A fábrica da Audi que produz o R8 e as versões RS era em Neckarsulm desde 1983. Operava com o nome quattro GmbH (com minúscula mesmo e GmbH correspondente à nossa Ltda.), mas agora passa a se chamar Audi Sport GmbH. Com a liderança de Stephan Winkelmann, a fábrica tem 1.200 empregados.

São quatro áreas de operação. Desenvolvimento e produção do R8 e dos RS, departamento que atua nos trabalhos para clientes que correm de Audi, negócios de personalização pelo programa Audi Exclusive e o gerenciamento dos itens extra-automóvel, a Audi Sport Collection, onde se inserem moda e acessórios pessoais.

O nome Audi Sport foi inspirado pela longa história da marca, quando fazia parte do conglomerado Auto Union na década de 1930, ocasião em que os monopostos P-Wagen de motor V-16 central-traseiro desenhados por Ferdinand Porsche fizeram sucesso em provas europeias e até nos resto do mundo, como Estados Unidos e Brasil (no Circuito da Gávea e em prova do quilômetro lançado na Baixada Fluminense). Na década de 1980, renascida sob o manto do Grupo Volkswagen, a revolução trazida com o modelo Quattro tornou a Audi mundialmente conhecida e desejada.

As categorias de competição que a marca participa são várias, entre elas o DTM (Deutsche Tourenwagen Masters, Copa Alemã de Turismo) e a Fórmula E para carros elétricos. A Audi Sport TT Cup visa revelar novos talentos para as pistas.

A sigla RS é aplicada à versão ou modelo mais potente de cada linha da marca, significando mais potência, dinâmica esportiva e sofisticação, sem abrir mão da capacidade de uso prático diário. O primeiro carro a trazer a sigla RS foi a perua RS 2 Avant, um mito surgido em 1994. Desde então, a subsidiária quattro GmbH foi expandindo sua atuação até chegar à linha atual, abrangendo desde o RS 3 até o RS 7 Sportback.

Nos últimos cinco anos, as vendas dos modelos RS dobraram, auxiliadas pelo R8, modelo com configuração de carro de corrida, mas perfeitamente possível de ser usado no dia a dia, como vimos no II Passeio AUTOentusiastas.

Mais interessante ainda é que nos próximos dezoito meses chegarão ao mercado mais oito modelos, com o número de concessionários indo de 370 para 600 ao redor do mundo até o final de 2017.

A lista completa dos modelos RS é a seguinte:

  • Audi RS 3 Sedan
  • Audi RS Q3, Audi RS Q3 performance
  • Audi RS 6 Avant, Audi RS 6 Avant performance
  • Audi RS 7 Sportback, Audi RS 7 Sportback performance
  • Audi TT RS Coupé, Audi TT RS Roadster
  • Audi R8 Coupé, Audi R8 Spyder
  • Audi S8 plus

JJ

(92 visualizações, 1 hoje)