A Volkswagen apresentou nesta terça-feira, na fábrica de S. Bernardo do Campo, o up! ano-modelo 2018, que acresce versão especial à linha, a up! connect, baseada no move up!, ao mesmo tempo em que comunicou a descontinuação da versão de duas portas lançada há pouco mais de dois anos.

up! connect, a nova versão que só vem nas cores azul Lagoon (da foto acima), prata Sirius e a nova laranja Habanero, a da foto de abertura

Fazem parte da nova versão itens inéditos no modelo como faróis de neblina com luz de conversão estática, e sensores de chuva e crepuscular. O teto pode vir na cor preto Ninja, mesma cor dos retrovisores, mas ambos podem ser na cor da carroceria.

As principais mudanças, em todas as versões estão nos para-choques mais pronunciados e nos faróis, que ganharam contornos mais retos. As lanternas traseiras também foram alteradas, com listras pretas injetadas no plástico (parecem fitas mas não são) dando nova identidade visual quando visto de trás.

Novas lanternas traseiras “divididas”, parece fita adesiva mas na verdade é injetada no plástico

As mudanças no desenho dos para-choques levaram a aumento de comprimento do veículo em 84 mm, que passa a ser de 3.689 mm, representando ganho de 72 mm no balanço dianteiro e 12 mm, no traseiro.

Ainda nos para-choques, o dianteiro da versões com motor TSI passa a ser preto também, como na porta de carga.

Mecanicamente não houve mudanças tanto no 1,0 MPI quanto no 1,0 TSI. A série especial connect e high up! são dotadas exclusivamente do motor turbo, enquanto a intermediária move up! poder ter tanto um motor quanto o outro. Só a take up! tem apenas o motor MPI.

A uma grande mudança ocorreu no quadro de instrumentos, em que o diminuto (e reclamado) conta-giros deu lugar a um maior, incomparavelmente mais legível, com concomitante pequena diminuição do diâmetro do velocímetro.

Aumento do diâmetro do conta-giros é bem-vindo

Ocorreu mudança na especificação dos pneus 175/70R14, que passam a ser de baixo atrito de rolamento, resultando em consumo de energia 1,40 megajoules por quilômetro (1,40 MJ/km) ante 1,44 MJ/km — redução de 2,78% no consumo de combustível — na comparação com o 185/60R15 do high up! e do connect.

 

A conectividade do connect

Nas versões de motor TSI é oferecido o sistema “Composition Phone”, inédito, que por meio do aplicativo “maps + more”, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS no smartphone, permite a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. A tela em cores é de 5 polegadas e o sistema “Composition Phone”conta com entradas auxiliar, SD-Card e porta USB de 2 ampères para carregar a bateria dos telefones celulares rapidamente. Essa porta fica no próprio suporte de celular, novidade que surgiu na linha Gol e Voyage 2017 e tanto sucesso fez.

O pareamento entre o celular e o sistema de áudio ocorre via Bluetooth de maneira simples e rápida. Ao abrir o aplicativo “maps + more”, a tela do smartphone passa a ser a tela central do sistema de áudio, com isso sendo possível controlar algumas funções do celular por meio deste. O uso do aplicativo “maps + more” não impede o uso de outros como o Waze e o Spotify, para citar alguns.

Pouca coisa mais comprido, 84 mm, nas nota-se a diferença

Com o aplicativo VW operando, a tela do celular mostra atalhos para livro de telefone, possibilitando fazer ou atender ligações, músicas salvas no celular permitindo escutar a playlist ou selecionar faixas, e chamar o VW Service 0800-555-765 solicitando serviços de apoio em relação ao veículo.

Na tela do rádio é exibido um menu com cinco ícones principais do aplicativo: navegação com mapas atualizados pela TomTom, que além de serem armazenados no celular e não dependerem de internet, contam com informações contínuas de trânsito. Pode-se inserir um endereço de destino por reconhecimento de escrita na tela do celular ou digitando.

Outro ícone é o do treinador Think Blue, monitoramento e auxílio ao motorista para um dirigir eficiente, em complemento ao indicador de troca de marcha no painel. É mostrado na tela do celular um gráfico que se modificar segundo o consumo do veículo, sendo que quanto mais elementos azuis apareçam, mais econômica é a condução.

Computador de bordo é outra função do aplicativo, exibindo consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, distância percorrida e tempo de viagem — tanto desde a partida quanto acumulado. A informação pode ser lida tanto na tela no quadro de instrumentos quanto na do celular.

Conta-giros e termômetro do líquido de arrefecimento podem ser espelhados lado a lado na tela do celular, em tamanho aumentado e invertendo os lados se desejado.

Finalmente a busca, em que o aplicativo da VW pode ser acionado tanto digitando, quanto reconhecimento por escrita direta na tela do celular. Além de endereços, contatos e música salvos no telefone podem ser encontrados pela busca.

O up! 2018, que continua a ser produzido exclusivamente na fábrica VW de Taubaté (SP) e já vendeu 165.000 unidades, começa a chegar este mês às concessionárias. Não foram divulgados preços.

BS

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