Como o leitor já leu na matéria de lançamento do Corolla 2018, no dia seguinte (17/3) eu dirigiria o carro no breve percurso de teste por autoestrada paulista até o kartódromo de Aldeia da Serra, a 20 minutos de São Paulo, e assim foi, era um XRS branco. Na volta, me seria entregue outro para o “no uso”, que é o Altis prata mostrado nas fotos. Se aquela primeira impressão foi boa, ela só se reforçaria na semana em que usei o carro na cidade e na ida à Estrada dos Romeiros, onde, aliás fizemos o vídeo que, infelizmente, não ficou pronto (editado) para publicação junto com esta matéria.

Mecanicamente não houve mudanças no trem motriz, que continua com o bom e comprovado 2-litros de 143/154 cv a 5.800 rpm e 19,4 m·kgf a 4.000 rpm e 20,7 m·kgf a 4.800 rpm, números que traduzem ligeireza diante do peso de 1.340 kg do Altis — o topo da gama, que custa R$ 114.990 — e a relação peso-potência de 9,4 e 8,7 kg/cv. A Toyota não informa desempenho (aceleração 0-100 km/h e velocidade máxima), mas se utilizada metodologia de medição correta pode-se contar com 8 segundos altos/9 segundos baixos. Acelera, de fato, muito bem. A velocidade máxima, com essa potência e com o Cx 0,30 combinado com área frontal (calculada) de 2,108 m², estimo em 210 km/h.

O bom motor 2-L de aspiração atmosférica executa muito bem sua missão; não há sistema auxiliar de partida a frio por gasolina e o vaso de expansão do sistema de arrefecimento não é pressurizado

O câmbio é o mesmo CVT chamado de Multi-Drive pela fabricante e dispõe de sete marchas virtuais seja no modo automático ou manual, este comandado tanto pela alavanca (sobe marcha para frente/reduz para trás) quanto pelas borboletas, e havendo ainda modo Sport. A conexão motor-câmbio é por conversor de torque e o espectro das relações é 5,59:1 (mais curta 2,396:1 e mais longa, 0,428:1).

Interior é bem cuidado e os revestimento claro dos bancos é muito atraente

Esse CVT é bastante evoluído. As marchas virtuais se sucedem mesmo em modo automático, desaparecendo por completo o caráter CVT. Inclusive, permite determinadas retomadas de velocidade se incorrer em redução de relação, o que é particularmente agradável. Como o espectro é relativamente pequeno (o do manual de seis marchas é 5,05:1, por exemplo), resulta que o câmbio virtual tem relações bastante próximas entre si (close ratio) e a sensação para o autoentusiasta é particularmente boa, além, claro, de proporcionar boa aceleração e retomadas.

Com a v/1000 mais alta de 58,5 km/h o giro do motor é baixo na estrada, como 120 km/h reais a 2.050 rpm, para conforto auditivo e economia de combustível, como mostra o consumo rodoviário oficial Inmetro de 12,6/8,8 km/l (urbano, 10,6/7,2 km/l). O Altis testado estava com gasolina e o consumo indicado pelo computador de bordo correspondeu bastante àquele declarado. Com o conveniente tanque de 60 litros o Corolla vai longe, especialmente com gasolina.

Houve alteração mecânica no chassi, em que as versões XEi, XRS e Altis passaram a vir com rodas de 17 polegadas  e pneus 215/50R17V (a GLi permanece com 16 polegadas e pneus 205/55R16H). No carro testado os pneus eram Pirelli Cinturato P7. Junto as novas rodas a altura de rodagem foi minimamente elevada em 5 mm pela suspensão (McPherson/eixo de torção), conjugado com recalibração de molas e amortecedores, e também da assistência elétrica da direção, que continua irrepreensível.

Nova roda de 17 polegadas de diâmetro tem desenho simples e eficaz para arrefecimento dos freios

Tudo resultou num Corolla ainda mais preciso e obediente ao comando do excelente volante de 370 mm de diâmetro, mas a surpresa foi não haver batente hidráulico de distensão dos amortecedores dianteiros, ocorrendo a pancada das rodas “caindo” ao transpor uma lombada mais rapidamente.

