Esta não é uma planilha comum, pois com apenas dois passos o leitor pode saber que pneu de medida diferente pode colocar no seu carro.

O leitor Mauro Centeno é o criador de uma interessante planilha de cálculo para quem pensa em mudar a medida dos pneus e gentilmente nos ofereceu para publicação e uso. Claro, imediatamente nos veio a ideia de compartilhá-la com o leitor e tanto a publicação quanto o compartilhamento nos foram devidamente autorizados pelo Mauro.

Ao lhe perguntarmos se poderíamos publicá-la, ele respondeu: “Por favor, fiquem à vontade para utilizá-la. Na verdade o que me move é o mesmo fator que move vocês, a paixão por automóveis. Passar esta tabela para vocês é apenas  uma forma de dividir esta paixão em comum pelos veículos automotores.”

O “centro de controle” da planilha fica no canto superior esquerdo dele e seu uso é bastante simples. Basta entrar com dois dados: a medida do pneu que o carro tem e quanto, em porcentagem, se objetiva ser a alteração máxima do perímetro.

Depois de preencher a segunda coluna com as medidas dos pneus atuais, basta definir a alteração máxima de perímetro (consequentemente do diâmetro) desejada e clicar esquerdo. Pronto, imediatamente sai a resposta.

Ela sai em forma de até seis possibilidades, inclusive mostrando a diferença de perímetro em porcentagem, que pode ser negativa, ou seja, perímetro (e diâmetro) menor que o original.

No lado oposto do painel de controle estão especificadas medidas possíveis e os tipos de pneu Michelin.

Sobre isso, disse o Mauro: “Não trabalho para nenhum fabricante de pneus, mas tenho uma preferência pessoal pela Michelin” — no que ele tem todo o direito, como qualquer um de nós.

Por esse motivo ele adicionou os modelos e as medidas de pneus para carros que a Michelin oferece no mercado brasileiro, que podem ser vistos nas  abas ‘Michelin’ e ‘Dados’.

A planilha é de livre acesso pelo Google Drive, bastando clicar aqui e depois fazer o download através da própria planilha aberta (seta de download na parte superior direita).

Faça bom proveito desta facilidade para seus cálculos!

AE

(2.668 visualizações, 1 hoje)