Este título engloba uma ação importante da Volkswagen do Brasil em direção a clubes de amantes da marca tendo como cenário o 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Com um evento que teve duas frentes de “Ícones da Marca”, a saber: os cinquenta escolhidos pela Volkswagen para participarem de uma carreata, para depois ficarem em exposição em área especial, e os 350 carros de 17 clubes convidados que participaram de um encontro no segundo andar do prédio de estacionamento do São Paulo Expo (foto de abertura), novo endereço do Salão do Automóvel. Mas todos os participantes receberam a atenção especial da Volkswagen do Brasil, como veremos adiante.

Conforme a Volkswagen colocou, comentando sobre os carros selecionados para participar da carreata no e-mail de confirmação para os participantes:

“A mostra, vai bem mais a fundo do que se pode imaginar. Selecionamos seus veículos, que possuem e carregam consigo fatos importantes, tanto para o avanço da indústria automobilística brasileira, como marcos importantes para a fábrica, além de apresentar ao público e imprensa a visão da customização feita por vocês, entusiastas e clientes da marca, de uma forma de extremo bom gosto.
Poderemos observar modelos clássicos, com nossos robustos motores resfriados a ar, a introdução dos modelos arrefecidos a água, os primeiros esportivos de sangue quente, a chegada da injeção eletrônica de combustível, cabeçotes de dezesseis válvulas, avançando para nossos modelos importados, e a tão importante eficiência energética dos dias atuais, tecnologia com o que há de melhor no mercado mundial em nossos carros. ”

 

ag-67-foto-01

Ponto de encontro para o início da carreata até o São Paulo Expo: a Academia Volkswagen, onde funciona o Centro de Treinamento (Foto divulgação Volkswagen)

O ponto de encontro dos carros que iriam participar da carreata foi o estacionamento da Academia Volkswagen, localizada no bairro Campo Belo, em São Paulo. Apesar da chuva os carros selecionados para a carreata foram chegando.

A garagem começou a encher de carros de todos os tipos; os carros foram identificados e cadastrados. Algumas fotos da concentração de carros do comboio. (Fotos do autor)

Antes do início da carreata, Luiz Antônio Buozzi, da Volkswagen, responsável pelo evento, deu as últimas orientações para os participantes, em especial sobre a participação na carreata que ele mesmo puxou a bordo de um moderníssimo Golf GTE, o Golf híbrido. Aliás, tive a oportunidade de dirigir este modelo por ocasião da minha visita à Autostadt, em Wolfsburg, em junho de 2015.

ag-67-foto-09

À esquerda o Luiz Antônio Buozzi durante o briefing; ao seu lado, Fabrício de Jesus Pereira e Rodrigo Purchio, ambos ativos na parte logística do evento (Foto de Paulo Guino Rodrigues)

São Pedro estava zangado e a chuva que ia e vinha se fez presente também no percurso entre o Centro de Treinamento e o Salão do Automóvel, o que realmente não era a condição ideal para algumas das raridades que fizeram parte da carreata.

Para dar uma impressão de como foi participar desta carreata, apresento um pequeno vídeo feito com meu smartphone quando estávamos no acesso da rodovia dos Imigrantes saindo da avenida dos Bandeirantes. Detalhe para a chuva e para a equipe de filmagens da Volkswagen encarapitada num Cross up!; à minha frente o Gol GTS 1989 do Paulo Guino Rodrigues:

A carreata chega ao São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda, São Paulo – SP, e os carros são estacionados na calçada que fica em frente à entrada VIP do estande da Volkswagen, dando vida à “Mostra Ícones Volkswagen”. Ainda chovia mas aquela calçada começou a ficar alegre com as cores dos carros. Do outro lado da rua de acesso ficavam as pistas de test-drive de veículos tipo Amarok, no caso da Volkswagen.

Press-release da Volkswagen

Ninguém melhor do que a própria Volkswagen do Brasil para falar sobre este emblemático evento. No dia 15 de novembro último a empresa fez este comunicado de imprensa:

“O Salão do Automóvel de São Paulo conta hoje (15/11) com uma atração inédita que está reunindo centenas de entusiastas da marca Volkswagen, de todas as gerações: a “Mostra Ícones Volkswagen”, que segue durante todo o dia, até o encerramento das atividades do salão nesta terça-feira. A “Mostra Ícones Volkswagen” conta com 50 modelos icônicos, que revelam a evolução dos produtos, da alta tecnologia e inovação da marca no Brasil ao longo dos anos. Esses 50 modelos Volkswagen estão expostos na área externa do Salão do Automóvel de São Paulo (no São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), em frente à Entrada VIP Volkswagen.
“A ‘Mostra Ícones Volkswagen’ é um dos momentos de grande emoção no Salão do Automóvel de São Paulo. Hoje, estão reunidas aqui todas as gerações, são famílias e amigos movidos por algo em comum: o amor pela Volkswagen. Podemos perceber que essa paixão pela marca passa de pai para filho; e dessa forma, a Volkswagen continua sendo desejada pelas pessoas. Ao observar os modelos selecionados para a mostra, é nítido que em todas as décadas a Volkswagen se destacou na indústria automobilística pela alta tecnologia e inovação”, afirmou o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro.
A exposição conta com veículos raros, de diversas décadas, até os dias atuais. Cada época é representada por vários modelos, sendo alguns destaques: da década de 1950, o histórico Fusca alemão. Da década de 1960, chama a atenção a Kombi 1960 lançada no Salão do Automóvel daquele ano, um veículo raríssimo que foi transformado em modelo “Turismo” e agora, depois de 56 anos, volta ao Salão do Automóvel totalmente restaurada; da década de 1960, também vieram Fusca. Da década de 1970, o icônico Passat. Dos anos 1980, o Gol GT; do fim da década de 1980 e início de 1990, Gol GTI.
Os anos 1990 são marcados, na “Mostra Ícones Volkswagen”, pelo Passat GT VR6, importado da Alemanha de forma independente, o Gol GTI 16v, o Golf Cabriolet e a Parati GTI 16v. A partir do ano 2000, estão presentes, o Polo GTI série especial alemã, o Jetta TSI 2.0l Highline 2013 original, o Golf GTI 2014, o Fusca TSI 2014 customizado com rodas cor de rosa, bem feminino, ao gosto da proprietária; o up! 2015 customizado, entre muitos outros.
Dessa forma, a mostra abrange também modelos atuais com a inovadora tecnologia de motores TSI, com injeção direta de combustível e turbocompressor, que proporciona alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Os 50 ícones chegaram ao Salão do Automóvel em uma carreata, “desfilando” pelas ruas de São Paulo.
Além dos 50 ícones da carreata, outros 350 modelos Volkswagen de integrantes de 17 clubes de entusiastas da marca estão expostos também durante todo dia hoje (15/11) no 2º andar do edifício-garagem do São Paulo Expo. Esse andar é dedicado a ações de marketing da Volkswagen do Brasil. As mostras são abertas ao público, com acesso gratuito aos pedestres.”

 

Algumas fotos desta exposição dos “Ícones Volkswagen”:

O panorama abaixo dá uma visão de conjunto da exposição dos carros que foram selecionados pela Volkswagen para serem os Clássicos deste evento:

ag-67-foto-23

Foto Fusca Club ABC

Enquanto isto, os demais carros participantes do evento, pertencentes a vários clubes convidados, foram diretamente para o São Paulo Expo e estacionaram no segundo andar do edifício-garagem reservado pela Volkswagen. Os carros foram chegando (Fotos Fusca Club ABC), destaque na foto da direita para o Schwimmwagen do amigo Erineu Cicarelli, uma grande raridade (utilitário Volkswagen todo-terreno 4×4 e anfíbio usado na Segunda Guerra Mundial):

Os clubes foram estacionando os carros de seus associados, abaixo fotos da área ocupada pelos “esfriados a ar” do Fusca Club do ABC:

O evento estava aberto para todos os tipos de carros Volkswagen, portanto compareceram vários clubes dedicados aos “esfriados com água” como é o caso dos carros do Santana Fahrer Club. Abaixo, alguns exemplares que foram estacionados na garagem (fotos enviadas por seu presidente, Thyago Szoke):

Outra “tribo” que chegou bem cedinho foi o pessoal do Passat Clube Rio de Janeiro. Com mais esta série de fotos fica o registro do exemplo de clubes que foram convidados para participar do evento. As fotos que se seguem foram enviadas por André Grigorevski, presidente deste clube. Ele comentou que todos os carros vieram do Rio de Janeiro rodando e se reuniram a um sócio paulista do clube:

Com os carros já estacionados, os alegres membros de vários clubes foram se dirigindo para a entrada VIP do magnífico estande da Volkswagen do Brasil, que graças à sua colocação estratégica permitia ter uma entrada própria. Neste contexto o Fusca Club do ABC se destacou, pois seus membros vieram devidamente paramentados com a camiseta do clube formando um alegre bloco de Fuscamaníacos (Fotos Fusca Club ABC):

Os convidados passaram por um rápido cadastramento, onde receberam uma pulseira de identificação e o convite para a entrada no Salão. Ao entrar, todos receberam uma camiseta exclusiva com um desenho de José Carlos Pavone, o chefe de Design da VW do Brasil, que os participantes logo vestiram:

Seguiu-se um café da manhã oferecido pela Volkswagen e que foi uma ótima oportunidade para o congraçamento entre as várias tribos  de Volkswagenmaníacos. Nesta hora as camisetas dos clubes deram lugar às camisetas do evento (Fotos Fusca Club ABC):

