Grupo Piaggio desembarca no Brasil trazendo na bagagem quatro modelos da icônica Vespa, iniciativa do Asset Beclly, empresa brasileira de fomento à atividade empresarial. Inova no lançamento dos scooters com iniciativa diferente das tradicionais concessionárias, apostando no conceito de boutiques, incorporando atmosfera passional pela marca e o Italian life style associando a tecnologia ao vintage. As boutiques disponibilizarão produtos e acessórios da marca com espaço interativo para experiências de direção e garupa, com auxílio de profissionais aficionados por motocicletas auxiliando na escolha de modelos, cores e respectivas combinações para forração dos bancos.

Ousado, o scooter não pretende competir com os adversários disponíveis no mercado, tem público-alvo no intermediário entre motocicletas mais baratas de uso comercial e as de passeio ou street de uso pessoal de alta cilindrada.

Para comemorar a retomada das vendas no Brasil, os primeiros mil exemplares, feitos a partir da versão Primavera 150, terão mimos como plaqueta numerada de 0 a 1000 com personalização da bandeira do Brasil impressa e adorno na lateral com as cores da bandeira da Itália, e placa nominal marcando o produto limitado. Vendas a partir de 10 de outubro pelo site www.vespabrasil.com.br  os valores estarão disponíveis no mesmo endereço a partir de 9 de outubro.

Vespa 946 – batizada com tal número relembra a produção do primeiro scooter no mundo, pela Piaggio em 1946, estará disponível no Brasil em edição comemorativa dos 40 anos da Emporio Armani, marca tradicional da cultura italiana, traz combinação em tons de cinza fosco e tons sutis de verde perceptíveis apenas em certas condições de luz.

Primeira boutique em 22 de outubro no shopping JK Iguatemi, São Paulo, e proposta é de inaugurar mais oito até o fim deste ano, outras 10 em 2017 e 22 2018, quando da produção nacional, sem definir local.

Solução de mobilidade, Mercado premium, Valor e diferenciação do produto, Inovador, elegante, ousado, atemporal, icônica, estas foram palavras repetidas exaustivamente pelos executivos Santo Magliacane e Longino Morawski, adjetivos caracterizadores de produto diferenciado, sem valor divulgado, forçando especulação sobre valor em comparação ante produtos disponíveis no mercado. Morawski é uma referência no setor. Foi comercial na Toyota, fez e geriu o projeto de implantanção da Harley-Davidson no Brasil.

 

Quem é Quem

 primavera-r  VESPA É ARRIVATA IN BRASILE! Primavera R primavera-sprint-r  VESPA É ARRIVATA IN BRASILE! Primavera Sprint R 946fa-r  VESPA É ARRIVATA IN BRASILE! 946FA R gts-300-r  VESPA É ARRIVATA IN BRASILE! GTS 300 R
MODELOPrimaveraPrimavera Sprint946EAGTS 300
125 c 150 c 125 cm³ 300 c
MotorMonocilíndrico, 4 tempos, com injeção eletrônica
Diâmetro x Curso52 x 58,6 mm58 x 58,6 mm58 x 58,6 mm75 x 63 mm
Cilindrada124,5 cm³154,8 cm³124,5 cm³278 cm³
Potência10,7 cv/7.700 rpm12,9 cv/7.750 rpm10,7 cv/7.700 rpm22,3 cv/7.500 rpm
Torque1,06 m·kgf a 6.000 rpm1,30 m·kgf a 6.500 rpm1,06 m·kgf a 6.000 rpm2,24 m·kgf a 5.000 rpm

 

Roda-a-Roda

Entrosamento – No Salão de Paris, Daimler e Aliança Renault-Nissan comemoraram sete anos de cooperação: padronização de equipamentos, redução de custos, participação em novos segmentos, fábrica de uma fazendo carros com emblema da outra. Ao mercado brasileiro primeiro produto será picape argentino feito na Renault, como Nissan, Renault e Mercedes.

Bang-Bang – Donald Trump em campanha à presidência dos EUA ataca a Ford por transferir produção de CMax e Focus ao México, exportado empregos. Ford contesta: não haverá perda de lugares pois haverá substituição de produtos.

