A Jaguar anunciou um programa que é simplesmente um sonho para os colecionadores da marca britânica do felino. Dez E-Types estão sendo comprados e restaurados na empresa, dentro de seu departamento de carros clássicos, a Jaguar Land Rover Classic Works, sob o nome de E-Type Reborn (renascimento).

A ideia surgiu depois do sucesso obtido com a continuação da série do Lightweight E-Type, que começou em 2014. Naquele ano, a Jaguar decidiu construir os seis carros que não foram fabricados em 1963, quando a previsão de vender 18 unidades foi acima do mercado, que consumiu apenas 12. Os outros seis já tinham os números de chassi definidos, e 51 anos depois, foram continuados e estão sendo concluídos e entregues aos poucos, mantendo a aura de raridade.

Agora o programa é diferente, pois parte de carros já existentes e usados. Serão apenas modelos da Série I, os mais admirados e valorizados de todos os E-Type de uso normal, fabricados entre 1961 e 1968 com motor seis-em-linha de 3,8 ou 4,2 litros e câmbio manual de quatro marchas. Um fenômeno à época, era barato para o que oferecia e acelerava de 0 a 100 km/h em pouco mais de sete segundos, com velocidade máxima de  240 km/h.

A mostra alemã Techno-Classica, que ocorre todos os anos em Essen, terá o primeiro carro pronto, um exemplar com chassis, motor e câmbio originais (matching numbers) fabricado em 1965 e vendido na Califórnia. Rodou 125 mil quilômetros antes de ser armazenado — parado — em 1983 pelo seu único dono.

A Jaguar segue a diretriz de manter o máximo de peças originais, trocando as que são itens de segurança para máxima confiabilidade. Por isso também podem ser melhorados os sistemas de arrefecimento e de sincronizadores do câmbio, que se constituem nos principais itens com histórico de problemas no modelo. Mas só se o dono quiser, caso contrário, tudo sairá como era na década de 1960.

Cada um dos carros terá preço de US$ 355 mil, cerca de um milhão e cem mil reais ao câmbio de hoje. Como o preço é alto e a quantidade pequena, a Jaguar tem alguns capôs originais para venda, item de decoração para garagens e salas de estar de fino trato, com preço começando em R$ 13 mil reais.

Veja o vídeo oficial abaixo.

JJ

 

(701 visualizações, 1 hoje)