O fim de semana do GP da Malásia mostrou a Ferrari caindo ainda mais na classificação do Campeonato dos Construtores, cortesia da dobradinha de Daniel Ricciardo e Max Verstappen, e o mercado de pilotos destravando depois que o mexicano Sérgio Pérez anunciou que continuará equipe Force India por mais um ano. No Brasil, o empresário Fernando Monteiro anuncia para o próximo dia 23 a inauguração do Autódromo Internacional da Paraíba, a 42 quilômetros da capital João Pessoa.

A corrida em Sepang teve bons momentos de interesse: o apagar das luzes vermelhas demorou tanto que o espanhol Carlos Sainz admitiu que chegou a pensar que a largada seria abortada. A caminho da primeira curva os dois Sauber se atrasaram, aparentemente com problemas na embreagem, pane que ajudou a amenizar as consequências de um choque entre Sebastian Vettel e Nico Rosberg. O alemão da Ferrari acertou no pneu traseiro do Mercedes do compatriota e quebrou a suspensão dianteira esquerda do carro italiano. Após a corrida Vettel se desculpou com Rosberg, que por causa do acidente caiu para último; andando forte e com alguma dose de azar do seu companheiro de equipe (Hamilton abandonou com motor quebrado), Rosberg ficou em terceiro e aumentou sua vantagem na liderança do campeonato.

m42813_d326345  FERRARI CAI, MERCADO SE DEFINE M42813 D326345

Problema logo na largada, Rosberg e Vettel se tocam

Foi a quarta corrida que Vettel não termina este ano, o que colaborou para Ferrari cair ainda mais na classificação do Campeonato dos Construtores, onde agora ocupa a terceira posição, 43 pontos atrás da Red Bull. Se a vitória foi da equipe principal da marca austríaca, a francesa Renault tem motivos para comemorar: Jolyon Palmer terminou em décimo e marcou o primeiro ponto no campeonato, oitavo da marca nesta temporada. Não se sabe se isso ajudará a aumentar as chances de o inglês permanecer na equipe por mais um ano, mas o mercado voltou a se movimentar neste fim de semana.

jolyon-palmer_foto_renault__lf17506  FERRARI CAI, MERCADO SE DEFINE JOLYON PALMER FOTO RENAULT  lf17506

Jolyon Palmer da Renault terminou em 10º e marcou seu primeiro ponto no campeonato

Um dos lances mais importantes nesse sentido aconteceu longe do cenário do GP da Malásia, prova que valeu como 16a etapa do Campeonato Mundial de F-1 e cujos resultado completo você vê aqui. No autódromo de Imola o canadense Lance Stroll conquistou o título de Campeão Europeu de F-3, passo importante para ser confirmado na equipe Williams em 2017. No mesmo dia, em Sepang, o mexicano Sérgio Pérez anunciou que disputará mais uma temporada pela equipe Force India e ontem o americano Alexander Rossi divulgou que irá disputar a temporada 2017 da F-Indy pela equipe Andretti, em um time gerenciado por Bryan Herta.

Stroll é o primeiro piloto norte-americano a vencer o Europeu de F3 (Foto FIA EuroF3)  FERRARI CAI, MERCADO SE DEFINE 2016 FIA F3 09 Suer 3340

Stroll é o primeiro piloto americano a vencer o Europeu de F-3 (Foto FIA EuroF3)

Ainda estão em aberto vagas na equipe Williams (Valteri Bottas deve ser confirmado para mais uma temporada), Toro Rosso (Carlos Sainz deve continuar e há dúvidas quanto à permanência de Daniil Kvyat), Haas (nenhum piloto confirmado, mas é provável que Estebán Gutiérrez deixe a equipe) e na Renault, Manor e Sauber o quadro é bastante volátil. O campeonato Mundial de F-1 prossegue domingo, com a disputa do GP do Japão, em Suzuka, onde o cenário poderá ficar mais esclarecido.

 

Interlagos privatizado

A vitória de João Dória Jr nas eleições para a Prefeitura de São Paulo deverá ter impacto direto no automobilismo paulistano e, por tabela, brasileiro. O empresário paulista confirmou que entregará a gestão do autódromo à iniciativa privada e que prepara o edital necessário para a a concorrência que determinará as bases do negócio. Atualmente o Autódromo José Carlos Pace é explorado de forma pouco transparente para a prática de esportes a motor e regularmente é alugado para a realização de shows e eventos diversos em exacerbado prejuízo à prática do automobilismo regional. Espera-se que o vereador Mário Covas Neto — campeão brasileiro de Stock Light e kartista vitorioso em seus tempos de piloto —, atue a favor dos interesses do automobilismo. Covas Neto foi o vereador mais votado do PSDB em São Paulo, é tio do vice-prefeito recém-eleito Bruno Covas e figura proeminente nesse partido.

“O Autódromo de Interlagos é um patrimônio da cidade e deve ser preservado” declarou Zuzinha (Como Covas Neto é conhecido nas conversas de pista) à coluna. “Tanto que tendo em vista o bem histórico, cultural e social do espaço, sou coautor do pedido de tombamento do autódromo, assinado em dezembro de 2014 também pelos vereadores Floriano Pesaro e Andrea Matarazzo e enviado ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo.”

autodromo-interlagos-obras_231015_foto_josecordeiro_01221  FERRARI CAI, MERCADO SE DEFINE Autodromo Interlagos obras 231015 Foto JoseCordeiro 01221 1

A reforma da área dos boxes em Interlagos não termina nunca: inexplicável

Decisão da prefeitura paulistana publicada no Diário Oficial de 26 de setembro liberou cerca de R$ 48 milhões para a empresa SPTuris investir no autódromo paulistano em função de necessidades decorrentes da realização do GP do Brasil de F-1. Esse valor deve ser aplicado nos próximos seis meses. Supõe-se que os valores sejam destinados à longa e pouco explicada reforma da área dos boxes, embora haja rumores de que o circuito seja recapeado inteiramente.

