Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas RÉPLICA DO AVIÃO BUGATTI CAI COM SEU CRIADOR – Autoentusiastas

O avião desenhado por Louis de Monge antes da Segunda Guerra Mundial, a pedido e orientação de Ettore Bugatti, nunca voou naquela época devido ao conflito. Mas há sete anos uma réplica do 100p começou a ser construída nos Estados Unidos. Já contamos brevemente essa façanha de pura paixão aqui.

Depois de dois vôos de sucesso no ano passado, com os problemas normais de um avião novo,  o terceiro vôo pôs um fim ao sonho, com a queda da réplica e morte de seu principal idealizador e construtor Scotty Wilson.

Como aconteceu das outras duas vezes, haviam várias testemunhas, e a queda ocorreu menos de um minuto após a decolagem, bem próximo da pista do aeroporto de Clinton-Sherman, em Burns Flat, Oklahoma.

Ainda não se tem informações sobre as causas do acidente, ocorrido no sábado passado, após o avião subitamente inclinar para a esquerda e apontar o nariz para o solo, mas como de hábito as investigações da FAA (Agência Federal de Aviação) já começaram.

Uma lamentável perda para todos aqueles que apreciam a genialidade humana e seus abençoados personagens e máquinas.

Descanse em paz, Scotty Wilson.

scotty wilson

JJ



Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • João Lock

    Trágico. Ele poderia ter colocado a réplica na mão de algum piloto de testes mais experiente. Mas tem um fator que mata bastante na aviação que se chama, fator vaidade.

    • João Lock, Scotty Wilson era piloto de caça e de testes.

  • Mr. Car

    Menos um entusiasta no mundo. R.I.P.

  • jra

    Era um belo projeto, pena terminar assim.

  • João Lock, certo, o avião tinha pinta disso mesmo.