Da pista mais exigente do mundo diretamente para as ruas: a Mercedes-AMG nunca colocou tanta tecnologia de competição num carro de produção quanto no novo AMG GT R. O motor central-dianteiro com transeixo traseiro, o V-8 biturbo de 585 cv, a altamente modificada suspensão, a nova aerodinâmica e a inteligente construção leve dão condições para um dirigir especialmente rápido. Mesmo de longe, a pintura especial e exclusiva AMG Inferno Verde Magno” do AMG GT R não deixa dúvida de o carro ter-se originado de carros esporte, em que muito do seu desenvolvimento foi no “Inferno Verde” em  Nürburgring. Para-lamas dianteiros e traseiros mais largos permitiram aumento das bitolas para aderência ideal e velocidades de curva ainda maiores.

O defletor dianteiro com elementos ativos, o grande aerofólio traseiro e o defletor traseiro com difusor duplo realçam a eficiência aerodinâmica em prol da aderência. As rodas de liga leve de 19″, forjadas e montadas com pneus de pista como item de série, destinam-se a desempenho máximo. O mesmo se aplica a outros detalhes como o esterçamento ativo na traseira, o sistema de controle de tração ajustável em nove níveis e a suspensão de molas e amortecedores concêntricos regulável com controle eletrônico adicional.

O que é melhor, a nova grade AMG Panamericana realça o exclusivo visual do AMG GT R. Seu desenho característico com frisos verticais foi visto pela primeira vez no Mercedes-AMG GT3, carro esporte de competição para clientes, e agora, pela primeira vez, se estende ao carro de produção AMG GT R.

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A Mercedes-AMG, braço de alto desempenho da Daimler AG, continua a crescer e está aumentando sua linha de produtos especiais com o lançamento do novo AMG GT R. “Nossa marca de carros esporte e de desempenho AMG tem suas raízes no automobilismo de competição e, desde sua constituição, tem entrado em  corridas. Esses genes estão particularmente presentes no novo AMG GT R. Incorporando uma grande número de inovações tecnológicas, o novo modelo topo de linha é a prova da estreita colaboração entre nossos construtores de carros de corrida e de rua,” disse o Professor Thomas Weber, membro da mesa diretora da Daimler AG, responsável por Pesquisas do Grupo e Desenvolvimento dos Automóveis Mercedes-Benz.

“Com o novo AMG GT R chegamos a um novo patamar de desempenho. Este carro esporte de rua com os genes de competição e soluções técnicas inovadoras proporciona um dirigir que permite às pessoas sentir nossas origens nas competições em cada fibra. Ele combina o excepcional desempenho do nosso carro de corrida AMG GT3 com a praticidade do dia a dia do AMG GT. Aqueles com gasolina nas veias ficarão impressionados com a aceleração longitudinal e lateral, a precisão das tomadas de curvas e a sensacional aderência. Modificamos todos os componentes relevantes para o desempenho e os juntamos inteligentemente para os melhores resultados” disse Tobias Moers, executivo-chefe da Mercedes-AMG GmbH.

O terceiro membro da família AMG GT é agora a ponta de lança da linha AMG. Incorporando tecnologias pioneiras, o AMG GT R foi projetado com o uso em pista em mente. Seu desenvolvimento foi baseado na experiência em competição na categoria monomarca da fabricante e na DTM (Deutsche Tourenwagen Masters),a Copa Alemã de Carros de Turismo,

Números como 3,6 segundos de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 318 km/h, combinados com o excepcional comportamento dinâmico, sem dúvida se traduzem em voltas bem rápidas na pista. A nova e exclusiva cor AMG Inferno Verde Magno por si só estabelece a ligação com o “Inferno verde”, o conhecido apelido (Green Hell) dado por Jackie Stewart ao Anel Norte (Nordschleife) do autódromo Nürburgring , enfatizando as raízes do carro firmemente cravadas na pista.

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Roda dianteira com pneus 275/35ZR19; traseiros são 305/30ZR19

O aprimorado desempenho na pista resulta da construção leve que inclui alumínio e compósito de fibra de carbono, reforços específicos na carroceria, aumento de potência do motor V-8 biturbo associado ao câmbio robotizado dupla-embreagem de sete marchas, a inovadora aerodinâmica com componentes ativos e a nova suspensão traseira com esterçamento ativo e articuladores totalmente sólidos.

O conceito de motor central-dianteiro e transeixo traseiro, testado e aprovada no AMG GT e no AMG GT S, resulta em peso na traseira de 47,3 a 52,7%. Combinado com o baixo centro de gravidade do veículo, sua agilidade é expressiva e permite altas velocidades de curva. Com a relação peso-potência de 2,66 kg/cv, o Mercedes-AMG GT R tem a pole position do seu segmento.

BS

 

FICHA TÉCNICA MERCEDES-AMG GT R
MOTOR
Tipo V-8, 4 L, biturbo com injeção direta
Cilindrada (cm³) 3.982
Potência (cv/rpm) 585/6.250
Torque (m·kgf/pm) 71,4/1.900~5.500
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes Traseiras
Câmbio Transeixo AMG Speedshift robotizado de duas embreagens e 7 marchas
PESO
Em ordem de marcha (kg) 1.555
Relação peso-potência (kg/cv) 2,66
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 3,6
Velocidade máxima (km/h) 318
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (NORMA EUROPEIA)
Cidade (km/l) 6,6
Estrada (km/l) 8,8
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Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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