Depois de mais de uma década desfilando com o pentagrama em seus carros de passeio e suves, que logo se tornou referência na indústria automobilística chinesa, a JAC Motors resolve adotar um novo logotipo. Aqui no Brasil, a primeira referência dessa nova identidade de marca, caracterizada pela estilização da palavra “JAC”, surgirá com o lançamento do  T40, no próximo dia 3 de julho.

Esta foi a primeira reformulação significativa da marca, que se estenderá não só nos logotipos aplicados em seus produtos, bem como definirá todo o universo visual da JAC Motors nos planos real e virtual. Site, promoções, materiais de ponto de venda e, futuramente, a própria identificação da rede autorizada JAC Motors receberão o novo emblema.

“Como autores de diversas introduções no mercado automobilístico brasileiro, quando chegamos, em 2011, como a garantia de 6 anos e a imbatível relação custo-benefício dos automóveis da marca, a JAC Motors encontrou um momento perfeito para promover essa mudança no Brasil. A chegada do T40 será um divisor de águas para o segmento de SUVs. E nenhum outro modelo seria mais apropriado para estrear essa nova linguagem de marca”, explica Sérgio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.

O novo logotipo adota uma fonte própria, em negrito, idealizado no JAC Italy Design Center, em Turim, Itália. Manterá o formato oval, fundo preto e trará letras cromadas, fortemente estilizadas, mas que remetem, de imediato, ao futuro, traduzindo inovação, força e qualidade. A moldura cromada dá um elevado grau de solidez ao conjunto.

Vista de frente, mas ainda com o emblema-logotipo antigo (Foto: motorpressbrasil.com.br)

Sustentada pela herança de inovação contínua, que abriga a busca pela qualidade como patrimônio de marca, a nova identificação visual promete um salto em direção ao futuro em um momento em que a JAC Motors multiplica suas ações em vários mercados mundiais, reafirmando sua especial atenção com o Brasil, onde aposta todas as suas fichas nos próximos 18 meses, promovendo nove lançamentos.

Esse reposicionamento da marca simboliza o comprometimento em acelerar rumo à evolução contínua dos produtos, como afirma o diretor de Marketing da JAC Motors Brasil, Marcelo Doratiotto. “Hoje, as pessoas exigem mais dos produtos e das marcas. Os automóveis, em especial. As mudanças anunciadas hoje refletem a personalidade da empresa como líder de inovação e qualidade, com a autenticidade de ser tão jovem no Brasil e já ter conquistado tanto espaço”, diz.

Doratiotto garante que o cronograma de mudança de identidade será gradual, até para que os clientes — a marca acaba de celebrar a venda de 80.000 unidades no Brasil — se ambientem com a nova proposta. Mas, naturalmente, a meta é mais ambiciosa. “Além dos atuais clientes da marca, a aspiração da JAC Motors, principalmente com o T40, é de se tornar referência mercadológica na oferta de SUVs. E a estreia do novo logotipo contempla o início dessa caminhada”, antecipa Doratiotto.

JJ



Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Publicações Relacionadas

  • Fat Jack, publicamos a notícia distribuída pela JAC daqui, que não trouxe foto de frente. Talvez por motivo de ainda não haver foto com o novo emblema. Para satisfazê-lo e aos demais leitores coloquei uma foto obtida na internet. Eu gostei.

  • Christian Bernert

    Melhorou muito. Mas que esta logo tem um cheiro de Kia, ah, tem sim.

  • Celso, só o formato oval, o grafismo é totalmente diferente.

    • Celso Freitas

      Questão de percepção. Olhando de perto, concordo com o Sr., mas na “primeira olhada”, de longe, para mim lembra um pouco.

      • Celso, obrigado pelo “Sr.”, mas este está no Céu…”você” mesmo! (rsrsrs)

  • Thiago, e lembrava muito o pentastar da Chrysler.