Automóvel de entrada na marca, hábil no fugir à tentação do emprego de motor 1,0, nova geração do Citroën C3, dita PureTech, desprezou o motor 1,45-litro, quatro cilindros, nacional, por importado 1,2 tricilíndrico. Conseguiu o melhor da sociedade de consumo, ser chique e econômico.

É elegante em formas e conteúdo, muito agradável de uso, da boa acomodação de motorista, passageiros — se medianos — e cargas, boa fórmula na faixa de preços entre R$ 46.500 e R$ 52.700 na versão Tendance, marcada pelo para-brisa extenso, insólito, harmônico à proposta.

Mercado

Motor relança o automóvel, faz esquecer o salto de preços entre a versão anterior e a atual, e o coloca na linha de frente da realidade tecnológica. Hoje, em nome das regras de emissões, consumo e parâmetros a cada dia mais rígidos, tendência de fabricantes de automóveis de menores dimensões e peso é aplicar motores de 3 cilindros. O da PSA, holding das marcas Peugeot, Citroën e DS, tem opção turbo no exterior, mostrando abrir o leque para aplicação em veículos maiores. Ao usuário forma conjunto muito interessante com resultados expressivos em consumo como hatch de boa aerodinâmica, com Cx, coeficiente de resistência à passagem do ar, em 0,31. Contribui a caixa de marchas, tração frontal, 5 marchas, com 4ª e 5ª multiplicadas. Mantém-se pioneiro da direção com assistência elétrica apresentada no modelo anterior. Como automóveis são produto de equação, no caso os resultados são positivos. Avaros cavalos: cruzando a 100 km/h com gasálcool, surpreende ao atingir em torno de 18 km/litro. A 120 km/h supera os 16 km/litro. Nos índices governamentais de consumo entre gasolina e álcool, está na comissão de frente. Novo engenho a gasálcool faz 82 cv a 5.750 rpm, e torque de 12,3 m·kgf a 2.750 rpm. A álcool, salta quase 10%, indo a 90 cv e torque de 13 m·kgf. Apesar de discordar, em alguns momentos segui mostrador no painel sugerindo mudar marchas ascendentes ou descendentes, produto da troca de informações entre velocidade, inclinação e torque do motor. Boa ajuda.

No uso é agradável na cidade, ágil para a cilindrada, bem disposto, sem exigir reduções para contornar rotatórias ou passar quebra-molas. Nas estradas de pista simples, nas longas subidas, mostra outra face: se você quiser andar rápido, bote um olho no conta-giros e outro na estrada, e estique as marchas.

Em comportamento, direção precisa, estável, freios apenas razoáveis pela economia no empregar discos sólidos frontais e a tambor na traseira.

Números: aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 14s; velocidade final bordeja 180 km/h; autonomia surpreendente: capaz de fazer Rio-São Paulo-Rio com único tanque de gasálcool.

Não medi consumo com álcool. Evito utilizá-lo apesar de os números fornecidos indicarem quase 10% em adicionais e importantes cavalos-vapor. Área agricultável nobre, empregada para produzir álcool, melhor faria em alimentos, com volume forçando preços menores de comida a quem não tem carro.

Novidade: duas novas fábricas de automóveis

Produto curioso, em declínio, prevê eventuais novas marcas apenas com mudança básica de tecnologia mesclando eletrônica e comunicações, como nos previsíveis carros autônomos. Caminho se afunila, marcas se mesclam com outras em nome da sobrevivência — Fiat + Chrysler; Dongfeng + PSA; Nissan-Renault + Mitsubishi. Entretanto no continente sul-americano há notícias do surgimento de novas indústrias, na Argentina e no Brasil.

Vejamos

No Brasil pode ser a definição operacional da chinesa Zotye Motors. Como aqui relatado, adquiriu a TAC, fabricante do jipe Stark — sem levar o negócio à frente. Também prometeu implantar outra operação em Goianésia, GO, na produção de veículos elétricos.

Carlos Eduardo Barbosa, diretor para relacionamento com o governo federal, contou à Coluna nova formatação dos planos, concordes com entendimentos com o governo cearense e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Disse, empresa reanimará a TAC, produzindo o jipe Stark para venda ao mercado brasileiro, América Latina e África. Da marca a operação poderá ter dois endereços: em Sobral, reativando reduzida área industrial, e nos arredores do Porto de Pecém, em operação para captar incentivos e vantagens de ZPE – Zona de Processamento de Exportações. Desta, todas as unidades serão enviadas a mercados externos, inicialmente, o africano. Do Stark, esclarece o diretor, haverá lançamento da linha 2017 incluindo versão com motor a gasolina, flex, e dinamização de operações a partir do segundo semestre.

