Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas GM ENCERRA OPERAÇÕES NA VENEZUELA APÓS GOVERNO ENCAMPAR FÁBRICA – Autoentusiastas

Da Automotive News Daily
Por David Welch e Nathan Crook/Bloomberg

 

A General Motors encerrou operações na Venezuela depois que autoridades tomaram a fábrica de montagem e os veículos da fabricante, na primeira nacionalização de operações de uma empresa importante no país em mais de dois anos.

A fábrica de GM foi “inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais,” segundo uma declaração por e-mail. A fabricante disse “rejeitar veementemente as medidas arbitrárias tomadas pelas autoridades e tomará com máximo vigor todas as ações legais, dentro e fora da Venezuela, para defender seus direitos.”

O fechamento da fábrica ocorreu ao mesmo tempo em que manifestantes encheram a capital Caracas na maior demonstração de oposição ao governo do presidente Nicolas Maduro em meses. A indústria automobilística entrou em colapso com vendas caindo 92% em março com a falta de dólares levando os preços dos carros novos para além dos meios de todos os Venezuelanos, a não ser os mais ricos.

A Venezuela está passando pela pior recessão em décadas, com o produto interno bruto caindo 10% em 2016, segundo o Fundo Monetário Internacional. A venda de petróleo, responsável por 95% de todos os ganhos de moeda estrangeira, caiu junto com os preços. Com o país sem caixa para importa, cidadãos precisam esperar em longas filas para comprar os escassos itens domésticos.

O Departamento de Estado dos EUA está revendo os detalhes do caso envolvendo a GM e está em contato com as autoridades para que o assunto seja resolvido rapidamente, disse o porta-voz Mark Toner.

“Um sistema judicial justo, previsível e transparente é crítico para a implementação de reformas econômicas críticas para restabelecer o crescimento e atender as necessidades do povo Venezuelano,” disse Toner.

A Clorox Co. suspendeu operações na Venezuela em setembro de 2014 depois que inflação e congelamento de preços ordenados pelo governo tornou o negócio deficitário para o vendedor de produtos que iam de removedores a tempero de salada. O governo de Maduro encampou e reabriu as instalações da Clorox.

Custos da GM

A GM pretende pagar benefícios fim de contrato de trabalho aos trabalhadores de acordo com a lei Venezuelana, disse a empresa. São 2.678 funcionários e 79 concessionários no país com mais 3.900 trabalhadores.

As restrições a moeda estrangeira continuam a atormentar os fabricantes na Venezuela, apesar de um acordo feito com a Ford Motor Co. em 2015 que permitiu à fabricante vender alguns modelos em dólares. Segundo o acordo, os venezuelanos pagariam os concessionários em dólares para custear materiais de produção importados e em bolívares para cobrir os custos de montar os veículos localmente. O governo fez o mesmo no ano passado com a GM, Fiat Chrysler Automobiles e Toyota Motor Co.

JJ

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • Bijuja

    Eita mundinho danado de aguentar.
    Será que aí também terá umas bombinhas?

  • Mr. Car

    Que este Maduro faça também (e logo) o imenso favor e única coisa boa que seu antecessor fez pela Venezuela, e por seu povo: MORRA! E agora, com a ajuda de Aloysio Nunes, não será nenhuma surpresa se parte deste povo reduzido à miséria vier para cá, para dividir com o nosso povo miserável tudo que ele mesmo também já não tem. Este estrupício devia ter terminado como o tal do Marighella.
    Abraço.

  • Mingo

    Meu Deus do céu, que lixo de país…

    • Mingo, era para lá que nós estávamos caminhando.

  • Marco

    Essas são as delícias do paraíso socialista. Vão usar a fábrica para o quê agora? Fabricar charretes puxadas a burro (os que apoiaram Chávez, Maduro & Cia) para que as “altas autoridades” venezuelanas possam desfilar garbosas pelas ruas de Caracas? Será que a Coreia do Norte tem alguma tecnologia automobilística avançada para repassar aos coirmãos latinoamericanos? Senhor, por favor, livrai-nos dessas pragas esquerdistas!

    • Wendel Cerutti

      Nem a Venirauto aguentou ……

  • João Gabriel

    Seria lindo ver o Trump lançando umas bombas na Venezuela e depois enviando duas divisões de Marines para por esse verme comunista para correr.

  • Renato Amorim

    Comunistas…socialistas…..gostam de dividir a miséria e premiar os medíocres….. me desculpem o desabafo, mas é incrível que hajam pessoas com um mínimo de cultura que defendam isso. Torço muito para que o povo venezuelano consiga pôr um fim a esse martírio.

  • Holandês Louco, é fácil entender: tudo um bando de idiotas.

  • Alex, tenho certeza de que você sabe por que seu comentário não foi aceito.

    • alex

      Sim, Bob, gosto muito do site, acreditava de que não era como outros meios de imprensa, mas tudo bem, porém pensei que ao menos aqui não houvesse intolerância.

      • Alex, realmente, aqui há intolerância para ideias como as que você pregou no seu comentário. O juiz Sérgio Moro é um herói, sim, e há outro, esquecido infelizmente, o deputado Roberto Jefferson, que trouxe à luz a bandalheira do Mensalão. O maior ato de heroísmo de Sérgio Moro, entre outros, foi liberar a conversa telefônica que chocou a nação, aquela em que a gorda fecal diz para o molusco nove-dedos, em alto e bom som, para usar aquele papel “em caso de necessidade”. Estávamos céleres a caminho da venezuelização iniciada com Foro de São Paulo. Mas seus comentários serão sempre bem-vindos, tenha certeza disso.

        • alex

          Bob vejo em seus vídeos, e enxergo que é uma pessoa bacana e acredito ter estudo e cultura suficiente, não precisa xingar ninguém vamos aguardar as provas e o julgamento assim fazemos um país melhor. Um forte abraço.

          • alex, xinguei alguém?

          • alex

            Rssss tudo bem, Bob, vamos trocar o xingar por apelidos que denigrem.

          • alex, não são apelidos que denigrem, são descrições…