O rodar ficou ligeiramente mais firme e pouco menos confortável, mas nada que seja criticável. Pelo contrário, muitos, como eu, até poderão apreciar o novo comportamento desse nipo-brasileiro que tanto vende e domina amplamente seu segmento. Apreciarão também a capacidade de frenagem dos freios a disco nas quatro rodas a boa manobrabilidade que os 10,8 metros de diâmetro de giro proporcionam.

Não poderia faltar a já clássica “pose AE” com todas as portas e tampas abertas

Uma grande novidade deste ano-modelo 2018 é a adoção de controle de estabilidade e tração, item que muitos reclamavam não haver no Corolla. Andando mais forte na Estrada dos Romeiros vi (e o “cinegrafista” PK também) que o sistema nada tem de invasivo, não interveio nenhuma vez (o vídeo mostra isso). O mesmo nas curvas de baixa no kartódromo, nada de patinagem da roda interna. Fica patente a boa dinâmica do Corolla e que os novos controles serviram mais de “cala boca” dos que reclamavam não tê-los do que propriamente conferir mais segurança ao veículo. Ao pacote tecnológico foi acrescentado também o assistente de partida em aclives.

Continua o mercado a ter à disposição um excelente e ágil sedã — carro de tiozão só em mentes leigas ou maldosas — muito espaçoso inclusive no banco traseiro dividido 1/3-2/3, onde os três ocupantes contam com cintos retráteis de três pontos e apoios de cabeça, e onde pais preocupados com a segurança de filhos pequenos encontrarão engates Isofix mais pontos de ancoragem superior para dois bancos infantis.

Na prova do “eu atrás de mim” o Corolla passa com louvor, ajudado pelo entre-eixos de 2.700 mm

O bom espaço estende-se ao porta-malas de 470 litros — há maiores, como no irmão Etios sedã e seus 562 litros — mas esta é uma capacidade adequada. A boca do porta-malas é de 98 x 46 cm, boa também. E a Toyota não esqueceu a faixa degradê no para-brisa.

Um atenta leitura da lista de equipamentos deixará o leitor informado de tudo o que o Corolla Altis oferece. É o tipo de carro que proporciona dois prazeres, o de ter e o de dirigir.

BS

Mais fotos, depois ficha técnica e lista de equipamentos:

Nota: vídeo adicionado em 23 de abril de 2017.
FICHA TÉCNICA NOVO COROLLA ALTIS 2018
MOTOR
Tipo 4-cilindros em linha, transversal, variador de fase admissão e escapamento, flex gasolina-álcool
Cilindrada (cm³) 1.986
Diâmetro x curso (mm) 80,5 x 97,5
Material do bloco e cabeçote Alumínio/alumínio
N° de comandos/acionamento Dois/corrente
N° de válvulas por cilindro Quatro
Taxa de compressão (:1) 12
Potência (cv/rpm, G/A) 143/5.800/154/5.800
Torque (m·kgf/rpm, G/A 19,4/4.000//20,7/4.800
Formação de mistura Injeção de combustível no duto
TRANSMISSÃO
Tipo de câmbio CVT com 7 marchas virtuais e modo Sport
Conexão motor-câmbio Conversor de torque
Seleção Alavanca no console e borboletas
Relações das marchas (:1) Frente: 2,396 a 0,428;ré: 2,604 a 1,668
Espectro 5,59
Relação de diferencial (:1) 4,761
Rodas motrizes Dianteiras
SUSPENSÃO
Dianteira McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,8
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/276
Traseiros (Ø mm) Disco/269 mm
Controle ABS obrigatório e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 5-raios duplos, 6,5Jx17
Pneus 215/50R17V
Estepe Aço, 6Jx17 com pneu 205/55R16 (temporário)
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.620
Largura com/sem espelho 1.775/2.057
Altura 1.485
Distância entre eixos 2.700
Bitola dianteira/traseira 1.519/1.521
Vão livre do solo, mínimo 144
AERODINÂMICA
Cx 0,30
Área frontal (calculada, m²) 2,108
Cx x A (m²) 0,632
CONSTRUÇÃO
Tipo Unitária, aço estampado, 4 portas, 5 lugares
PESOS e CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.340
Tanque de combustível (L) 60
Porta-malas (L) 470
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l, G/A) 10,6/7,2
Estrada (km/l, G/A) 12,6/8,8
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) n.d.
Velocidade máxima (km/h) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na rel.mais longa (km/h) 58,5
Rotação a 120 km/h (rpm) 2.050

