Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas FITTIPALDI EF7 VISION GRAN TURISMO (COM VÍDEO) – Autoentusiastas

Meu objetivo principal com esse carro é que a pessoa que comprá-lo tenha prazer com ele. Estou fazendo isso para construir um carro divertido nas pistas. Eu queria o carro como uma extensão do piloto. Sendo apenas um: piloto e carro.” (Emerson Fittipaldi)

O Salão de Genebra desse ano sem dúvida foi palco de apresentações e lançamentos incríveis. No entanto, especialmente para nós, é o novo carro concebido pelo nosso Emerson em parceria com a Pininfarina e construído pela HWA, conduzida por Hans-Werner Aufrecht, o “A” da AMG quando criada e antes de pertencer à Mercedes.

Além do legado de sucesso nas pistas, o piloto também queria deixar algo concreto, que outras pessoas pedessem experimentar. Assim nasceu a ideia do EF7 — iniciais de Emerson Fittipaldi. Monobloco e carroceria em compósito de fibra de carbono, motor V-8, 1.000 kg e 600 cv, caixa sequencial de seis marchas, 0-a-100 km/k abaixo de 3 segundos e apenas 39 unidades serão vendidas — mesmo número das vitórias internacionais do bicampeão.

O desenho da Pininfarina evidentemente adiciona um ingrediente a mais para despertar o desejo pelo EF7. O Emerson diz que a melhor forma criada por Deus é a de um tubarão, e assim pediu a Pininfarina que fizesse um tubarão, ou squalo em italiano.

O EF7 e sua forma esculpida pela Pininfarina

Emerson ainda comenta sobre a experiência de pilotar: “Tenho tentado por anos explicar aos outros o que realmente se sente ao volante de um carro de corrida. Há adrenalina e exaltação junto com um certo temor inspirador que nos preenche e nos deixa com mais vontade. É isso que a nosso time dos sonhos (dream team) criou no  EF7 Vision Gran Turismo.”

Com a produção do EF7 limitadíssima, cada proprietário receberá aulas do próprio Emerson além de se juntar ao clube Fittipaldi Racing com acesso VIP a experiências em eventos corridas, numa iniciativa que torna a compra do carro muito mais atraente.

Mas antes mesmo do carro começar a ser vendido qualquer mortal poderá pilotá-lo. Para isso basta ter um console PS4 e comprar o aguardadíssimo jogo Gran Turismo Sport, ou ter um amigo que tenha esse pacote. O simulador de corridas de carros de maior sucesso na história é o palco de lançamento e promoção do EF7.

Ainda sobre o Gran Turismo, trata-se de um jogo muito sério e usado por muitos pilotos para treino dada a precisão dos traçados dos circuitos conhecidos e a física que envolve o comportamento dos carros. Jogadores ocasionais sofrem muito para seguir “uma carreira” nesse jogo, onde a seriedade se sobrepõe à diversão. Os jogadores que se empenham e conseguem passar por uma série de atividades no simulador podem obter a licença digital FIA-Gran Turismo (v. abaixo).

O vídeo a seguir mostra alguns dos melhores momentos da carreira do Emerson e cenas do EF7 virtual, inclusive em uma versão com a saudosa e espetacular pintura que mimetizava o preto com filetes dourados do maço dos cigarros John Player Special.

JJ

Sobre o Autor

AUTOentusiastas

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas desde 2008 tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo!

  • Mr. Car

    Torço muito pelo sucesso do Rato nesta empreitada. E já que se falou nele…ADORO este vídeo do Emerson tacando-lhe pau em Interlagos com este Maverick de rua. Sem eletrônica nenhuma para ajudar, um carro que nunca foi nenhuma referência em termos de “chão”…quem sabe, sabe, he, he! Hoje uma coisa destas seria impossível por termos contratuais, he, he! Ele não usa nada em matéria de proteção: está sem macacão, sem capacete, não há uma “gaiola” que o proteja dentro do carro…só o cinto de segurança abdominal. Foi com a cara, a coragem, e a habilidade. Grande Emerson!

    • m.n.a.

      Legal esse filme, veículo completamente “tosco”, igualzinho ao meu Chevette que utilizo diariamente desde 2002, lá se vão 15 anos de pura alegria!

  • WSR

    Espetacular. 🙂

  • O carro é bem bonito visualmente e as especificações empolgam, espero vê-lo em breve em Nürburgring.

  • Marcelo Schwan

    Poucas vezes vi um carro tão bonito e apaixonante na primeira olhada como esse.

    Espero sinceramente que faça o merecido sucesso. O Emerson merece.

    abraço,
    Marcelo Schwan

  • WSR

    Noel Jr, a narrativa de F-1 da TV italiana também é muito boa, com a vantagem de, a todo momento, ter notícias em direto (ou “ao vivo”) dos boxes da Ferrari. E estando lá, nada melhor que apreciar as melhores pizzas do mundo ao lado de um bom vinho romano. 🙂

  • Rubergil Jr

    Vou dar uma de chato… para que uma licença FIA Gran Turismo digital? No mundo real tem alguma valia? Ou só para marcar os que se destacam nos simuladores?