A medida não impediu que ao divulgar o calendário de 2017 a Federação Internacional do Automóvel (FIA) deixasse a data do GP do Brasil marcada com o asterisco que indica a condição de evento a ser confirmado. Situação semelhante aflige os GPs do Canadá e Alemanha, o primeiro pelas limitações do paddock local e o segundo pela queda de interesse do público alemão. A temporada vai começar mais tarde que o normal, o que foi entendido como forma de permitir mais tempo de testes para as equipes acertarem os carros que estarão sujeitos a um novo regulamento técnico. As datas anunciadas são as seguintes:

26/3 – Austrália
9/4 – China
16/4 – Bahrein
30/4 – Rússia
14/5 – Espanha
28/5 – Mônaco
11/6 – Canadá*
18/6 – Azerbaijão
2/7 – Áustria
9/7 – Grã-Bretanha
23/7 – Hungria
30/7 – Alemanha (Hockenheim)*
27/8 – Bélgica
3/9 – Itália
17/9 – Malásia
1/10 – Cingapura
8/10 – Japão
22/10 – EUA
5/11 – México
12/11 – Brasil*
26/11 – Abu Dhabi

O asterico (*)  indica “Evento Sujeito a Confirmação”

 

Paraíba tem autódromo

O empresário Fernando Monteiro inaugura no próximo dia 23 o circuito intermediário do Autódromo Internacional da Paraíba, com percurso de 3.024 metros e onde será disputada a segunda etapa da Copa Nordeste de Marcas e Protótipos. Situado no município de São Miguel de Taipu, a 42 km de João Pessoa, é bastante próximo a várias capitais e cidades importantes: 135 km de Recife, 180 km de Natal, 80 km de Campina Grande e 190 km de Caruaru. A área total do empreendimento é de 103 hectares e o paddock possui 15 boxes de 40 m2 e área VIP para 2 mil pessoas. Essas instalações deverão ser ampliadas quando da inauguração oficial, prevista para o ano que vem e  incluem a construção de uma torre de controle. A organização das provas locais está a cargo de Elton Andrade, do portal www.garagem83.com.br.

circuito-paraiba_foto-garagem83_-83dji_0014  FERRARI CAI, MERCADO SE DEFINE CIRCUITO PARAIBA FOTO GARAGEM83  83DJI 0014 1

O Autódromo Internacional da Paraíba é uma realidade e deverá fomentar o automobilismo do Nordeste e Norte

 

F-E recarregada

Começa neste fim de semana a temporada 2016/2017 da F-E, a categoria destinada a carros elétricos. A primeira etapa, sábado, em Hong Kong, começa em alto estilo: os ingressos para o circuito montado na baía da cidade estão esgotados, a Jaguar estreia como equipe oficial — utilizando pessoal da Williams —, a BMW assinou acordo de cooperação com a equipe Andretti e os carros trazem pequenas modificações aerodinâmicas. O calendário inclui ainda rodadas duplas em Montreal e Nova York, as últimas duas etapas da temporada. Lucas Di Grassi e Nélson Piquet Jr são os representantes brasileiros na categoria.

Mais novidades são aguardadas com interesse para a temporada 2018/2019, quando o grid aumentará de 20 para 24 carros, ou 12 equipes. Entre estas está a entrada da Mercedes, que hoje confirmou sua intenção de disputar a categoria. Atualmente as marcas Audi, DS-Citroën, Jaguar, Mahindra e Renault estão representadas oficialmente na F-E. Nessa mesma temporada os carros serão equipados com novas baterias de 250 kW (335 hp), desenvolvidas pela divisão “Tecnologias Aplicadas” da McLaren, o que permitirá a disputa das provas sem a necessidade de trocar os automóveis no meio do percurso, como acontece atualmente.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Sobre o Autor

Wagner Gonzalez
Coluna: Conversa de Pista

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 300 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Publicações Relacionadas

  • H_Oliveira

    Tenho um pouco de medo da questão da privatização de Interlagos. Tomara que seja preservado em seu objetivo principal: a prática do esporte à motor. E que seja de forma acessível, através de track days e de eventos como o do Jan Balder!

    • Leandro Fontes

      Ser público não é garantia de manutenção do autódromo, veja o que aconteceu com Jacarepaguá e as condições do autódromo de Brasília e tantos outros por aí. Interlagos só está nas condições que está devido ao GP da F-1. O dia em que deixar que sediar a corrida, ou terá o mesmo destino de Jacarepaguá ou será deixado à míngua, pode ter certeza.

  • RoadV8Runner, com a privatização tenho a sensação de que o traçado antigo poderá ser restabelecido. O único real problema para que isso acontecesse seria a quadra esportiva antes da Curva do Sargento, que numa administração comuno-petista seria impensável eliminar.

  • Road V8 Runner, é verdadeiramente incrível!

  • RoadV8Runner

    Que confusão! Terrinha braba esta…

  • H_Oliveira, certa não, total divergência ideológica e absolutamente não vou perder meu precioso tempo comentando o que um petista/comunista/apreciador da ex-URSS e da ex-Alemanha Oriental acha. O link foi retirado.