Um novo tipo de ônibus, completamente diferente de tudo que existe e que pode também ser chamado de trem urbano, está em testes na cidade chinesa de Qinhuangdao. O sistema é chamado de ônibus de trânsito elevado, Transit Elevated Bus (TEB).

O coletivo andou pela primeira vez esta semana com alguns passageiros e funcionários da TEBTech, a empresa que criou o sistema inovador,  e as avaliações continuarão até que seja declarado operacional, para daí linhas serem construídas, já que ele anda em trilhos.

Tem uma altura inferior de 2,10 metros e largura que permite duas faixas de rolamento de veículos, formando um túnel, e poderá funcionar com reboques, formando um verdadeiro trem urbano. Por enquanto é composto apenas pelo veículo de carroceria única. Dependendo das vias, mais reboques poderão ser adicionados.

Apenas carros e pequenos veículos comerciais baixos podem circular por baixo do TEB, além de um grande número de outros obstáculos à sua implementação ampla, mas a empresa trabalha com o sistema como um todo, não apenas com o veículo, já que ele é uma verdadeira revolução no transporte coletivo em cidades. Segundo eles, vários países já manifestaram interesse, entre eles Brasil, França, Índia e Indonésia.

Será ótimo ver o TEB funcionar, pelo lado dos passageiros e também porque ele é um ônibus que atrapalha menos do que os atuais.

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JJ



  • Jad Bal Ja

    Desculpe, mas isso não é um ônibus, pois anda em trilhos.

  • Elizandro Rarvor

    Quem vai ser o primeiro pelego dirigindo caminhão a tentar passar por baixo e causar uma catástrofe ?

    Fico lembrando daquele ridículo que elevou a caçamba do caminhão e mesmo com os avisos acelerou mais ainda e acertou a passarela, no pior estilo, estou com raiva e dane-se todo mundo.

    Mas a ideia é boa, se aplicada em países sérios pode funcionar bem.

  • nbj

    Só achei a altura de 2,10 metros baixa. Poderia ter, pelo menos, 3 metros.

  • Rodrigo Mendes

    Não sei. E pra fazer curvas? E se um carro estiver na trajetória das rodas?

    • Dieki

      ele é tipo um VLT. pelo que deu pra ver, corre sobre trilhos. Seria perfeito para encaixar nas nossas vias expressas.

  • Rafael Malheiros Ribeiro

    E como ficam a bicicleta sobre o rack, ou aquele Defender com bagageiro, ou ainda qualquer outro veículo de carga mais alto?

  • Mr. Car

    Carro Mamute, é você? He, he, he! Quem se lembrou?

    • Luciano Ferreira Lima

      Speed Racer. Bom desenho.

  • Juvenal Jorge

    Diego,
    tenho certeza que há muita, mas muita gente mesmo na empresa inventora que já fez todas essas perguntas e tem respostas para elas.
    Não se trata de um veículo novo, é um novo sistema de transporte, significando que há muita coisa a ser feita para que funcione.

    • Angelito

      Juvenal, poderia me rpassar o seu email? Gostaria de conversar um pouco sobre o Falco que foi feito com freijó aqui no Brasil

  • smarca

    Grande coisa, aqui no Brasil os ônibus andam por cima dos carros tem décadas!

    • Mr. Car

      Fiz esta observação em outro site. No Brasil, ônibus andando por cima de carros nunca foi novidade, he, he!

  • Esperem um pouco. Quem vai decidir se usaremos esse TEB-1 ou não são os nossos políticos e não os técnicos. Portanto, pensemos como eles pensam: 1-) O quanto esses chineses nos pagariam de comissão? 2-) Esse negócio dá voto?
    Pronto! O resto não interessa.

    • João Carlos

      O Haddad já falou que se reeleito ele vai adotar. Só que o dele vai ser diferente, como ele tem raivinha de automóvel, o seu vai passar, literalmente, por cima dos carros!

  • André

    Nossa!! Tirei o chapéu para essa iniciativa… Ideia realmente nova!
    Agora… sobre sua viabilidade no Brasil, está mais para utopia do que prática. Começa por nossa pavimentação: no oriente (como pode ser comprovado pelas fotos), geralmente os pisos são perfeitamente nivelados… ao menos nos países ricos, claro. Imaginem as correções que seriam necessárias para poder implantar um sistema desses em nossas ruas! Outra, claro, é a questão da educação e (des)preparo do nosso povo (pedestres e motoristas) para lidar com um sistema diferente como esse… Infelizmente, é uma coisa que só funcionaria aqui aplicado de forma isolada, como em uma linha curta ou algo assim. E olhe lá. O que esperar de um país onde sequer conseguem entregar os apartamentos da Vila Olímpica funcionando de forma ao menos aceitável?

  • Diego, trilhos não causam nenhum problema aos pneus. Corria-se o GP Cidade do Rio de Janeiro, carros de Grand Prix e esporte, sobre os trilhos da rua Marquês de São Vicente.

  • ochateador, o caminhão. Assim determina o CTB, veículos menores têm preferência sobre os maiores.

  • RoadV8Runner

    Vixe! Desse eu não lembrava…

  • RoadV8Runner

    Acredito que possa haver soluções com menos “poréns” que essa proposta…