Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas PORSCHE GT3 TEM OPÇÃO DE CÂMBIO MANUAL – Autoentusiastas

Depois de lançar ano passado a versão R (Rennsport) do 911 com câmbio manual, os clientes da versão GT3 da marca alemã reclamaram em vários canais de comunicação e nas concessionárias, pedindo o mesmo tratamento.

A Porsche não desprezou os seus valiosos e mais entusiastas clientes, e agora, no Salão de Genebra, trouxe o novo GT3 com pedal de embreagem e câmbio por alavanca comandando seis marchas, opcionalmente ao PDK de sete marchas, dupla embreagem, com aletas no volante e sem o terceiro pedal.

O carro tem motor 6-cilindros horizontais e opostos (boxer) de 4 litros, aspiração natural, 506 cv e 47 m·kgf de torque máximo. O motor é o mesmo do GT3 R, de corrida, e do RSR, apenas alterado para uso nas ruas.

Acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, cerca de 0,5 segundo mais lento que o com câmbio PDK, mas com velocidade máxima 2 km/h maior, de 320 km/h.

Se números são apenas números, o que realmente interessa aos clientes do modelo está lá, o câmbio manual.

Mas conhecendo os (maus) hábitos dos importadores da pátria amada, a versão estará disponível aqui ou será que a Porsche do Brasil acha que os brasileiros não a merecem?

JJ

 

 



Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • FOC, além desse “mais rápido” ser com uso do controle de largada. Numa arranca de sinal, enquanto o controle está se preparando, o manual já está longe!

  • Paulo Ferreira

    Retratação acertada quanto à mancada de tentar aposentar o manual no GT3.

  • Eduardo Duarte

    Grande coisa, 0,5 s, o valor está no prazer de dirigir um carro deste com câmbio manual.