Caros leitores e leitoras,

Desde meados de janeiro o AE estava com um navegação mais lenta e no começo da semana passada apresentou problemas de conexão com o banco de dados. A princípio achamos que o problema estava no nosso provedor de hospedagem. No entanto, em uma investigação mais profunda detectamos que o problema estava de fato no nosso banco de dados. E esse problema estava afetando outros sites no mesmo servidor. Diante disso o nosso provedor simplesmente desconectou o AE antes mesmo de podermos estudar uma solução.

Isso não nos deu muito tempo para encontrar uma solução rápida e que nos garantisse que o problema seria resolvido. Depois de algumas conversas com parceiros, com o nosso desenvolvedor e com outros especialistas, chegamos à conclusão de que ninguém seria capaz de nos garantir uma solução perfeita.

Mas todos afirmaram que, devido ao tamanho do AE, a melhor solução seria a migração para um servidor dedicado e, em paralelo, fazer uma otimização do banco de dados. A nossa ideia era fazer a otimização, colocar o site no ar de novo, e com o AE no ar fazer a migração. Mais uma vez fomos convencidos de que essa não era a melhor saída.

Então decidimos pelo mais difícil e demorado, otimização e migração ao mesmo tempo. Acabou levando três dias a mais que o planejado. Porém esforços não foram medidos pelo nosso desenvolvedor, o Eduardo Sardinha e pelo nosso novo parceiro, o Thiago. O que nos ajudou a tomar essa decisão é que o site vai ficar bem mais rápido e a experiência de navegação será melhor do que antes.

Mas os problemas do banco de dados, relacionados a fotos, não puderam ser sanados por completo. O resultado disso é que algumas matérias tiveram suas galerias e imagens destacadas perdidas. O trabalho para acertar todas elas manualmente levaria dias, tempo esse que o AE não podia se dar ao luxo de  ficar fora do ar. Outros ajustes finos também ainda precisam ser resolvidos.

Portanto, decidimos voltar com o AE e fazermos esses acertos à medida em que nos depararmos com eles. Mais uma vez, para evitar que o site ficasse mais tempo fora do ar!

Alguns leitores que nos acompanham no Facebook estavam se queixando de sérias “crises de abstinência”. E nós, editores e colunistas, além da crise de abstinência também ficamos passados com essa situação.

Agora gostaríamos de destacar dois pontos importantes:

Primeiramente, agradecê-los pela paciência e consideração, e continuar contando com um pouco mais de sua paciência até resolvermos todos os ajustes necessários.

Segundo, contar que a solução apresentada veio além do nosso desenvolvedor, o Sardinha, mas através de um outro site parceiro, o Fullpower. O Eduardo Bernasconi, dono do Fullpower, nos deu o caminho das pedras sem pestanejar. E através dele chegamos ao Thiago Pecorari, que se juntou ao Sardinha para nos ajudar. Vale mencionar também que o Fabrício Samahá, do Best Cars, que nos estendeu a mão e foi muito solidário, uma vez que já passou por problemas similares não faz muito tempo.

Esses dois pontos demonstram que vivemos em um meio onde o entusiasmo, a vontade de realizar, é muito forte, e assim todos se beneficiam.

Obrigado a todos, leitores e parceiros.

Atenciosamente,

Paulo Keller
Editor-geral
AUTOentusiastas

(1.305 visualizações, 1 hoje)