Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas ESTRADA DOS ROMEIROS, COMO CHEGAR – Autoentusiastas

Como todos os nossos leitores já sabem, a maioria dos nossos testes e vídeos é feita lá na Estrada dos Romeiros ou SP-312. Ela liga Barueri a Itu, e margeia o rio Tietê em quase toda sua extensão. Seu visual é maravilhoso e seu percurso é muito prazeroso, o que nos fez incluí-la como parte dos percursos de nossos passeios. Nós gostamos tanto de lá que a estrada até virou estampa de uma das nossas camisetas.

Os leitores que tiveram a oportunidade de participar dos passeios já a conheceram. E há muitos outros que encontramos com frequência enquanto testamos e filmamos os carros. Recentemente encontramos um seguidor do nosso canal do YouTube, que ainda não tem um carro, mas que aluga os modelos do seu interesse para experimentá-los lá na Estrada dos Romeiros.  Já vimos relatos parecidos nos comentários das matérias aqui no site. Também encontrei leitores que me mostraram fotos dos seus carros nos mesmos lugares e posições que fazemos as nossas fotos. Isso é muito bacana!

Durante o teste do Uno Sporting eu aproveitei para fazer algumas imagens extras da estrada. Porém o vídeo do Uno ficou longo demais e eu acabei deixando essa parte para um vídeo separado. E como aqui no AE adoramos compartilhar tudo que gostamos e o feriadão do Carnaval está chegando, agora é um bom momento para publicar o vídeo. E assim estimular aqueles que gostam de pegar seus carros e sair por aí pelo simples prazer de dirigir e conhecer a estrada.

O Onix na Maison Blanche em uma vista não tradicional

Eu adoro fazer isso, sair por aí apenas pelo prazer de dirigir, e sei que muitos também curtem. Isso faz parte do autoentusiasmo. Não é necessário termo um destino definido, mas quando temos um que temos certeza ser agradável, essa prática fica ainda melhor.

Apesar da estrada começar em Barueri ela fica mais interessante a partir de onde nós a acessamos, pelo pelo quilômetro 48 da rodovia Castello Branco sentido interior, um pouquinho antes de Araçariguama, que é onde está o avião Vickers Viscount. O vídeo mostra como chegar no “avião do AE” e na “nossa Maison Blache”, a casa branca, que chamamos assim em referência a circuitos de corrida como os La Sarthe (Le Mans), Spa-Francorchamps e Mônaco, que tem as suas Maisons Blanches. A partir da Maison Blanche, para chegar em Itu, num trajeto que leva pouco mais de uma hora, é só seguir para Pirapora do Bom Jesus, depois Cabreúva e finalmente Itu. Muito fácil.

SP-312: Estrada dos Romeiros

Eu e o MAO temos a ideia de fazer uma matéria especial sobre o trajeto completo, contando vários detalhes, com muitas fotos e vídeos.

Lamento que os leitores mais distantes de São Paulo não tenham como visitar a Estrada dos Romeiros tão facilmente. Frequentemente pensamos em visitar outros estados e atender a pedidos de passeios fora de São Paulo. Essa ideia não está nada descartada. É mais uma questão de conseguirmos operacionalizar a nossa viagem.

Quem resolver ir lá durante este Carnaval pode ser que nos encontre. Não sabemos ainda o dia certo que vamos. Mas temos agora quatro carros em teste simultaneamente.

PK



Sobre o Autor

Paulo Keller
Editor Geral

Engenheiro mecânico com pós-graduação em marketing e administração de negócios iniciou um grupo de discussão sobre o mundo do automóvel no final dos anos 90. Em 2008 percebeu que a riqueza do conteúdo desse grupo não deveria ser restrita aos seus integrantes e então criou o blog AUTOentusiastas. Seus posts são enriquecidos com belas fotos que ajudam a transmitir sua emoção e sensibilidade. Além de formatar e manter as mídias sociais do site. Visite: www.paulokeller.tumblr.com.

  • Fat Jack

    Excelente ideia PK!
    Sensacional, esse é um trajeto que eu quer muito fazer, há locais que permitam paradas (no trecho Castello/Pirapora) e até alguma refeição nas proximidades? Fica o pedido antecipado de outro vídeo deste trecho que eu citei, ok?
    PK, com relação ao aviso sonoro, qual o motivo para o câmbio não ter não permitido a redução de marcha? Acho muito difícil que você tenha tentado fazer uma redução que “tirasse de giro” o motor na marcha mais baixa, certo?

  • Maurilio Andrade
  • Pedro Paulo, absurdamente está. Passar por ela só com autorização, creio que da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

  • Fabio de Paula, isso mesmo fica cheio deles lá… fazendo uma força danada nas subidas…

    • Fabio de Paula

      Eu sou um deles! Bom passeio…grande abraço!

  • André, acho que no 308 descemos pela Imigrantes mesmo, mas no primeiro Prisma foi realmente pela Serra Velha. Só que quando cheguei ao início da descida os carros de teste com outros jornalistas estavam enfileirados, a ordem era não descer devido ao ralo nevoeiro. Eu não iria ficar ali que nem um bobo, disse tchau e me mandei serra abaixo. Sem dúvida que um Passeio AE ali seria magnífico!