 

EQUIPAMENTOS NOVO COROLLA ALTIS 2018
Acabamento ext. cromado: grade dianteira e moldura da tampa do porta-malas
Acabamento ext. cromado: molduras dos vidros das 4 portas e detalhe na maçaneta das 4 portas
Acabamento interno com partes em revestimento de couro e partes com revest. em material sintético: bancos e detalhes do freio de estacionamento, volante e manopla de câmbio
Acabamento interno cromado: detalhes das grades do ar-condicionado, freio de estacionamento, maçanetas das quatro portas e moldura do câmbio na cor prata
Acionamento elétrico dos vidros e retrovisores
Acionamento elétrico dos vidros um-toque nas quatro portas
Ajuste de altura e distância do volante de direção
Ajuste elétrico do banco do motorista em altura, distância e inclinação
Ajuste manual do banco do passageiro em distância e inclinação
Antena tubarão na traseira
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem manual de altura
Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem manual de altura
Ar-condicionado digital integrado frio e quente
Assistente de partida em aclives NOVIDADE
Aviso sonoro de chave no contato, faróis ligados, portas e porta-malas abertos
Banco traseiro bipartido 60:40
Banco traseiro com descansa-braços central e porta-copos
Barras antiinvasivas nas quatro portas
Bolsas infláveis frontais, laterais, de joelho para o motorista e de cortina
Câmbio automático CVT Multi-Drive S
Chave tipo canivete com comandos do alarme integrados
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (3)
Computador de bordo com 6 funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo do percurso, controle de iluminação do painel e temperatura externa e velocímetro digital)
Controlador automático de velocidade de cruzeiro
Controle de estabilidade NOVIDADE
Controle de tração NOVIDADE
Desembaçador do vidro traseiro
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Engates Isofix com ancoragem superior para dois bancos infantis
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos retráteis eletricamente e com repetidoras de setas
Faróis de LED alto e baixo com nivelamento automático NOVIDADE
Faróis de neblina
Filtro de ar-condicionado
Hodômetro digital total e parcial
Imobilizador de motor
Indicador de condução econômica
Limpador de para-brisa com temporizador de frequência
Luz de leitura dianteira
Luzes de frenagem de emergência
Luzes de rodagem diurna em LED
Modo de seleção de condução Sport
Múltiplos porta-objetos nas portas e no console central
Painel central com acabamento Piano Black
Para-brisa com faixa degradê
Para-sóis com espelho e iluminação
Partida do motor por botão
Pisca-3
Porta-luvas e porta-malas com iluminação
Porta-objetos nas quatro portas
Porta-objetos no painel central (console com 2 porta-copos, descansa-braço central e compartimento interno com porta-objetos
Relógio digital no painel
Sensores crepuscular e de chuva
Sensor de impacto para corte do fluxo de combustível
Sistema multimídia com tela tátil de 7″ com todas as funções de áudio, GPS, câmera de ré, conexões USB para iPod e similares, Bluetooth, câmera de ré
Sistema Smart Entry (chave de presença)
Terceira luz de freio a LEDs
Trava para crianças nas portas traseiras
Travamento automático de portas ao atingir 20 km/h
Travas elétricas nas quatro portas com acionamento a distância
Vidros esverdeados
Vidros dianteiros com película antirruído
Volante de direção multifuncional com controles de áudio, computador de bordo, Bluetooth on-off, quatro comandos
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