Depois de lançar o suve T5 no Brasil, no final de fevereiro deste ano e dois meses depois eu ter feito o teste dele “no uso”, a JAC Motors apresentou nesta sexta-feira (18) a versão com câmbio automático CVT. Longamente aguardada por muitos, pois segundo o diretor-presidente da JAC aqui, Sérgio Habib, 75% dos crossovers e suves vendidos no Brasil são automáticos, a versão do T5 com o automatismo proporcionado pelo câmbio CVT deverá fazer muitos olharem com olhos diferentes este chinês que tem tudo menos a “carronalidade” de seu país. Isso quer dizer que de chinês não tem nada.

Frisei isso bastante nos dois textos com linka cima, que recomendo reler ou ler, uma vez que seria redundante falar tudo aqui de novo.

O JAC T5 automático CVT chega com o mesmo preço da versão manual de seis marchas, R$ 69.990 — seu preço definido R$ 5.000 mais, R$ 74.990, mas no começo, como promoção, será vendido pelo mesmo preço do do manual. Até quando, a JAC se absteve de informar.  As versões manual e automática conviverão e a previsão de vendas é 300 veículos por mês.

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A novidade do JAC T5 é o câmbio automático CVT

O câmbio é fornecido pela empresa belga Punch Powertrain e resultou num acréscimo de peso de apenas 10 kg aos 1.210 kg da versão manual de seis marchas, que tem o mesmo número de marchas, só que virtuais. A conexão do motor com o câmbio é por embreagem em banho de óleo.

As trocas de marchas virtuais são feitas pela alavanca seletora trazendo-a da posição D para a esquerda, quando o câmbio entra em modo S e a faixa de relações fica mais estreita e o acelerador fica mais rápido. A partir desse ponto pode-se trocar manualmente. Para sair do modo a alavanca é levada para a direita, voltando ao D. Para voltar ao S, novamente  traz-se  alavanca para mais perto. Tudo fácil e intuitivo. E quando em trocas manuais é indicado no centro do velocímetro a marcha em uso.

A sensação de trocas é perfeita, como se tratasse de um câmbio de relações próximas, embora nas reduções não haja aceleração interina. A ligação mecânica proporcionada pela embreagem contribui para a boa sensação. Quando o motor chega a 6.250 rpm é feita a troca ascendente automaticamente.

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Identificação externa do novo câmbio

A operação automática é boa, permite retomar sem variar logo a rotação, que só aumenta ao se pisar mais fundo no acelerador. Esse aumento provoca invasão do ruído do motor um pouco maior do que seria desejável, menos percebida na versão de câmbio manual.

A última relação do CVT dá uma v/1000 um pouco menor que no câmbio manual, 38,6 km/h contra 41, 9 km/h, o que eleva o giro a 120 km/h de 2.900 para 3.100 rpm. O controlador automático de velocidade, inexistente na versão manual, com comando no raio esquerdo do volante, é fácil de usar.

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O mesmo T5, só mudou o câmbio

A JAC não informou consumo, que deve ser um pouco maior do que com o câmbio manual, que pelo Inmetro é, com gasolina, 9,6/12,2 km/l cidade/estrada, e com álcool, 6,8/8,2 km/l.  O carro que dirigi estava com gasolina e na rodovia dos Bandeirantes, sentido Capital, saindo do km 84, o computador de bordo indicou 10,0~10,5 km/l a 120 km/l, mas sem ar-condicionado. O único problema, de fato, no T5 é o tanque de apenas 45 litros. Pelo menos mais 5 litros seriam bem-vindos.

Elegante, espaçoso e com ótimo porta-malas, e seis anos de garantia, é certeza de tranquilidade, combinado com um rodar confortável e uma excelente estabilidade. Sua dotação de itens de conforto, comodidade e conectividade é elevada, como pode ser visto na lista abaixo em seguida à ficha técnica.

O consumidor que deseja passar ao mundo dos suves tem no JAC T5 uma boa opção considerando tudo o que foi dito nas duas matérias anteriores, e agora, com o CVT, um peso importante a mais na sua decisão.