Bronco – Crê-se empresa aproveite base do Everest ora extinto na Austrália como SUV sobre chassis do Ranger, fazendo terceira geração do Bronco.

Porquê – Mudar para o México, fazer nova fábrica, tem explicação numérica: custos menores e fato de o país ter acordos comerciais com 40 mercados, tornando-se base de exportações.

Caros – Mudança de governo na Argentina, ajustes, realidade do dólar, impostos, diz o jornal Ambito Financeiro, transformaram automóveis nos mais caros da parte Sul com 55% de impostos aos leves! Tudo subiu de preço na Argentina, incluindo turismo.

Global – Produto insólito no distante Mercosul, picape Amarok iniciou ser feito na Argentina em 2010. Percalços como direção automobilística inadequada; falta de transmissão automática; má vedação a abrasivos externos na correia de distribuição mostraram, impor fórmulas exógenas em terra alheia nem sempre dá certo.

Nova – Final do ano, renovará estilo, frente, grupo óptico, mais infodiversão e, novidade maior, motor V-6, 3.000 cm³, diesel com potências disponíveis entre 163, 204 e 224 cv. Neste, maior torque da categoria, impactantes 56 m·kgf.

Mais – Curiosidade, matriz VW ajustou com empresa do Equador montar kits argentinos — 2.000/ano para seu mercado e exportar à vizinha Colômbia. Mais interessante, VW EUA pressiona matriz para produzi-lo a seu grande mercado.

Trava – Vésperas de lançamento de novo motor diesel, 3 cilindros, para automóveis, Toyota sustou planos. Demanda de tais motores pararam em aproximadamente 50% da frota em 2015 com problemas legais dos motores VW, e iniciaram cair. Toyota é 25% das vendas europeias de diesel.

Toro SUV – Fiat testa os protótipos finais disfarçados, no jargão do setor ditos mulas, para novidade próximo ano. Com pouco investimento fará do Toro um utilitário esporte com três fileiras de bancos e 7 lugares.

Ocasião – Produto oportunoso, feito sobre a plataforma Small Wide, coisa mágica vestida por utilitário esporte Renegade, picape Toro, Jeep Compass em dias de lançamento — e como descrito pela Coluna —, e a nova versão do Toro.

… II – Não concorre com os demais, exceto o segmento de clientes com picape como carro de passeio, será opção ao importado Freemont, em fim de ciclo. Fábrica tergiversa, mas crença é de lançamento próximo ano.

Festa – BMW comemora dois anos de sua fábrica em Araquari, SC, e 25 mil veículos para mercado doméstico e exportações. Flexível, permite fazê-los veículos com diferentes plataformas, como os seis modelos atualmente: Série 1; 3; X1; X3; Minis Countryman e X4.

De corrida – Porsche 911 GT3 Cup, carro de corridas feito em série recebe encomendas para entrega em 2017. Motor traseiro H-6, 4 litros, injeção direta, faz 485 cv. Agrega perfumarias mecânicas para aumentar duração do motor, como centrífuga para retirar espuma do óleo, acionamento de válvulas com alavancas montadas rigidamente, sem compensação hidráulica de folga.

Mais – Aros 18 com fixação central, pneus slick Michelin de 270 mm de seção para dianteiras e 310 mm, para traseiras. Pesa apenas 1.200 kg, redução de peso obtida com aplicação de aços leves e alumínio. Custa 189.900 euros.

foto-legenda-01-coluna-4116-porsche-911-gt3-cup-r  VESPA É ARRIVATA IN BRASILE! Foto Legenda 01 coluna 4116 Porsche 911 GT3 Cup R 1

Porsche 911 GT3 Cup, carro de corrida feito em série (foto divulgação Porsche)

Se fué – Renault em Córdoba, Argentina, encerrou produção do Clio com 549.548 unidades, encerrando ciclo iniciado há 16 anos no Brasil. Em seu lugar o novo veículo de atividades de lazer Kwid feito no Brasil. Espaço industrial aberto será preenchido com picape para Nissan, Renault e Mercedes.

