Na coluna desta semana vou aproveitar os “ganchos” que foram a ida ao IV Encontro Brasileiro de Autos Antigos, em Águas de Lindoia, SP, para reportar dois acontecimentos. O “bate e volta” foi no dia 21 de abril de 2017 e fomos num grupo de editores do AE e 10 leitores que se inscreveram e foram sorteados. Foi do colega editor do AE, o MAO (Marco Antônio Oliveira) a ideia de aproveitar que estava concluindo o teste de uma van Mercedes-Benz Sprinter, com capacidade para 16 pessoas, para realizar este programa que deu mais do que certo.

 

O grupo de leitores e editores no ponto de encontro num posto da rodovia dos Bandeirantes, próximo a São Paulo

Como o AUTOentusiastas colaborou na premiação de um carro

 O meu amigo e colaborador em várias matérias, o Hugo Bueno, tirou férias em Águas de Lindoia e já estava lá quando os carros estavam chegando. Um carro em especial era um espetacular VW 1600 4-portas Luxo, na rara cor preta, que “atende” pelo apelido de “Zezão”, uma óbvia referência a “Zé do Caixão”.

Carro sendo preparado para o concurso, até um toldo foi montado para evitar que o carro fosse encerado no sol (Foto: Hugo Bueno)

O Hugo se aproximou do carro e puxou conversa com o proprietário, Onécio de Souza Prado Neto, de Ribeirão Preto, SP, e comentou sobre a raridade de um exemplar em preto. Aí o Onécio comentou: “Pois é, pouca gente conhece esta série especial e aspectos como a cor e o estofamento de couro sempre são questionados, o pessoal acha que não são originais”.

A cópia da matéria do AE pronta para servir de referência para esclarecer as dúvidas dos incrédulos sobre a originalidade do “Zezão”

Mas daí ele puxou um pequeno caderninho com impressão da matéria “VW 1600: FALEM BEM OU FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM” *, que foi escrita em três partes, e disse: “Quando surgiram dúvidas por parte dos juízes aqui do concurso eu apresentei este importante documento de referência, que esclareceu as dúvidas.”

O Onécio, à esquerda, usando a matéria do AE para esclarecer a originalidade do carro para mais uma pessoa que tinha dúvidas (Foto: autor)

Aí o Hugo comentou que tinha colaborado comigo nesta matéria e mostrou o nome dele nos créditos. O Onécio ficou muito contente em conhecer um dos autores do trabalho e ao saber que eu estaria no dia seguinte lá no evento, pediu que nós dois autografássemos a cópia dele e tirássemos uma foto com ele e com o “Zezão”.

Na sexta-feira, ao chegar ao evento, contatei o Hugo, que localizou o Onécio para que os autógrafos fossem dados e a foto, tirada.

A foto que tinha sido encomendada, da esquerda: o “Zezão”, o Hugo, o Onécio e eu

 

Grandes papos e a descoberta de alguns detalhes deste incrível exemplar de “Zé do Caixão” em sua raríssima versão Luxo:

Mas a história não acabou por aí, pois o “Zezão” foi premiado na categoria Milagre Brasileiro – 1967 a 1973, ou seja, o AUTOentusiastas participou, através de uma das matérias da minha coluna Falando de Fuscas & Afins, como referência para que um dos carros participantes do evento acabasse sendo premiado. Ponto para o AUTOentusiastas!

Aí vão algumas fotos da premiação do “Zezão” que recebeu o troféu destaque e a festa foi bonita. O prêmio foi entregue pelo Presidente da FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos, Roberto Suga, e a alegria foi total (Fotos: Felipe Feliziani – fotógrafo oficial do evento):

 

Mas este tipo de trabalho certamente também tem ajudado a colecionadores que estão restaurando seus carros e quem sabe algum dia possamos registrar aqui alguma informação sobre isto.

 

Navegando com um Schwimmwagen no lago de Águas de Lindoia

Um dos habitués dos eventos de automóveis antigos de Águas de Lindoia, participando há mais de 15 anos, é o meu amigo de longa data, o Erineu Cicarelli, proprietário de um raríssimo veículo militar anfíbio, projetado por Ferdinand Porsche para a Segunda Guerra Mundial, o Schwimmwagen (em tradução literal: carro que nada). Um incrível jipe militar com tração nas quatro rodas e uma hélice para propulsão na água escamoteável na traseira.

Ele e seu veículo já são um tipo de patrimônio destes eventos e ele sempre coloca o seu carro para navegar no lago, agora com um acesso melhor, já que a prefeitura decidiu construir uma rampa de acesso para o lago; antes disto ele tinha que arranjar madeira e improvisar uma rampa para conseguir o acesso.

Fui lá dar um abraço neste grande amigo, batemos um papo e ele acabou me convidando para dar uma navegada pelo lago. Ele não precisou convidar duas vezes; eu já tinha navegado com o Schwimmwagen na Represa de Guarapiranga muitos anos atrás e esta foi a oportunidade de matar a saudade.

Uma amizade de mais de 30 anos iniciada por conta do hobby; da esquerda: eu, Erineu Cicarelli e o Schwimmwagen]

Ao contrário da outra vez, agora foi possível fazer um vídeo deste passeio que será uma excelente lembrança deste dia. Para quem ainda não deu sua navegada com um Schwimmwagen, aí vai o vídeo:

Como é possível ver, a linha d’água do Schwimmwagen é bem baixa e pode até dar um pouco de medo para quem não sabe que este veículo tem compartimentos estanques bem dimensionados que garantem sua flutuabilidade. Aliás, recentemente a Capitania dos Portos exigiu que o Erineu apresentasse provas da flutuabilidade e da adequação do Schwimmwagen para ser usado como barco!!! Foi necessário contratar um engenheiro naval para refazer o cálculo do veículo, mas ainda não foi possível fechar esta pendência definitivamente, pois as exigências têm se multiplicado. Como se este carro não fosse homologado na Europa e nos EUA…

Um segredinho: desta vez o Schwimmwagen veio rodando rebocado, com um cambão especial que oferece máxima segurança (projetado e desenvolvido pelo próprio Erineu), por um Fiat 500 que cumpriu sua tarefa de modo impecável. É certo que o Erineu equipou o Schwimmwagen com roda-livre nas quatro rodas, o que facilita o reboque e poupa o equipamento do jipe.

Aqui termina a nossa “Edição Extra” de Águas de Lindoia, talvez pouco convencional, pois não falos das centenas de carros expostos, mas de dois em especial.

(*) Para quem ainda não leu a matéria “VW 1600: FALEM BEM OU FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM” é só clicar nos links:
Parte 1
Parte 2
Parte 3

 

AG

REVISÃO: em 24/04/2017 foram acrescentadas as fotos da premiação do “Zezão”, o VW 1600 4 Portas Luxo do Onécio de Souza Prado Neto, enviadas pelo Felipe Feliziani que é o fotógrafo oficial do evento, a quem agradecemos.
A parceria com o Hugo Bueno foi importante para a elaboração desta matéria, através das informações que ele conseguiu antes da minha ida até Águas de Lindoia.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
(1.562 visualizações, 1 hoje)