A Volkswagen terá 30 veículos no seu estande de 4.500 metros quadrados — o maior entre todos — no 29º Salão Internacional de São Paulo que inicia nova fase ao se realizar no São Paulo Expo, após 44 anos no Palácio de Exposições do Anhembi. A mostra começa na quinta-feira 10 de novembro e vai até  domingo 20.

A marca terá como mote a filosofia “Inspirada na sua vida” e os veículos ali estarão distribuídos nos temas conectividade, robustez e performance e eficiência energética. O público terá livre acesso a praticamente todos os carros, mesmo aqueles em lançamento, menos nos carros conceituais.

Os carros exibidos serão:

Conceito Golf GTE Sport

golf-gte-sport-15-r  VOLKSWAGEN TERÁ O MAIOR ESTANDE DO SALÃO Golf GTE Sport 15 R

Este Golf (ver também a foto de abertura) é feito utilizando compósito de fibra de carbono em grande parte e movimentado por três motores em um sistema de propulsão híbrido, com 400 cv de potência. O conceito traz sistema híbrido progressivo, em combinação com a tração integral, carroceira leve, ótimo desempenho aerodinâmico e chassi baseado no design do atual Golf GTE, novo cockpit de competição e um conceito de bancos não habitual (duas áreas internas tipo monobloco). No modo elétrico, o carro-conceito roda até 50 quilômetros. O motor 1,6-litro TSI é semelhante ao do Polo R WRC que disputa o Campeonato Mundial de Rali. Ele entrega 299 cv e tem torque máximo de 40,8 m·kgf.  No Golf GTE Sport, ele é assistido por dois motores elétricos: o primeiro (dianteiro) desenvolve 115 cv com torque de 33,6 m·kgf. O segundo fica na traseira e tem a mesma potência, porém com torque de 27,5 m·kgf. O torque total do sistema de propulsão é de 68,3 m·kgf. No modo esportivo “GTE”, todos os três motores trabalham juntos, possibilitando ao Golf GTE Sport acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 s e chegar a 280 km/h.

 

Gol Track

novo-gol-track-1-r  VOLKSWAGEN TERÁ O MAIOR ESTANDE DO SALÃO Novo Gol Track 1 R

A versão de apelo aventureiro traz desenho exclusivo na dianteira, inédita no Novo Gol, e características que auxiliam na condução off-road e ressaltam a sua robustez. A versão Track também oferece o que existe de mais inovador em sistemas de informação e entretenimento no mundo, com o Volkswagen App-Connect. Sua lista de itens de série conta com ar-condicionado, direção assistida hidráulica, vidros dianteiros elétricos e faróis de neblina, entre outros. Disponível em carroceria de quatro portas, o Novo Gol Track é equipado com o motor 1-L de 3 cilindros de 75/82 cv (gasolina/álcool). Em relação ao Novo Gol, a versão Track tem a dianteira totalmente diferenciada e exclusiva (a mesma da nova Saveiro). O capô é mais alto, marcado por quatro linhas de estilo. Os retrovisores e as maçanetas do Novo Gol Track são pintados em preto fosco e nas laterais também estão os adesivos com a inscrição “Track”. As lanternas traseiras são escurecidas e há acabamento em preto na região da placa. As rodas de aço são de 15 polegadas. O interior do Novo Gol Track tem acabamento escurecido no teto, colunas, retrovisor e no para-sol.

 

up! Track

up-track-1-r  VOLKSWAGEN TERÁ O MAIOR ESTANDE DO SALÃO up Track 1 R

O up! Track é uma nova opção para o consumidor de espírito jovem que busca um modelo acessível, com visual aventureiro que realça sua robustez e com extensa lista de equipamentos de série. Edição especial, o up! Track está disponível em carroceria quatro-portas baseada no move up!, seguindo a trilha do Fox Track e do Gol Track. O up! Track também é dotado do motor 1-L de 3 cilindros de 75/82 cv, com combinado com câmbio manual de cinco marchas. O up! Track traz visual incrementado por detalhes como emblemas alusivos à versão nas laterais das portas traseiras; apliques sob os para-choques dianteiro e traseiro em efeito cromado; seções centrais dos para-choques dianteiro e traseiro na cor preta; moldura nas caixas de rodas e nas laterais; capas de espelhos retrovisores em preto Ninja e maçanetas das portas em preto fosco. Os faróis têm máscara escurecida. As calotas das rodas de 14” têm desenho “Bristol”. O interior traz ambientação escura (teto, coluna, para-sóis e retrovisor), o que confere ao modelo um toque esportivo.

