Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas PREFEITURA PAULISTANA VAI LANÇAR CAR SHARING – Autoentusiastas

A prefeitura paulistana prepara o lançamento de um esquema de “car sharing” (compartilhamento de automóveis) para breve. O serviço será explorado por empresas terceirizadas. A informação foi dada pelo Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, durante a inauguração do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, feira que se realiza no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo até domingo, e que reúne também fabricantes de componentes e novas tecnologias do setor.

Embora Tatto tenha admitido que “seria uma boa oportunidade para que o serviço adotasse veículos movidos a energia limpa”, a decisão ainda não está tomada. O esquema básico, segundo ele, seria semelhante ao compartilhamento de bicicletas que existe em São Paulo e utilizaria vagas de estacionamento oferecidas nos espaços de Zona Azul.

Entraves para a pronta utilização de veículos elétricos são o custo desses veículos e, principalmente, os pontos de recarga. A chinesa BYD, que participa da exposição e desenvolve modelos elétricos em colaboração com a BMW e a Renault, admitiu que espera receber em breve um lote de modelos E6 (foto de abertura) para utilização nesse serviço. Essas empresas, em parceria com a suíça ABB, dedicada a tecnologias de energia e automação, atuam em programa semelhante na cidade de Coimbra, em Portugal.

WG



Sobre o Autor

Wagner Gonzalez
Coluna: Conversa de Pista

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 300 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.