Unimog é acrônimo de  Universal-Motor-Gerät, máquina motorizada de aplicações universais em alemão.

Pois há 70 anos foi realizado o primeiro teste de rua do “Protótipo 1” do Unimog. Conduzido por florestas, em estradas irregulares da Alemanha, o veículo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar os alemães a aumentarem a produtividade agrícola no período pós-Segunda Guerra Mundial.

Desde então, nenhum outro veículo comercial no mundo consegue operar com tamanha versatilidade, seja como reboque, trator, caminhão, veículo de combate a incêndios e exploração,  locomotiva, ônibus, máquina de operação e uso militar.

O ano de 1945 foi fundamental para o desenvolvimento do Unimog. O engenheiro Albert Friedrich retornou para Stuttgart-Untertürkheim em junho daquele ano, e queria ajudar na reconstrução da Daimler-Benz AG no período pós-guerra, contribuindo com a construção de uma máquina agrícola motorizada.

Em agosto deste mesmo ano, outro engenheiro da Daimler-Benz AG subordinado a Friedrich desenhou o primeiro esboço do Unimog. A figura foi revisada e, em um mês, foi apresentada à diretoria da empresa, que, entretanto, demonstrou pouco interesse pelo projeto. Após essa decisão, o esboço foi apresentado à  “Comissão de Controle da Produção”, autoridade militar dos Estados Unidos na região, com pedido de permissão para fabricar dez veículos de teste. Essa aprovação foi concedida no dia 20 de novembro de 1945 pelo responsável pelo “Grupo de Alimentos e Agricultura” da zona de ocupação dos britânicos e americanos.

Início do plano básico, em 1946

Ainda em 1945 o engenheiro conseguiu colocar prática o projeto. Friedrich passou a liderança do desenvolvimento do veículo para seu antigo subordinado, o projetista Heinrich Rössler, no dia 2 de janeiro de 1946. Em poucas semanas um novo plano geral foi desenvolvido, com o motor e a caixa de mudanças posicionados diretamente à direita da linha central do veículo. Isso significava que os tubos de torque — envolvem as árvores de transmissão — podiam ficar em ângulos retos com relação aos eixos. Como resultado, somente quatro juntas propulsoras eram necessárias no chassi. Esse foi um desenho inovador, que ainda é usado no Unimog nos modelos U 4023/U 5023.

Entre janeiro e março de 1946, a definição da “máquina multifuncional motorizada” também foi concluída. Era uma máquina que atingia velocidade máxima de 50 km/h (o dobro da velocidade que os tratores conseguiam andar), tinha eixos com amortecimento pneumático, tração em todas as rodas com bloqueio do diferencial na dianteira e traseira, freios nos eixos traseiro e dianteiro, apresentava desenho do chassi similar aos dos automóveis e caminhões e contava com uma cabine fechada com bancos acolchoados.

Na área de utilização de carga, o Unimog contava com área auxiliar de carga sobre o eixo traseiro com capacidade de 1 tonelada, a distribuição era de 2/3 do peso da carga no eixo dianteiro e 1/3 no eixo traseiro e ainda era possível fixar implementos, e puxá-los por meio de tomadas de força na dianteira, traseira e/ou no meio do veículo.

Extensas aplicações

Em março de 1946, Hans Zabel de Gaggenau, que fazia parte do projeto desde o início, firmou o termo Unimog. Até 1954, esse veículo podia ser utilizado para 66 diferentes aplicações agrícolas. As mudanças e progresso técnico foram companheiros constantes de Hans durante toda a história do Unimog. Até o momento, já existiram 30 modelos de diferentes séries e quase 400.000 veículos foram vendidos.

Linha Unimog 2016

É difícil encontrar um desafio no mundo que o Mercedes-Benz Unimog não seja capaz de enfrentar, seja no deserto de Gobi, na tundra e taiga da Sibéria ou em alguma estrada quente do vulcão Vesúvio.

Graças ao motor Euro VI do Unimog localizado no meio do veículo para enfrentar terrenos extremamente difíceis, o deslocamento do chassi está ainda mais para trás, e isso significa que o seu centro de gravidade ficou mais baixo e ao mesmo tempo proporciona uma grande distância do solo, otimizando ainda mais a dirigibilidade em operações fora de estrada. As articulações do eixo, atingindo até 30 graus, são possíveis devido à tecnologia de tubo de torque em conjunto com molas helicoidais.

Além disso, há uma capacidade de atravessar áreas alagadas com profundidade de 1,20 m e a inclinação lateral pode chegar a 38 graus. A condução em situações extremas com a tração em todas as rodas engatada é auxiliada pelos bloqueios dos diferenciais e pelo sistema de controle de pressão dos pneus “Tirecontrol Plus”. Ele pode simplesmente ser selecionado pelos botões de seleção no volante para a respectiva aplicação por meio dos modos Estrada, Areia e Estrada Irregular. A linha Unimog é equipada com modernos motores Euro VI com potência de até 303 cv.

Quando se trata de manutenção, diagnósticos ou reparação, o Unimog também oferece cobertura completa. Oficinas autorizadas especializadas na linha prestam assistência técnica em mais de 650 postos de serviço localizados em mais de 130 países, enquanto ofertas de serviços especiais e financeiros completam o pacote.

JJ



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