Um novo tipo de ônibus, completamente diferente de tudo que existe e que pode também ser chamado de trem urbano, está em testes na cidade chinesa de Qinhuangdao. O sistema é chamado de ônibus de trânsito elevado, Transit Elevated Bus (TEB).

O coletivo andou pela primeira vez esta semana com alguns passageiros e funcionários da TEBTech, a empresa que criou o sistema inovador,  e as avaliações continuarão até que seja declarado operacional, para daí linhas serem construídas, já que ele anda em trilhos.

Tem uma altura inferior de 2,10 metros e largura que permite duas faixas de rolamento de veículos, formando um túnel, e poderá funcionar com reboques, formando um verdadeiro trem urbano. Por enquanto é composto apenas pelo veículo de carroceria única. Dependendo das vias, mais reboques poderão ser adicionados.

Apenas carros e pequenos veículos comerciais baixos podem circular por baixo do TEB, além de um grande número de outros obstáculos à sua implementação ampla, mas a empresa trabalha com o sistema como um todo, não apenas com o veículo, já que ele é uma verdadeira revolução no transporte coletivo em cidades. Segundo eles, vários países já manifestaram interesse, entre eles Brasil, França, Índia e Indonésia.

Será ótimo ver o TEB funcionar, pelo lado dos passageiros e também porque ele é um ônibus que atrapalha menos do que os atuais.

?????????2016?8?2? “????”??????????? 8?2????1????????????? ???????????????????????“????”——??1????????????????????????????????????????????????????? ????????????????1????????????22???7.8???4.8????????300??????55?????????20???????????????????????????????????????????????????????????4??????????????????????“??”???????????????, ???????????????????????????????????????????????????????????????2??????? ????? ??? ?

china_inaguration.jpg_1718483346

JJ

(110 visualizações, 1 hoje)