Após anos de conversa chega finalmente aos olhos do público o primeiro suve da marca Alfa Romeo, mostrado nessa quarta-feira (16) no Salão de Los Angeles. No plano de sobrevivência da famosa marca italiana de verve esportiva não poderia faltar o tipo de carro mais desejado no mundo hoje em dia. A Porsche que o diga.

O Stelvio chega como ano-modelo 2018, e tem tamanho contido para permitir ótimo comportamento dinâmico, para que os detratores desse tipo de veículo não tenham munição para falar mal da marca.

A arquitetura utilizada para o projeto do Stelvio é a Giorgio, de tração traseira, que  chegou pela primeira vez no mercado no sedã Giulia. No Stelvio será usada de maneira padrão a tração nas quatro rodas, como não poderia deixar de ser.

A versão Quadrifoglio, que identifica os modelos de maior desempenho da Alfa Romeo, é a primeira a ser apresentada em Los Angeles, e vai concorrer numa briga gigantesca com Mercedes GLC, Jaguar F-Pace e BMW X3, entre outros. Não há falta de potência, com 511 cv e 61 m·kgf de torque máximo, provenientes de um V-6 de 2,9 litros com dois turbocompressores, acoplado a uma caixa automática de 8 marchas com troca por borboletas no volante, caso o motorista queira usá-las.

A aceleração informada é de 0 a 100 km/h em quatro segundos, com velocidade máxima de 284 km/h.

O mundo mudou mesmo. Não há dúvida.

JJ

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Publicações Relacionadas