Jogo Duro – África, a agência de propaganda da Mitsubishi, conseguiu colar adjetivo nos novos picapes All New L200 Triton Sport: casca dura. Passa a ideia de resistência, diferenciando-o dos concorrentes acomodados em ser picapes finesse. Fez super produção para lançamento, incluindo trailer de 45 segundos

Confusão – Chama-o Watermopiasgrado, união das maiores batalhas de todos os tempos. Conclusão é, nem todos os cascas grossas de todos os tempos detiveram a nova L200 e suas inovações, como motor diesel em alumínio, menor cilindrada, maior potência, carroceria nova, maior espaço interno.

P’ra cima – Em tempos de queda recorde no mercado de caminhões, 45%, modelo Actros da Mercedes, cresceu 86% neste ano em relação a 2015.

Mais equipado e caro, foi nacionalizado com a incorporação de sistemas demandados pelos caminhoneiros.

foto-legenda-02-coluna-4116-mercedes-actros  VESPA É ARRIVATA IN BRASILE! Foto Legenda 02 coluna 4116 Mercedes Actros

Mercedes Actros, camionhoneiro sugere – e compra (foto divulgação Mercedes-Benz)

Foi-se – Revenda Ford Cancella, com base em Ituiutaba, MG e cinco filiais periféricas, fechou as portas após 87 anos de operação. Era a mais antiga da marca. Nota oficial culpa o caos automobilístico, instabilidade econômica agravada pela insegurança político-governamental, mudanças radicais nas operações, pressões de toda ordem.

Igual – Nada novo: mercado em queda, despesas difíceis de honrar, desconto sobre as margens de lucro e fabricante nem sempre sensível. No período Dilma 1.200 revendas foram fechadas e 124 mil empregos extintos.

Vitória – Em outubro ação positiva nos aviões da Azul. As Vitoriosas, como chamadas as senhoras que venceram o câncer de mama, ligadas à Femama, entrarão em diversas aeronaves em 10 cidades do país para dar dicas de detecção precoce da doença e contar histórias de superação. Prevê audiência esclarecida de 35 mil clientes.

Retorno – Fulgurante marca alemã — 1929-1963 — Borgward voltará. Christian, neto do fundador Carl, desenvolveu projeto e acertou-se com chinesa BAIC, para produzir o SUV Premium com a marca. Curiosamente será apresentado em Buenos Aires, durante a Autoclásica, sua estelar exposição de antigos. Marca quase veio para o Brasil no projeto JK. Diz-se, produção em 2017.

foto-legenda-03-coluna-4116-borgward  VESPA É ARRIVATA IN BRASILE! Foto Legenda 03 coluna 4116 Borgward

Borgward: origem alemã, design suíço, produção chinesa, lançamento argentino

180 graus – Auto Union Automóvel Club de Argentina e Circulo Auto Union del Uruguai guinaram em 180o. e, em vez de Punta del Este, fizeram encontro da marca em Colonia del Sacramento, espécie de Paraty à beira rio, no Uruguai.

Tripartite – Presença de argentinos — basta atravessar o Rio da Prata —, uruguaios e alguns brasileiros. Se o pessoal — alô Flávio Gomes —, organizador do Blue Cloud, encontro da marca onde habitualmente reúne uma centena dos carros da marca, combinar com os Hermanos dá para fazer coisa de porte.

História – Enquanto no Brasil a Vemag montou quase 120 mil Auto Union, a Automotriz Santa Fé, na Argentina, marcou quase 20 mil. Atrativo, o Fissore deles, coupé esportivo, nada a ver com o nosso, foi montado em desconhecido total. Aqui os Fissore foram 2.489.

foto-legenda-04-coluna-4016-fissore-argentino  VESPA É ARRIVATA IN BRASILE! Foto Legenda 04 coluna 4016 Fissore argentino

Fissore argentino

 

Toyota dá acesso a patentes para uso de hidrogênio

Poderosa, formadora de opiniões, referência, a indústria automobilística concluiu há alguns anos sobre a necessidade de se aproximar da sociedade, mostrar face utilitária, assumir compromissos em nome de relação de confiabilidade. Na prática, diferenciar-se de outros pelo argumento da utilidade social. Algumas empresas têm ações tópicas como plantar pequenas áreas. Outras, projetos grandes de geração de oxigênio pelo plantio de grandes extensões, ou atividades objetivas como criação de parques de energia eólica ou construção de centrais hidrelétricas.

foto-legenda-06-coluna-4016-ricardo-bastos-c  VESPA É ARRIVATA IN BRASILE! Foto Legenda 06 coluna 4016 Ricardo Bastos CSenso geral é tratar o tema com um enlace nas atividades, coisa intrínseca, nada periférica, planejada de modo a envolver-se com a sociedade. Uma das vertentes é a democratização do conhecimento, e bom exemplo desta postura foi dada pela Toyota, hoje maior das fabricantes mundiais de veículos. Informação de Ricardo Bastos (foto ao lado), presidente da Fundação Toyota, dá conta da liberação de cinco mil patentes da marca para uso de hidrogênio como combustível da mobilidade.

