Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas VW up! GTI – Autoentusiastas

Isso mesmo! A VW acaba de divulgar imagens e vídeo do up! GTI Concept na Europa. A versão final, deve começar a ser vendida no velho continente em 2018. Há rumores de uma versão brasileira. O motor é o 1,0 TSI, turbo, e possivelmente com as mesmas especificações utilizadas no Golf. Por aqui certamente será a carroceria de 4 portas, já que o up! 2-portas foi descontinuado — o que diminui a esportividade mas aumenta a versatilidade.

Note a placa: WOB UP 85 — WOB de Wolfsburg, UP de up! e 85, a potência em quilowatts (kW), que corresponde a 115 cv: é comum nos materiais de divulgação alemães passar diretamente da unidade de potência PS (Pferdestärken = cavalos de força), que é igual ao nosso cavalos-vapor (cv), para hp (horsepower, cavalos de força também), o que é errado.

Há uma diferença de 1,39% em favor de cv (ou PS), de modo que 115 PS (ou cv) corresponde a 115 ÷ 1,0139 =  113,4 hp.

O leitor mais atento notará que o nosso 1,0 TSI, com gasolina, desenvolve 1 cv mais que o alemão. Isso pode ter dois motivos. Um, a elevada porcentagem de álcool na gasolina, que eleva o calor latente de vaporização e no momento da mistura ar-combustível vaporizar, após a injeção, ocorre queda de temperatura da câmara de combustão. Isso, mais limites de emissões não tão apertados quanto na Europa, pode ter permitido uma recalibração dos parâmetros do motor para uso aqui.

Tão interessante e desejável quanto o up! é o Golf GTI 1976 utilizado na divulgação. Assista o vídeo e repare como o Golf é realmente um clássico.

JJ



Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • Leandro Fontes

    Ah, os clássicos bancos com tecido xadrez, são lindos… Acho um “crime” GTI com bancos em couro. Tomara que a VW faça o up! GTI aqui (mesmo sendo 4 portas). E com os bancos xadrez, nada de couro. Sobre o Golf GTI 1976, como ele é bonito, até hoje não “perdoo” a VW por não trazer o Golf já na década de 1970.

    • Lorenzo Frigerio

      Eu gosto de carros “sleeper”… achei legal a VW ter disponibilizado a versão TSi como um “pacote”. A Renault também poderia disponibilizar o pacote RS em outros carros.

    • Juvenal Jorge

      Leandro Fontes,
      e sabe qual o nome do tecido xadrez que os alemães da VW escolheram para colocar no primeiro Golf GTi? Interlagos!

    • Ricardo Blume

      O único Golf que realmente não ficou bonito foi aquela gambiarra tupiniquim do “4,5”. Apesar de ser um bom carro, esteticamente não agrada. De resto, todos são muito bonitos. Sou fã do modelo.

  • Michel

    Estou me divertindo muito com o meu recém adquirido up! tsi.

  • Fabio

    Muito bom o vídeo. Fiquei com muita vontade de ter um GTI destes. O Golf!

  • Fabio Toledo

    Fantástico o vídeo! Valeu Juvenal!!!!
    Aposto que dirigir o Golf é mais divertido em razão de não contar com os duendes…

  • Mr. Car

    Juvenal, interessante seria que você tivesse testado os dois carros. Assim poderia nos dizer se quarenta e um anos extras de desenvolvimento tecnológico fizeram uma diferença brutal pró up! em termos de comportamento dinâmico, de “chão”, ou se nem parece que o Golf é um carro de 1976, he, he!
    Abraço.

    • Juvenal Jorge

      Mr. Car,
      se houver a oportunidade, pode ter certeza que eu me divertiria muito e escreveria com prazer.

  • Bob Sharp que manja das noticias de VW poderia dizer se a fábrica tem pretensões de lançar no Brasil…
    Confesso que tenho esse sonho de ter um GTI. Quem foi criança na década de 80 teve o sonho de ter um GTi. Quando a VW lançou o Gol GTI 16v, me lembro que um vizinho comprou uma Parati GTI branco perolado (que por sinal eu adoro essa cor )… Quantas tardes eu babei naquele carro e ainda babo quando vejo um Gol ou Parati na rua até hoje. Então diante da situação econômica do país e por consequência a minha, acho que o mais perto que posso chegar de ter um GTI é um up! — e com bancos xadrez, por favor!
    Acho que seria um belo candidato ao meu sonho de comprar um carro do jeito que eu sempre quis e casar com ele, fazer o hodômetro virar.
    Quem sabe um dia, quem sabe um dia….

    • Daniel, nesse caso não sei o que VW está pensando. Que seria bem-vindo um up! 1,0 GTI, sem nenhuma dúvida. E se você vier a ter seu sonho realizado, vai ter que rodar muito para fazer o hodômetro zerar, 999.999 km…

  • Daniel, na Europa há duas e quatro portas.

  • Rasec, se esse câmbio é usado no up! GTI é porque não há problema de espaço para ele em up! algum.

  • Alexandre, moi, non: up!

  • Golf, esse aí do vídeo.

  • Humberto

    Eu chuto que o up! GTI brasileiro terá o motor 1,0 TSI do Golf de 125 cv. Mas bem que VW poderia nos surpreender com um 1,4 TSI de 150 cv… e com câmbio manual, por favor. Aí seria o bicho!!!

    Humberto “Jaspion”.

  • Augusto Lira, certíssimo!

  • Renato Amorim

    Exatamente isso, Corsário! Muitos falam que é minúsculo, mas …. é maior que a maioria dos médios daquela época!

    • CorsarioViajante

      Sim, é legal ver como a percepção vai mudando com o tempo. É como ar-condicionado, hoje todos juram ser impossível viver sem, mas menos de vinte anos atrás era raro.

  • Rasec, não confere. Tudo depende do cálculo desse câmbio diante das características do motor, sua curva de potência. No tempo das 3 marchas, 4 era um assombro; no das 4 marchas, 5 era um “tem que ter”; na era das 5 marchas, 6 era ser rei. Mas parou por aí, exceto raros casos de 7 marchas, como o Palio aqui por algum tempo e o Porsche 911 desde a série 991 em 2011.

  • Fernando

    Cara, agora tu me lembraste que lá pelos meus 12,13 anos eu via os Gol GTI 16V bolinha branco pérola com aquela bolha no capo e sonhava em ter um.

  • Ricardo

    Muita gente se criou em VW Fuscas e hoje acham que só uma picape grande atende bem.

  • CorsarioViajante

    Sim! Quando a gente vê carros mais antigos estacionados ao lado dos novos e repara no aproveitamento do espaço, fica chocado!

  • CorsarioViajante

    Sim!

  • Maximus_Gambiarra

    Interessante que até o brilho do farol é mais amarelado no carro antigo.

  • Exatamente.

  • Ricardo Carlini

    No caso do Palio seria o oposto, a primeira fazia papel de uma reduzida 🙂