  • Luciano Gonzalez

    Está, mas não está muito, rsrs…

  • RoadV8Runner

    Conheci a Estrada dos Romeiros sem querer, quando ainda tinha meu Caravan e estava justamente andando à toa com a patroa. Fiz o percurso entre Itu e Pirapora do Bom Jesus. Desnecessário dizer que me empolguei bastante nas curvas, somente aliviando quando a patroa disse para maneirar, pois o “cérebro estava virando dentro da cabeça…” Rsss!

  • Tyrion Lannister

    A rodovia SP-360 no trecho que liga Amparo a Serra Negra também é bem divertida, porém, razoavelmente movimentada, então o cuidado tem que ser redobrado.

    • Tyrion, é curta, mas a estrada de Itatiba a Morumgaba (SP-360) é fantástica.

      • Caio Ferrari

        Bob, a SP-360 é enorme. Ela vai de Jundiaí até Monte Sião. Depois ela vira uma MG e te leva até Ouro Fino. É bem divertida.

    • Luciano Gonzalez

      Verdade Tyrion!

  • Caio Ferrari

    Perto da Estrada dos Romeiros também há uma estrada legal, a estrada Ecoturistica do Suru. Vcs já passam por lá? Dá para se divertir um tanto. Mas é bem curta. Ela faz parte de um trajeto para cortar pedágio até Sorocaba.
    Abs

  • Muito legal. Eu não conseguia lembra o seu nome, lamento. Agora não esqueço mais. Grande abraço!

  • Muito banaca saber disso Tyrion. Em breve farei um workshop de fotografia com celular lá na Estrada dos Romeiros. Abraço!

    • Claiton Lopes

      PK , você irá ministrar um workshop de fotografia? Gosto muito de tirar fotos, gostaria de me aprofundar mais no assunto.

  • Demais seus “caminhos”! Quando eu for para o Rio vou experimentar. Quanto a curva em que fazemos as filmagens, ela fica bem no pé da Maison Blanche, pertinho do começo a partir de São Paulo, exatamente onde termina o vídeo.

  • Verdade. Não citei isso pois imaginei que todos tomarão cuidado. Obrigado!

  • Legal. Adoramos o “STW- Save the Wagons”. Tá faltando um adesivo do AE aí!

    • Maurilio Andrade

      Em breve “ela” ganhará o do AE também.

  • Marcio TD

    Essa estrada é muito bacana mesmo.
    Outra interessante, é SP-050 (rodovia Monteiro Lobato) que vai de São José dos Campos a Campos do Jordão.

  • Claiton Lopes

    Conheci através de vocês no passeio do AE 2016 e hoje fiz o trajeto fazendo algumas paradas para tirar fotos, fiz uma parada final na Fazenda do Chocolate (recomendo) bem no final do percurso. Pretendo fazer mais passeios, por lá o único cuidado que recomendo é que há muitos ciclistas e é necessário bastante cautela. Aprecio muito os testes e matérias que vocês fazem nesta estrada. Algumas fotos : https://www.instagram.com/claiton.lopes.79/

  • Edson, não éramos nós.

  • Não se engane, TDA, a CE-085 está em “perfeito” estado de conservação até que chova mais forte, pois o asfalto dela é do tipo Sonrisal hehehe.
    Brincadeiras à parte, trabalho há 5 anos no Pecém e peguei essa estrada ainda pista simples e muito, mas muito mais perigosa, devido à incidência de animais na pista e no volante também.
    Cansei de ver acidentes feios por aqui e o pior: sem a mínima lógica, apenas por conta da imprudência de alguns.
    Agora, com ela duplicada, de fato com asfalto acima da média e permite inclusive velocidades acima da média por aqui, mas é preciso tomar cuidado com algumas armadilhas, como postes de sinalização antes dos guard-rails, como postei um tempo atrás e trechos onde a inclinação da pista faz com que a água da chuva escorra pelo meio da via ao invés de ir para os cantos, causando aquaplanagem aos desavisados e às vezes, resultando em acidentes causados pela mistura pista molhada + velocidade + planejamento mal feito da via.
    Mas de qualquer forma, a duplicação dessa estrada foi quase um milagre num estado onde 99% das vias são pista simples.

    Em relação aos radares, existe um estático, colocado apenas para arrecadar, nos finais de semana e feriados, vindo de São Gonçalo do Amarante, pouco antes da rotatória após a termoelétrica que está ali apenas para pegar os desavisados, pois fica num trecho de 80 km/h na descida, onde a velocidade muda para 60 km/h.

    Voltando às CE-356 e 065, o passeio por elas é muito legal, inclusive pela 065 ao entrar para a esquerda na placa onde indica Guaramiranga à direita, indo em direção à Mulungu, existe um trecho onde à noite você consegue ver Canindé do lado direito de quem sobe, uma visão e tanto no meio da escuridão.
    Fora as cachoeiras e estradinhas locais, onde você consegue belas paisagens nessa região.

    Abraços

  • Felipe Assumção, gostou? O lugar não é mágico?

  • Leandro Bealuka

    Aqui na minha região também temos locais para “degustar” os carros, andar com os carros no fim da semana, após o trabalho… papear com os amigos, um vibe muito boa. Passando pela região entrem em contato!
    Serra do Rio do Rastro.
    https://uploads.disquscdn.com/images/1bf38891880feb75b148389cf9b975c763158bfbfab6392b712e876a2e483927.jpg

  • ViniciusVS, claramente é um prédio comercial abandonado.