O ato, considerado na especialidade um passo à frente, diferencia a empresa, dá exemplo e instiga outras a segui-la, criando plataformas e infraestrutura para dividir conhecimentos com a sociedade. Para o executivo, “Investir na conservação ambiental, na formação de cidadãos e em tecnologias transformadoras é prezar pela biodiversidade. É essencial que a indústria perceba sua responsabilidade no crescimento sustentável. Vamos continuar dividindo com a sociedade nossos ensinamentos em busca de uma sociedade harmoniosa e equilibrada”.

 

RN

Esta coluna teve a colaboração de Rafael Linhares

A coluna “De carro por aí” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Sobre o Autor

Roberto Nasser
Coluna: De carro por aí

Um dos mais antigos jornalistas de veículos brasileiros, dono de uma perspicácia incomum para enveredar pelos bastidores da indústria automobilística, além de ser advogado. Uma de suas realizações mais importantes é o Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, verdadeiro centro de cultura automobilística.

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  • C. A. Oliveira, nos scooters atuais os pés não têm nenhuma função, portanto não há inconveniente em mulheres usarem esse tipo de calçado para dirigi-los.

  • Arruda, não é bem assim. Uma das grandes vantagens dos scooters é estimular o conduzir tranquilo em pequenos percursos.

  • Mineirim

    Aquela Vespa GTS 300 deve voar! 22 cv na motoneta.

    • vstrabello

      Achei show de bola a cor preta na Vespa 946EA. Imagina com o setup de motor da GTS300!

  • Eduardo Palandi

    Quando estive em Roma, o que eu mais via eram as (lindas) meninas locais a pilotar scooters com saltos desse tamanho… ou maiores! Eram apaixonantes (tanto as moças quanto os scooters).

    • Eduardo, foi tal a febre de scooters na Itália nos anos 50, especialmente Vespas, que se criou o verbo vespizzare! O desenho da Vespa era realmente sensacional, obra-prima do engenheiro Corradino D’Ascanio. Um dos pontos altos era ser monobloco, não tinha quadro. Outro, o motor-câmbio transversal, não havia par de engrenagem cônica, tudo engrenagens cilíndricas, de pouca perda. E por ter rodas de 8″ havia o providencial estepe.

  • Leonardo Mendes

    Ainda hoje me custa entender os motivos que levaram a Vespa a sair do Brasil nos anos 80.
    Segundo veículo de duas rodas mais vendido no país, deixando a Yamaha para trás (o que, convenhamos, não era nada difícil dada a letargia da marca dos três diapasões até um tempo atrás), do nada, PUF, sumiu.

    Os mais clássicos, como eu, vão lembrar da moda de instalar toca-fitas automobilísticos nas Vespas, usando o porta-luvas dianteiro para acomodar o aparelho e os alto-falantes.

    • Leonardo, somos dois. A minha era 1959, 150 cm³, 6 cv, 3 marchas. Como andava bem! E o que cabia de coisa no “porta-malas” esquerdo não era brincadeira. A minha ainda não tinha bateria.

  • Marcio

    Só faltou “encrespar” com o capacete aberto da moça, também por ela estar de vestido e não com uma jaqueta de cordura ou couro, joelheiras de fibra de carbono, um coletinho reflexivo, placa da moto decalcada no capacete com selo do Inmetro, luvas que cobrem até a ponta dos dedos, anteninha para cortar linha com cerol e um adesivão VR46 na lata.

  • Rogério Ferreira

    Vespa é charme, e uma bela mulher pilotando uma, é mais charme ainda, exatamente como essa bela italiana da foto. Nem precisou dispensar o salto.