 

CrossFox “Urban White”

crossfox-urban-white-6-r  VOLKSWAGEN TERÁ O MAIOR ESTANDE DO SALÃO CrossFox Urban White 6 R

O CrossFox passará a contar com a série especial “Urban White”, que traz visual externo com elementos diferenciados, cor inédita e conteúdo exclusivo associado a atraente relação custo-benefício. A série especial CrossFox “Urban White” começa a chegar às concessionárias Volkswagen em novembro. O modelo foi desenvolvido com base na configuração do CrossFox mais desejada pelos consumidores no que se refere a cor externa, acabamentos e equipamentos. Além disso,  a série marca a estreia de itens como o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, uma tecnologia exclusiva na categoria. O CrossFox “Urban White” é ofertado na cor “branco Puro” (inédita na linha Fox). Essa tonalidade sólida está disponível atualmente na linha Golf e nos modelos importados da Volkswagen.

 

Golf TSI 1-L EA211

ASCII  VOLKSWAGEN TERÁ O MAIOR ESTANDE DO SALÃO Golf Comfortline TSI 1 R

A Volkswagen dá um passo que novamente revolucionará o mercado nacional com a chegada do Golf com motor TSI 1-L flex de 3 cilindros. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o modelo é o primeiro hatchback médio a oferecer o que há de mais moderno em tecnologia para motores. Disponível na versão Comfortline e com câmbio manual de 6 marchas, o Golf estará à venda nas mais de 600 concessionárias da marca a partir de novembro. O motor é produzido na fábrica de motores VW em São Carlos, no interior de São Paulo. Da família EA211, desenvolve potência de 116/125 cv e elevado torque máximo de 20,4 m·kgf, com gasolina ou álcool. O Golf alia todas as qualidades que tornaram o hatch a referência do segmento em termos de construção perfeita em todos os detalhes, tecnologia, segurança, equipamentos, dirigibilidade e desempenho, ao motor que se tornou um marco na indústria automobilística nacional: o TSI Total Flex é o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível em combustível produzido no Brasil.

 

Golf Variant 1,4-L de 150 cv

golf-variant-6-r  VOLKSWAGEN TERÁ O MAIOR ESTANDE DO SALÃO Golf Variant 6 R

A  moderna e inovadora camioneta de uso misto (station wagon) chega à linha 2017 com novidades. A Golf Variant passa a contar com motor 1,4 TSI flex de 150 cv e 25,5 m·kgf, independente de se com gasolina ou álcool, em suas duas versões: Comfortline e Highline. O comando de voz, acionado pelo volante multifuncional, agora é item de série em todas as configurações. A oferta de rodas de alumínio também é nova. Tanto na versão Comfortline quanto na Highline, o motor 1,4-L TSI agora é associado exclusivamente ao câmbio automático epicíclico Aisin de 6 marchas com função Tiptronic, que permite trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou por borboletas. A Golf Variant acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcança 207 km/h com álcool; gasolina, 9,2 s e 206 km/h. Um dos pontos altos da Golf Variant é a capacidade do porta-malas: 605 litros até o nível do encosto do banco traseiro.

 

Tiguan 1,4 TSI

tiguan-1-4-4-r  VOLKSWAGEN TERÁ O MAIOR ESTANDE DO SALÃO Tiguan 1

Com foco na relação custo-benefício, a novidade chega equipada com motor 1,4 TSI de 150 cv, tração 4×2 e câmbio robotizado dupla-embreagem de seis marchas e tração dianteira, conjunto que alia elevado desempenho e baixo consumo de combustível. Mas a versão 2-L com tração integral sob demanda 4MOTION continua a ser oferecida aos clientes brasileiros. O crossover Tiguan 1,4 traz itens exclusivos e conteúdo de série diferenciado. As barras de teto, molduras das janelas e faixas laterais, por exemplo, são pretas, destacando a robustez do modelo. O modelo 4×2 é 84 kg mais leve do que a versão 2-L com tração 4MOTION. O torque máximo é de 25,5 m·kgf já disponíveis a 1.500 rpm. O câmbio propicia trocas sem interrupção de potência e oferece conforto com esportividade ao ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcançar 195 km/h. São números que reforçam a posição do Tiguan como um dos crossovers de melhor desempenho.

