A Bosch recebe prêmios de inovação com sistemas para motocicletas.

Maior segurança e infotenimento para veículos duas rodas foram a fórmula de sucesso da Bosch no Prêmio de Inovação CES (Consumer Electronics Show) 2017. No início de novembro, a empresa foi reconhecida por conta de suas tecnologias inovadoras desenvolvidas para motocicletas. Um sistema de informação, que substitui o painel de instrumento tradicional por um mostrador, impressionou os juízes duas vezes, sendo premiado nas categorias Áudio/Vídeo no Veículo e Inteligência Veicular. Além disto, a solução de segurança conectada para pequenas motocicletas e scooters também foi vencedora na categoria Inteligência Veicular. “Com suas soluções de conectividade, a Bosch torna as motocicletas mais seguras e cômodas”, diz Manfred Baden, presidente da divisão Car Multimídia da Robert Bosch GmbH.

Infotenimento no painel

O sistema de informações para o motociclista, conhecido como Painel de Conectividade Integrado, combina toda a instrumentação da motocicleta em um único mostrador e permite que os pilotos usem o smartphone sem precisar manuseá-los. O sistema se adapta automaticamente ao dispositivo da moto, sendo assim possível verificar apenas as informações necessárias no momento, o que reduz a distração e melhora a segurança.

Em altas velocidades, por exemplo, apenas o indicador de velocidade e notificações de aviso ficam visíveis garantindo mais segurança ao usuário.  Mesmo sob a luz do sol, as cores podem ser identificadas, já no escuro o mostrador não ofusca o motociclista. Além disso, o sistema é resistente à água da chuva.

Caso o usuário deseje selecionar alguma música ou responder a uma chamada, é possível operar todas as funções principais do smartphone usando os controles localizados no guidão sem a necessidade de manusear o aparelho. Após um emparelhamento inicial, o sistema se conecta imediatamente via Bluetooth ao smartphone e aos fones de ouvido do capacete.

Dispositivo de segurança ajuda a salvar vidas

A solução de segurança conectada, conhecida como unidade de conectividade Lean, liga o smartphone a pequenas motocicletas ou scooters via Bluetooth. O produto foi desenvolvido na Índia com foco nas necessidades dos usuários da Ásia e Pacífico, onde o número de mortes no trânsito entre os condutores de veículos de duas rodas é crescente.

Os principais componentes da unidade de conectividade Lean são: controles no guidão, uma caixa para estabelecer a conexão com o smartphone e um aplicativo. Se o motociclista cair, o aplicativo envia automaticamente uma mensagem de texto contendo as coordenadas do acidente para um contato de emergência pré-definido. Os controles do guidão também podem ser usados para fazer uma chamada de emergência para um contato programado previamente, que também será alertado por meio de uma mensagem de texto, sempre que o motociclista julgar necessário. Além disso, as chamadas de emergência transmitem a posição do veículo em intervalos regulares.

Outro recurso da tecnologia é possibilitar que os usuários desbloqueiem o veículo através do celular. Usando o aplicativo correspondente, o proprietário pode compartilhar uma “chave” de smartphone e assim permitir que outros membros da família usem o veículo. As funções de telefone também são uma opção para que o usuário configure a unidade de conectividade Lean para rejeitar chamadas automaticamente quando o veículo estiver em movimento.

Os Prêmios de Inovação CES são patrocinados pela Consumer Technology Association (CTATM – Associação de Tecnologia para Consumidor) e premia os melhores produtos na CES a cada ano, sempre antes da mostra, em 28 categorias. Além dos sistemas para motocicleta, a Bosch também foi premiada na categoria Equipamentos Domésticos com uma nova linha de aquecedores de água a gás de alta eficiência controlados por um aplicativo. Em 2016, a empresa já recebeu o Prêmio de Inovação CES com o neoSense — uma tela tátil com “haptic feedback”, produto em que as teclas exibidas na tela proporcionam a sensação de tocar botões de verdade.

ii07537

JJ

(71 visualizações, 1 hoje)