A Umicore, multinacional belga com fábrica em Americana (SP), completou 25 anos de atividade no Brasil e já produziu no período 47 milhões de catalisadores desde setembro de 1991, quando começaram ser produzidos os veículos ano-modelo 1992 que deveriam atender aos novos limites de emissões a partir de 1º de janeiro seguinte. Era a Fase 2 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). O programa foi criado 30 anos atrás pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e conduzido pela Cetesb, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do estado de São Paulo.

A fábrica abriga o único Centro Tecnológico de Emissões Veiculares (CTEV) destinado ao desenvolvimento local de catalisadores automobilísticos da América do Sul, que desse modo atende a projetos de fabricantes de veículos e de autopeças dentro e fora do país. Dez por cento do seu faturamento destina-se a pesquisa e desenvolvimento.

umicore_laboratorio  FÁBRICA DE CATALISADORES DA UMICORE, 25 ANOS umicore laboratorio

Análise de gases de escapamento no CTEV

A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais, tendo suas atividades centralizadas em três áreas de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada área está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em produtos essenciais ao dia a dia ou àqueles que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença.

A área de Tecnologias Limpas (Clean Technologies – CT) é responsável por aproximadamente 50% da receita do Grupo. A Umicore investe cerca de 90% do orçamento da área de Tecnologias Limpas em pesquisa e desenvolvimento, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e fotovoltaicas, pilhas a combustível e reciclagem de metais preciosos. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O Grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2015, apresentou faturamento de € 2,6 bilhões e atualmente tem 10 mil funcionários.

JJ

 

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Publicações Relacionadas