 

Os três pilares

Conectividade – A Volkswagen foi a primeira marca no Brasil a oferecer um veículo equipado com sistemas de infotenimento com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que permite o espelhamento de celulares com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Além disso, a marca, em linha com a mais alta tecnologia, foi pioneira no segmento de automóveis ao oferecer o Virtual Experience: uma experiência imersiva no formato de “realidade virtual” (foto abaixo), que proporciona ao usuário realizar uma visita com vista de 360 graus a um showroom virtual – pelo celular, tablet ou acessório VR (Realidade Virtual). Em seguida, a fabricante lançou uma segunda experiência com vista de 360º, desta vez testando o Jetta 1,4 TSI na companhia de Rubens Barrichello, outra ação inovadora no segmento no Brasil. O tema conectividade terá um espaço específico no estande, com várias atrações para o público, que poderá entrar nos carros equipados com os sistemas de infotenimento e testar uma das tecnologias mais avançadas de espelhamento de celular disponível no mercado nacional.

up-holoview_1-r  VOLKSWAGEN TERÁ O MAIOR ESTANDE DO SALÃO up Holoview 1 R

Desempenho e eficiência – A Volkswagen é a fabricante com a maior oferta de veículos equipados com motores que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor — recursos que formam a base da tecnologia TSI, praticando o downsizing (redução da cilindrada com excelente desempenho) na sua melhor forma, para grande prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu consumo de combustível extremamente baixo, com alta potência desde baixas rotações. E para provar na prática essa tecnologia, a Volkswagen preparou a “Arrancada TSI”, uma área na parte externa para realizar exercícios com modelos com a tecnologia TSI, envolvendo nacionais e importados como up!, Jetta, Golf, entre outros, nos quais os convidados poderão pisar fundo e acelerar o carro em uma reta.

Robustez – Uma das picapes médias mais avançadas no mercado, a Amarok terá destaque no Salão do Automóvel. A “Estação da Amarok” contará com uma estrutura especialmente montada para testar a sua robustez e tecnologia. O primeiro exercício ocorre em uma rampa, testando os ângulos de entrada e de saída, além do amplo vão livre da picape. Nesse exercício será mostrado também o assistente de partida em rampa, recurso que, em aclives acima de 5%, mantém o veículo freado por até 2 segundos após o motorista aliviar o pedal do freio. Na estação “Iron Track” também haverá um segundo exercício, que faz com que duas rodas da Amarok fiquem suspensas, mostrando a eficiência da tração 4MOTION, a rigidez torcional da carroceria e o funcionamento do bloqueio do diferencial.

 

BS

Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Publicações Relacionadas

  • Fórmula Finesse

    Queria ver um conceito – “na boca do forno da fábrica” – como um UP Tsi com os ajustes do motor do Golf 1,0(turbina nova, mais pressão…etc), e com as relações de marchas não tão longas como no Up normal, seria um pequeno esportivo fantástico.

  • Pablo Lopes

    Bob, muito obrigado pelas informações passadas! E parece que estão fazendo de tudo pra tornar HOMENS em CRIANÇAS novamente, graças aos brinquedos!!! Difícil vai ser decidir por apenas 1!!!

  • Caiton, isso mesmo.

  • Gustavo73
  • marcio pessoa, certamente, vou ver se a VW tem esses dois modelos na frota de carros de teste. O Josias não é dos editores mais frequentes, mas, coincidentemente, amanhã tem matéria dele.

  • Mauro Schramm

    Tenho a impressão de que a única novidade da VWB no Salão é o Golf 1.0 TSi. E nem é tão novidade assim, visto que foi apresentado um bom tempo antes do evento paulistano. Carros clássicos e protótipos/conceitos são puro diversionismo, em minha opinião.