Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas VUHL 05 À VENDA NO MÉXICO – Autoentusiastas

O México tem um modelo de esportivo puro que está finalmente à venda depois de três anos de sua primeira apresentação pública: o Vuhl 05. Como é fácil de ver nas fotos, está na mesma filosofia de KTM XBow, BAC Mono, Caterham Seven, Radical e outros fabricantes de carros destinados aos entusiastas das pistas, track days ou estradas tranquilas e cheias de curvas, exatamente como aquelas que gostamos.

O carro foi inspirado nos modelos da série Can-Am da década de 1970, e o nome da empresa é a sigla para Vehicles of Ultra-lightweight and High-performance (veículos de peso ultrabaixo e alto desempenho).

Em 2013 a Vuhl, dos irmãos Gullermo e Iker Echeverria, havia mostrado a estrutura básica do 05 no Festival of Speed em Goodwood, Inglaterra, e agora estão aceitando pedidos. Em todas as breves avaliações nos exemplares protótipos feitas pela mídia até agora, o Vuhl 05 se saiu muito bem naquilo que se propõe, desempenho forte e agilidade exemplar.

O motor é Ford EcoBoost 2-litros de quatro cilindros, com turbocompressor e potência de 289 cv, para um peso de 695 kg em ordem de marcha, para uma relação peso-potência de 2,4 kg/cv, número melhor que de um Corvette mas um pouco pior do que o de um Viper. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. O câmbio é sequencial de seis marchas, com alavanca no assoalho, não há revestimentos que se estraguem numa chuva, o defletor de ar para a cabeça dos ocupantes é baixo e é recomendável utilizar capacete ou ao menos um óculos para proteger os olhos.

Como é comum em fabricantes pequenos, há componentes de vários lugares do mundo. O chassis é de casa, feito em placas de alumínio coladas, o motor é americano e alguns painéis de carroceria vêm do Canadá. As rodas são de compósito de fibra de carbono. Cerca de 50% das peças de mecânica são britânicas, confirmando que aquele é o mais influente país do mundo na produção de esportivos, devido à experiência em carros de corrida, principalmente.

O preço para cada uma das 25 unidades a serem construídas por ano é de 78 mil dólares no México, e o site da empresa é o vuhl05.com.

JJ



Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • That´s what I like! Já dirigi KTM XBow, BAC Mono, Caterham Seven, Radical!

    Lá no Forza! 😉