Escola de restauração de Veículos Antigos proporciona capacitação profissional para jovens de baixa renda. Junto com associações e parcerias privadas, o Projeto Escola de Offício oferece bolsas gratuitas e inserção no mercado de trabalho

Criado há sete anos, o Clube do Carro Antigo do Brasil (CCA) é uma instituição sem fins lucrativos que elabora, implanta e apoia projetos sociais, culturais e ambientais, tendo como tema o carro antigo. Entre seus projetos está o Escola de Offício, da Associação Clube do Carro Antigo do Brasil Social & Cultural (ACCASC) que, junto com outras associações e parcerias privadas, proporciona capacitação profissional para jovens de baixa renda, com bolsas gratuitas, além de inserção no mercado de trabalho. Este processo é realizado pela Escola de Restauração de Veículos Antigos, através do Programa Jovem Restaurador. “Trata-se da primeira escola da América Latina que oferece cursos regulares de formação profissional em restauração de carros antigos”, informa Ricardo Luna, presidente do CCA.

Segundo ele, o mercado de restauração de veículos antigos tem crescido exponencialmente nos últimos 10 anos. Entretanto, a quantidade e qualidade de mão de obra não tem acompanhado este crescimento. A escassez de profissionais com capacitação técnica é evidente. Portanto, existe um mercado, cada vez maior, para os profissionais tecnicamente qualificados. “A falta de profissionais em restauração no Brasil é notória e tende a se tornar mais crítica a cada dia, mas é muito importante esclarecer que isso está mudando”, reforça Luna.

Fazem parte do corpo docente o experiente professor de Design, Carlos Castilho e o engenheiro e professor da FEI, Ricardo Bock.

restauro-1O presidente da instituição explica que os cursos pagos da Escola de Restauração subsidiam as bolsas gratuitas do Programa Jovem Restaurador, que tem como objetivo tentar colocar o aluno de baixa renda no mercado de trabalho, através da parceria com oficinas de restauração de veículos antigos. “Em quatro anos de atividade, o projeto já realizou mais de 70 atendimentos gratuitos, com recursos próprios, em nossas oficinas de mecânicas, elétrica e funilaria. Além disso, os mais de 550 alunos pagantes proporcionaram recursos para oferecermos as bolsas que mudaram o destino de muitos jovens”, reforça Ricardo Luna.

 

 

Parcerias – O projeto Escola de Offício, da ACCASC, tem parceira com oficinas de restauração de veículos antigos, com o objetivo de disponibilizar estágios, com possibilidade de efetivação, aos alunos atendidos pelo Programa Jovem Restaurador. Além disso, a associação busca apoio de empresas para ampliar o número de jovens atendidos. “Os recursos/patrocínios destinados a ela podem ser isentos de imposto”, informa Luna.

Cursos – Os cursos da Escola de Restauração de Veículos Antigos são realizados em duas unidades, localizadas na zona sul da cidade de São Paulo, e são distribuídos em módulos independentes, que podem ser cursados separadamente. Eles vão desde “Introdução à Restauração de Veículos Antigos” a módulos específicos em oficina, 100% práticos em: Mecânica, Funilaria, Pintura, Elétrica, Tapeçaria e Marcenaria.

restauro-2Além dos cursos de formação profissional a Escola oferece os chamados “Cursos Livres”, de curta duração, que não possuem pré-requisitos: Solda MIG/MAG/TIG, Introdução aos Carburadores, Desenhando Clássicos, Como Comprar um Veículo Antigo, Estética e Conservação de Veículos Antigos, Polimento, Plastimodelismo, entre outros.

Mais informações sobre os cursos e parcerias podem ser obtidas nos sites http://www.escoladerestauracao.com.br/www.accasc.com.br/ ewww.clubedocarroantigo.org.br, pelos e-mails contato@accasc.org.br e contato@clubedocarroantigo.org.br ou pelo telefone (11) 5011-9111.

AE

(100 visualizações, 1 hoje)