 

BS

 

FICHA TÉCNICA JAC T5 CVT
MOTOR
Tipo Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador da fase na admissão,  16V, flex
Diâmetro x curso (mm) 75 x 84,8
Cilindrada (cm³) 1.499
Formação de mistura Injeção no duto
Potência (cv/rpm) (G//A) 125/6.000 // 127/6.000
Torque (m·kgf/rpm) (G//A) 15,5/4.000 // 15,7 m·kgf/4.000
Taxa de compressão (:1) 10,0
TRANSMISSÃO
Conexão motor-câmbio Embreagem em banho de óleo
Fornecedor do câmbio/tipo Punch Powertrain (Bélgica)/VT2
Câmbio Transeixo automático CVT, seis marchas virtuais com comando pela alavanca, tração dianteira
Faixa de relações (:1) 2,415 a 0,443 – ré 2,68
Espectro (:1) 5,451
Relações das marchas virtuais (:1) 1ª 2,41~2,28; 2ª 1,51; 3ª 1,00; 4ª 0,83; 5ª 0,65; 6ª 0,52
Relação do diferencial (:1) 5,76
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora, em subchassi
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizador integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tpo Caixa de pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva n.d.
FREIOS
Dianteiros A disco ventilado
Traseiros A disco
Controle ABS, EBD e auxílio à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 6Jx16
Pneus 205/55R16V, inclusive estepe
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico n.d
Área frontal 2,28 m² (calculada)
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.325
Largura 1.765
Altura 1.625
Distância entre eixos 2.560
Bitola dianteira/traseira 1.480/1.475
Distância mínima do solo n.d.
PESO
Em ordem de marcha (kg) 1.220
Carga útil n.d
DESEMPENHO (COM GASOLINA OU ÁLCOOL)
Velocidade máxima (km/h) 192
Aceleração 0-100 km/h (s) 12,3
CAPACIDADES
Tanque de combustível 45 litros
Porta-malas 600 litros
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 máxima (km/h) 38,6
Rotação a 120 km/h em 6ª 3.100
MANUTENÇÃO
Revisões 10.000 km ou 1 ano
Troca do óleo do motor 10.000 km ou 1 ano
Troca do óleo do câmbio 40.000 km

 

EQUIPAMENTOS JAC T5 CVT
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros
Acionamento uma-varrida do limpador da pára-brisa
Ajuste elétrico dos retrovisores externos
Ajuste de altura do banco do motorista
Alarme antifurto
Alças de teto (3)
Antena de rádio impressa no pára-brisa
Apoio de cabeça (3) para no banco traseiro
Ar-condicionado digital e automático
Assistente de partida em aclive
Banco traseiro dividido 60:40 e rebatível
Bancos revestidos em couro com costura vermelha
Barras de teto longitudinais
Câmera de ré
Cintos de 3 pontos retráteis p/ os passageiros do banco traseiro
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de viagem
Controle automático de velocidade com comando no volante
Controle de estabilidade e tração desligável
Desembaçador traseiro
Espelho retrovisor interno prismático
Faróis de neblina
Iluminação do porta-malas
Indicador da marcha em uso quando em manual
Lavador e limpador traseiro, com temporizador
Luz traseira de neblina
Luz de rodagem diurna (DRL) por LEDs
Luzes de leitura dianteiras
Luzes de segurança nas portas
Monitor de pressão dos pneus
Para-sóis com espelho e iluminação
Pisca-3
Porta-óculos
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros
Regulagem de altura do facho dos faróis de lâmpadas halógenas
Repetidoras das setas nos espelhos
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema multmídia Foxconn com conexão HDMI, Bluetooth, MP3, USB, SD card e função Mirror Link em tela tátil de 8 pol.
Terceira luz de freio
Sobretapetes
Tomada 12 V
Travas elétricas com controle remoto, travamento a 15 km/h
Vidro do para-brisa com faixa degradê
Volante com comandos multifunção
Volante revestido em couro
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