Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas JAGUAR LAND ROVER INAUGURA A CLASSIC WORKS – Autoentusiastas

A Jaguar Land Rover Classic, departamento focado em veículos históricos das duas marcas britânicas, inaugurou ontem (14/6) a Classic Works, uma nova instalação dedicada exclusivamente a oferecer aos entusiastas de exemplares raros da Jaguar Land Rover uma gama completa de produtos e serviços.

Fruto de um investimento de 7 milhões de libras esterlinas (R$ 30 milhões), a Classic Works é a maior instalação dedicada a vendas, fabricação e restauração de automóveis clássicos do mundo. O espaço foi construído na cidade de Coventry, na Inglaterra, região conhecida como a “Cidade dos Carros”, já que abriga a histórica fábrica da Land Rover desde o surgimento da marca em 1948.

Com 14 mil metros quadrados, as oficinas e escritórios formam a maior instalação do seu tipo no mundo, com um espaço de exposição dedicado e 54 lugares de trabalho para manutenção e restauração de todos os modelos Jaguar e Land Rover fora de produção há uma década ou mais.

O local está organizado em áreas dedicadas de desmontagem, remanufatura e montagem para os programas de restauração Land Rover Series I, Range Rover Classic e Jaguar E-type Reborn, incluindo uma loja de motores, e ainda abriga a linha de montagem do XKSS.

A área de exposição, com um XKSS e um Range Rover de primeira série ao fundo (Foto: divulgação)

A abertura do Classic Works em Coventry é um marco importante no rápido desenvolvimento da marca Jaguar Land Rover Classic, que foi lançada em março de 2016.  A expansão global da marca continua ainda neste verão com o lançamento de uma nova instalação do gênero em Essen, na Alemanha.

O diretor de Operações Especiais da Jaguar Land Rover, John Edwards, disse: “A Classic Works é extremamente importante para a Jaguar Land Rover. É muito mais do que um prédio — é o coração e a alma da Jaguar Land Rover Classic para nossos clientes em todo o mundo. Ser capaz de apoiar proprietários e entusiastas de nossas duas marcas, com um conjunto completo de serviços para veículos clássicos, é uma oportunidade fantástica”.

A Classic Works também é o lar da Jaguar Land Rover Classic Collection, que possui mais de 500 veículos — uma montagem viva da história automobilística britânica que é uma referência inestimável para restaurações. Os veículos que compõem essa coleção também estão disponíveis para empréstimos para clubes e museus de carros e para a Jaguar Land Rover e seus parceiros mostrarem patrimônio histórico em eventos.

Para apoiar o crescimento do segmento de veículos clássicos, a Jaguar Land Rover investiu fortemente em habilidades de fabricação tradicionais, utilizando os mesmos métodos usados durante o período original de fabricação de cada um de seus modelos clássicos.

Desde a criação do Jaguar Land Rover Classic em 2016, a marca dobrou o número de funcionários especializados nas funções de produção e restauração. Atualmente, mais de 80 especialistas são empregados na Classic Works, muitos com décadas de experiência, trabalhando unicamente nos modelos atendidos nas novas instalações. Até o final de 2017, espera-se que este número cresça para mais de 120 especialistas.

Os laços estreitos com as operações da Jaguar Land Rover significam que a divisão Classic também pode aproveitar a tecnologia de fabricação de ponta, como a digitalização 3D e o desenho assistido por computador, que permite a reprodução e a reintrodução de peças, como os painéis do Jaguar E-type e do Range Rover Classic, que se fossem produzidas de outra forma seriam excessivamente caras para serem remanufaturadas.

O diretor da Jaguar Land Rover Classic, Tim Hannig, declarou que “nossos funcionários, seu conhecimento e suas habilidades são o coração do Jaguar Land Rover Classic. Existem mais de 1,5 milhão de veículos clássicos da Jaguar e Land Rover em todo o mundo, e estamos investindo nas habilidades tradicionais de fabricação e restauração para garantir que os entusiastas possam dar um futuro glorioso a esses carros que possuem um passado glorioso”.

Espaço e luz de qualidade para trabalho com qualidade de fábrica (Foto: divulgação)

A Jaguar Land Rover Classic é a fonte oficial de carros autênticos, serviços especializados, peças genuínas e experiências inesquecíveis para entusiastas dos veículos clássicos da Jaguar e Land Rover em todo o mundo.

Na abertura da Classic Works, a Jaguar Land Rover Classic anunciou sua gama completa de oportunidades de compra de modelos clássicos de ambas as marcas chamados pela empresa de Legends.

Entre os Legends atualmente, estão nove “novos” exemplares do XKSS, que estão sendo construídos à mão a partir das especificações dos originais de 1957,  que não foram concluídos devido a um incêndio na fábrica de Browns Lane da Jaguar.

Um dos seis XKSS Reborn (Foto: divulgação)

Através do programa Reborn Legends, a Jaguar Land Rover Classic pesquisa e restaura modelos clássicos com especificações autênticas, sem limitações. Lançado em abril de 2016 com o modelo Land Rover Série I, o Range Rover Classic de duas portas se juntou à gama em fevereiro deste ano, fazendo sua estreia no Salão Rétromobile em Paris. Em abril, foi a vez da Jaguar apresentar o Jaguar E-type Reborn no Techno-Classica Essen Show.

A Jaguar Land Rover Classic agora está apta para oferecer um serviço confiável de restauração para veículos próprios dos clientes, de ambas as marcas, utilizando os mesmos conhecimentos especializados e habilidades que produzem os Legend Reborn.

A reparação e manutenção de todos os modelos fora de produção há 10 anos ou mais é oferecida  na Classic Works, desde Jaguar XK120 até XK8 e dos Land Rovers Series (pré-Defender) até Discovery e Freelander da década de 1990.

Na primeira vez em que qualquer clássico Jaguar ou Land Rover entra na Classic Works é oferecida uma inspeção visual completa de 121 pontos, resultando em um relatório detalhado de todos os trabalhos necessários.

Uma área dedicada ao XJ220 é operada por técnicos experientes em supercarros da Jaguar, alguns dos quais têm acompanhado o XJ220 desde que entrou em produção 25 anos atrás, usando ferramentas de serviço sob medida para o supercarro de 34o km/h.

A Jaguar Land Rover pertence ao grupo indiano Tata desde 2008.

JJ



Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • André K

    Muito legal! Todas as marcas com mais de 50 anos nas costas deveriam empreender iniciativas semelhantes.

  • Augusto Lira

    História é para quem tem!
    Aproveitando, não dá para sair um “no uso” com algum Land Rover, justo o senhor que faz avaliações tão detalhistas? De preferência um Evoque, é o único que posso comprar. rsrsrs

    • Juvenal Jorge

      Augusto Lira,
      por favor, não me chame de senhor, me sinto ainda mais velho rsrsrsrs.
      Assim que a Land Rover se lembrar do AUTOentusiastas e nos oferecer um carro para avaliação, faremos com o maior prazer.

  • Juvenal Jorge

    Mingo,
    pensei como você, e ainda bem que erramos feio!!