Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas DIA JEEP, DIA 4×4 (COM VÍDEO) – Autoentusiastas

No seu plano estratégico para os próximos anos a principal marca da FCA é a Jeep. O plano é bem audacioso: conquistar a liderança em suves no mundo em 2018. Dessa ambição nasceu o Renegade, como modelo de entrada da marca na expansão para vários países, incluindo o continente europeu e o Brasil. E nessa estratégia até a fábrica de FCA em Goiana, PE, antes divulgada como sendo Fiat, passou a ser da Jeep em um belo ajuste estratégico. E de lá saem tanto o Renegade quanto o Compass (e a picape Fiat Toro).

Obviamente o executivo-chefe da FCA, Sergio Marchionne, e seu time, perceberam que a Jeep de fato tem o potencial de ajudar a suvenizar o mundo, mas que não estava sendo usado. Ao menos desde que marca entrou no mercado civil após a Segunda Guerra Mundial.  O Brasil é o primeiro país do mundo onde a Jeep assumiu a liderança da categoria em que é especialista.

Essa dupla, Renegade e Compass, caiu no gosto dos brasileiros. Em abril o Jeep Compass foi o suve mais vendido do Brasil e figura na 8ª posição entre os automóveis, com 3.940 emplacamentos, fato notável se considerarmos seu preço começa em 100 mil reais. E no mesmo mês a marca Jeep comemorou o 100.000º emplacamento do Jeep Renegade no Brasil, exatos dois anos depois do lançamento comercial. Em 2016 a marca vendeu perto de 1,5 milhão de unidades no mundo. Número mais do que suficiente para que seja uma marca independente.

Aqui nós poderíamos abrir uma grande discussão sobre a suvenização, ou a diminuição da oferta de outros modelos, como peruas, por exemplo. Sinceramente eu não entro nessa. E isso porque quando converso com pessoas comuns eu percebo o desejo que elas tem por suves. Alguns ainda insistiriam que isso é fruto do marketing intenso para incutir esse desejo na cabeça dos pobres consumidores. Acho que isso daria uma boa tese. Na verdade já devem existir muitas teses sobre esse assunto. Mas o fato é que enquanto os consumidores quiserem comprar suves essa tendência não vai parar. Se você não gosta de suves, tente convencer seu vizinho a se desfazer do dele.

O lado bom dessa tendência, como já abordei nessa outra matéria, é que os suves e afins estão melhorando em desempenho, suspensão, conforto de rodagem, economia de combustível e versatilidade. A ponto de eu mesmo, uma amante do Dodge Charger Hellcat, passar a considerar um suve para minha família. Se bem que se o Hellcat estivesse disponível por aqui…

O Dia Jeep

O dia 4 de abril, ou 4/4 (!), é reconhecido oficialmente como o Dia do Jipe (sinônimo de veículo 4×4) pela prefeitura de São Paulo desde 2005. Instituída pela lei  nº 14.026, a data faz parte do calendário oficial do município. Aprendi mais essa!

Obviamente a Jeep escolheu essa data para comemorar o seu recente sucesso e o chamados espírito 4×4 e espírito Jeep.  Vale lembrar que nem todos os modelos classificados como SUV pelos seus fabricantes podem comemorar esse dia, pois a grande maioria deles não tem tração 4×4 ou plena capacidade para atividades fora-de-estrada. Ou seja, alguns suves são mais suves que os outros. Tente nomear quais marcas que vendem suves no Brasil que tem versões similares as versões Trailhawk do Renegade e do Compass.

Assim, a Jeep promoveu um evento para comemorar e evidenciar as capacidades de seus modelos. O palco escolhido foi o Haras Tuiuti (o ‘Haras’ nesse caso é relativo a cavalos-vapor, não aos equinos), pista com circuito asfaltado e outro de off-road, localizado no município de Tuiuti, interior de São Paulo. Os participantes puderam ter uma imersão na história da marca com a reunião de diversos modelos históricos além de prática de exercícios fora-de-estrada a bordo de modelos da linha atual da Jeep, como Renegade, Compass e Wrangler.

Aproveitando a oportunidade a Jeep também resgatou o passado da marca no Brasil comemorando o aniversário de 60 anos de seu primeiro modelo de produção local, o icônico CJ-5, em 1957, por meio da da Willys-Overland do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Antes disso eles eram montados em regime CKD (importados completamente desmontados). Um dos pioneiros da indústria automobilística brasileira, o CJ-5 não apenas ajudou a desbravar caminhos pelo país como criou uma legião de fãs e apaixonados. Em 1966, a Willys-Nordeste começou a produzir o CJ-5 e a Rural em Jaboatão dos Guararapes (PE). Curiosamente, hoje essa fábrica fornece peças para os Jeep Renegade e Compass.

 

Fotos e vídeo

No meio de tantas informações e atividades eu consegui fazer um pequeno vídeo e algumas fotos que ilustram um pouco da iconografia da marca.

PK

 

Um ícone chamado Jeep (Galeria de fotos do PK)

 



Sobre o Autor

Paulo Keller
Editor Geral

Engenheiro mecânico com pós-graduação em marketing e administração de negócios iniciou um grupo de discussão sobre o mundo do automóvel no final dos anos 90. Em 2008 percebeu que a riqueza do conteúdo desse grupo não deveria ser restrita aos seus integrantes e então criou o blog AUTOentusiastas. Seus posts são enriquecidos com belas fotos que ajudam a transmitir sua emoção e sensibilidade. Além de formatar e manter as mídias sociais do site. Visite: www.paulokeller.tumblr.com.

  • Mr. Car

    Keller, chacoalhar em estradas (ou caminhos, já que nem a designação de estrada merecem) de terra esburacadas e enlameadas está longe de ser minha praia, mas mesmo assim, curto estes carros. Além do mais, meu coração não é corintiano, mas sem dúvidas é “mopariano”, de modo que torço pelo sucesso da Jeep. Se bem que sempre me imagino dono de um Toyota Bandeirante reformado no maior capricho, e com uns upgrades tipo ar-condicionado, direção hidráulica, freios a disco, um melhor isolamento acústico…
    Abraço.

  • Edison Guerra

    Após assistir ao vídeo, me vi pensando em como o “Tico e o Teco” do PK se comportaram na volta para casa, visto que ele foi ao evento pilotando o Porsche do “No Uso”. Imagino as sensações antagônicas entre pegar a estrada com 420 cavalos e andar na terra a baixíssima velocidade no mesmo dia. Isto é o autêntico autoentusiasmo!

    • Esse foi um dia memorável! 100% autoentusiasta!

  • Fórmula Finesse
  • Carlos Magno Souto

    Falando em Jeep, cadê a matéria daquele Compass que viajou?

  • Bah, que legal o monstrinho azul, que som de motor. Agora aquela pocinha com o fundo bem socado foi uma boa sacada do circuito, impressiona bem sem esforço.

  • saosao

    Nos Trollers, Jeeps ou qualquer outro SUV que se preze como Pajero, Jimny, Renegade diesel, S10, Hilux, L200, etc, se passar por um lamaçal assim, entra água pelas frestas das portas? Dá para dizer que, uma hora ou outra, sempre entra?