Meu objetivo principal com esse carro é que a pessoa que comprá-lo tenha prazer com ele. Estou fazendo isso para construir um carro divertido nas pistas. Eu queria o carro como uma extensão do piloto. Sendo apenas um: piloto e carro.” (Emerson Fittipaldi)

O Salão de Genebra desse ano sem dúvida foi palco de apresentações e lançamentos incríveis. No entanto, especialmente para nós, é o novo carro concebido pelo nosso Emerson em parceria com a Pininfarina e construído pela HWA, conduzida por Hans-Werner Aufrecht, o “A” da AMG quando criada e antes de pertencer à Mercedes.

Além do legado de sucesso nas pistas, o piloto também queria deixar algo concreto, que outras pessoas pedessem experimentar. Assim nasceu a ideia do EF7 — iniciais de Emerson Fittipaldi. Monobloco e carroceria em compósito de fibra de carbono, motor V-8, 1.000 kg e 600 cv, caixa sequencial de seis marchas, 0-a-100 km/k abaixo de 3 segundos e apenas 39 unidades serão vendidas — mesmo número das vitórias internacionais do bicampeão.

O desenho da Pininfarina evidentemente adiciona um ingrediente a mais para despertar o desejo pelo EF7. O Emerson diz que a melhor forma criada por Deus é a de um tubarão, e assim pediu a Pininfarina que fizesse um tubarão, ou squalo em italiano.

O EF7 e sua forma esculpida pela Pininfarina

Emerson ainda comenta sobre a experiência de pilotar: “Tenho tentado por anos explicar aos outros o que realmente se sente ao volante de um carro de corrida. Há adrenalina e exaltação junto com um certo temor inspirador que nos preenche e nos deixa com mais vontade. É isso que a nosso time dos sonhos (dream team) criou no  EF7 Vision Gran Turismo.”

Com a produção do EF7 limitadíssima, cada proprietário receberá aulas do próprio Emerson além de se juntar ao clube Fittipaldi Racing com acesso VIP a experiências em eventos corridas, numa iniciativa que torna a compra do carro muito mais atraente.

Mas antes mesmo do carro começar a ser vendido qualquer mortal poderá pilotá-lo. Para isso basta ter um console PS4 e comprar o aguardadíssimo jogo Gran Turismo Sport, ou ter um amigo que tenha esse pacote. O simulador de corridas de carros de maior sucesso na história é o palco de lançamento e promoção do EF7.

Ainda sobre o Gran Turismo, trata-se de um jogo muito sério e usado por muitos pilotos para treino dada a precisão dos traçados dos circuitos conhecidos e a física que envolve o comportamento dos carros. Jogadores ocasionais sofrem muito para seguir “uma carreira” nesse jogo, onde a seriedade se sobrepõe à diversão. Os jogadores que se empenham e conseguem passar por uma série de atividades no simulador podem obter a licença digital FIA-Gran Turismo (v. abaixo).

O vídeo a seguir mostra alguns dos melhores momentos da carreira do Emerson e cenas do EF7 virtual, inclusive em uma versão com a saudosa e espetacular pintura que mimetizava o preto com filetes dourados do maço dos cigarros John Player Special.

JJ

(1.097 visualizações, 1 hoje)