Seguindo o programa cuidadosamente preparado pela Volkswagen para aquele dia, os convidados foram levados para a arena instalada dentro do estande da Volkswagen, uma área com uma pista/palco retangular, ladeada por duas plateias e com duas telas alongadas suspensas sobre a pista/palco, cada uma atendendo uma parte da plateia.

ag-67-foto-69

A audiência vai tomando seus lugares na arena, as plateias ficavam nos dois lados da pista/palco (Foto Fusca Club ABC)

Nesta parte do programa a Volkswagen preparou uma série de palestras proferidas por um time de primeira grandeza. Coube a Luiz Antônio Buozzi receber os convidados e comentar sobre a realização deste memorável encontro da Volkswagen com os clubes dedicados à marca.

ag-67-foto-70

Presente em todas as etapas do programa preparado para o dia, Luiz Antônio Buozzi se dirige aos presentes e anuncia a apresentação dos demais palestrantes (Foto Alexander Gromow)

Seguiram se as palestras ministradas por Fabrício de Jesus Pereira, Rodrigo Purchio, José Luiz Hellmeister Loureiro, José Carlos Pavone, Guilherme Knop, e Celso Placeres (fotos abaixo).

Para dar o clima das palestras, aí vão algumas fotos dos palestrantes em ação:

As muito bem-preparadas e apresentadas palestras percorreram desde o histórico dos produtos da Volkswagen no Brasil, passando pelo design e a importância que o design brasileiro conquistou no contexto da empresa em nível mundial, chegando às avançadas tecnologias de materiais e de fabricação altamente automatizadas de seus produtos.

A arena Volkswagen no Salão do Automóvel 2016 estava lotada de amantes da marca, todos atentos às interessantes apresentações. A seguir, um registro de alguns destes participantes, talvez algumas das figuras conhecidas que participaram deste significativo evento. Mas estas fotos estão sendo publicadas como uma homenagem a todos que lá compareceram:

Depois deste verdadeiro “Seminário Volkswagen Para Amantes da Marca”, os participantes foram convidados para usufruir das amenidades e atrações que o estande da Volkswagen oferecia. Uma parada indispensável foi fazer um lanche na sala VIP. Também foram feitos convites para participar de todas as atrações do estande como o test-drive da Amarok, arrancada TSI, Espaço Mulher, Espaço Kids, Espaço “Think Blue”, shows e concursos etc.

Na sala VIP, decorada com luminárias compostas por faróis de Kombi, as amenidades foram muito apreciadas pelos convidados. Era um ambiente especial:

A Volkswagen do Brasil valorizou a presença de seus visitantes por meio do envio de um e-mail com uma simpática mensagem de agradecimento:

ag-67-foto-88

Reprodução da mensagem de agradecimento que recebi

No Fique Ligado, uma publicação da Diretoria de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen, na edição 2860, Ano 13, de 16 de novembro de 2016, este dia de festa foi descrito para os funcionários da fabricante com o título “‘Mostra Ícones Volkswagen’ destaca a evolução da marca no Salão do Automóvel”. Agradeço ao pessoal da equipe de Comunicação Interna Corporativa por ter dando destaque a mim e a meu carro.

Abaixo reproduzo esta edição do Fique Ligado que recebi do amigo Paulo Guino Rodrigues:

 

Faço o registro deste evento com muita alegria, pois militando no antigomobilismo desde meados dos anos 1980, com ênfase na linha Volkswagen, sei o quanto este evento é importante e emblemático no relacionamento Fábrica-amantes da Marca. Cabem os meus sinceros parabéns a todos da Volkswagen do Brasil pela ideia, bem como pela excelente materialização da mesma. Sinto-me ao mesmo tempo alegre, orgulhoso e grato por ter podido participar. Valeu Volkswagen!!!

Apesar das mais de 90 ilustrações desta matéria infelizmente não foi possível registrar em detalhes a participação de todos os 17 clubes convidados. Portanto fica aí o convite para quem tiver participado do evento e quiser deixar o seu registro aqui que o faça no espaço dedicado aos comentários da matéria, onde podem ser acrescentados textos, imagens e até vídeos. Caso você tenha coisas para acrescentar, elas irão repercutir também no pessoal da Volkswagen que costuma conferir o que publicamos nesta coluna.

AG

REGISTRO: após da mudança de provedor ocorreu a perda parcial de material fotográfico que foi recolocado nesta matéria no dia 04/02/2017. Este procedimento, feito pelo autor, complementou o trabalho feito pelo Staff do AUTOentusiastas na condução da transferência de muitas centenas de matérias para “seu novo lar”. Com isto esta matéria foi reconduzida à sua condição original, respeitando as condições de arquivo existentes, pequenas diferenças podem ter ocorrido.
.

 

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
(519 visualizações, 2 hoje)


Sobre o Autor

Alexander Gromow
Coluna: Falando de Fusca & Afins

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Publicações Relacionadas