsas infláveis frontais, laterais, de joelho para o motorista e de cortina
Câmbio automático CVT Multi-Drive S
Chave tipo canivete com comandos do alarme integrados
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (3)
Comando interno da portinhola do tanque e do porta-malas
Computador de bordo com 6 funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo do percurso, controle de iluminação do painel e temperatura externa e velocímetro digital)
Controlador automático de velocidade de cruzeiro
Controle de estabilidade NOVIDADE
Controle de tração NOVIDADE
Defletor traseiro com terceira luz de freio em LED
Descansa-braços dianteiro com dois compartimentos
Desembaçador do vidro traseiro
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Engates Isofix com ancoragem superior para dois bancos infantis
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos retráteis eletricamente e com repetidoras de setas
Faróis de LED alto e baixo com nivelamento automático NOVIDADE
Faróis de neblina
Filtro de ar-condicionado
Hodômetro digital total e parcial
Imobilizador de motor
Indicador de condução econômica
Lanternas traseiras de LED
Limpador de para-brisa com temporizador de frequência
Luz de leitura dianteira
Luzes de frenagem de emergência
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED
Modo de seleção de condução Sport
Múltiplos porta-objetos nas portas e no console central
Painel central com acabamento em preto piano
Para-brisa com faixa degradê
Para-sóis com espelho e iluminação
Partida do motor por botão
Pisca-3
Ponteira de escapamento cromada
Porta-luvas e porta-malas com iluminação
Porta-objetos nas quatro portas
Porta-objetos no painel central (console com 2 porta-copos, descansa-braço central e compartimento interno com porta-objetos
Relógio digital no painel
Sensores crepuscular e de chuva
Sensor de impacto para corte do fluxo de combustível
Sistema multimídia com tela tátil de 7″ com todas as funções de áudio, GPS, câmera de ré, conexões USB para iPod e similares, Bluetooth, câmera de ré
Sistema Smart Entry (chave de presença)
Trava para crianças nas portas traseiras
Travamento automático de portas ao atingir 20 km/h
Travas elétricas nas quatro portas com acionamento a distância
Vidros esverdeados
Vidros dianteiros com película antirruído
Volante de direção multifuncional com controles de áudio, computador de bordo, Bluetooth on-off, quatro comandos
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