Marca estima aplicação de R$ 130M na operação no Ceará, com característica básica de fazer montagem com partes chinesas e exportar os veículos para América Latina e África.

Atividade principal, esclarece, será em solo goiano, montando modelos Z100 Logic e do elétrico E200, com partes importadas e algumas nacionais.

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Logo da Zotye

 

Argentina

No vizinho país, retorno histórico. Um de seus primeiros fabricante/montadora, a Siam/Di Tella, empresa de eletrodomésticos, entre 1959 e 1967 lá produziu automóveis ingleses Riley. Desistiu, ampliou o conglomerado industrial com as marcas Noblex, Atma, Siam, Philco, Sanyo, indústria pesqueira, eletrônica e telecomunicações colocadas sob o nome de Newsan. Recentemente voltou à área da mobilidade com motocicletas elétricas, e surpreendeu o mercado mudando sua razão social para incluir indústria automotriz, como contou o jornal El Cronista. A proposta aprovada pelos acionistas é expandir a liderança, atendendo às demandas da sociedade, em leque amplo: bicicletas, triciclos, motos, automóveis, tratores, caminhões e ônibus.

Não indicou se produtos próprios, aquisição ou representação de produto ou marca já existente, ou entrar de cabeça no virgem mercado dos elétricos.

 

Roda-a-Roda

Avaliação – Bom sítio argentino Autoblog  publicou fotos de protótipos do novo SUV Alfa Romeo, hoje o Projeto 952 e logo a ser chamado Stelvio, em testes nas regiões geladas de seu país. Crê-se apresentação no Salão de Los Angeles, novembro 18-27.

Mais ou menos – Sobre plataforma do Giulia, motor 2,9, biturbo, 510 cv, exige mão de obra dedicada para aproveitar tal cudelaria, não recomenda fazer veículo alto ou bruto.

Mercado – Para concorrer em diferentes segmentos, de Porsche Macan a Audi A5, várias versões, desde motor L4, 2,0 e 300 cv ao potente V-6, tração simples e nas 4 rodas. Stelvio é instigadora e apertada rota alpina, ao norte da Itália.

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Projeção Stelvio por LP Design (foto autoitaliaevolution.it)

Enfim – Carlos Ghosn, chefe da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, informou a Mauricio Macri, presidente da Argentina, aumentar investimentos no país.

O que – Além da produção dos novos picapes Renault-Nissan-Mercedes; da família Logan/Duster, deslocada de Curitiba, PR; US$100M para novo produto: Dokker, utilitário simplório e, versão substituta do provecto Kangoo.

Enfim – Land Rover até final do ano trocará atuais motores Ford por seus novos, os Ingenium. Começa com diesel moderno, 4 cilindros, 2,0 litros, 240 cv e impactantes 50 m·kgf de torque. Família terá vertente com gasolina.

Foto Legenda 04 coluna 3416 - Land Rover

Land Rover informa: sai motor Ford, entra Ingenium diesel e gasolina (foto divulgação Land Rover)

Exibição – Unidade de Choque do Estado de São Paulo desfila nos cariocas Jogos Olímpicos e apresentam ao país o israelense Guarder, da Plasan especializada em proteção blindada.

Jogo Duro – Projetado para operações especiais de policiamento; 4×4; blindagem Stanag 3; leva motorista, comandante e 22 soldados, é capaz de ir e voltar em qualquer terreno. Utiliza potentes câmeras captando imagens ópticas e térmicas para orientar o comandante.

Pacote – Protege usuários com sistema de extinguir incêndios, ameaças químicas, biológicas e radioativas, resistindo a bombas sujas e ataques com armas químicas, portando sistemas não letais para dispersar manifestações violentas. Empresa já desenvolveu e entregou mais de 30.000 unidades.

Foto Legenda 05 coluna 3416 - Guarder

Guarder, ponto de vista israelense sobre o Caveirão

Evolução – Latin NCAP, programa de avaliação de veículos novos para América Latina e Caribe comparou o Novo Palio e o Peugeot 208, incluindo teste de impacto lateral. Os reforços laterais do Fiat permitiram menos intrusão no compartimento de passageiros. O 208, diz o Latin NCAP, não as utiliza.

Renovação – Ministro do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior, disse no Congresso da Fenabrave — agrupando revendedores, concessionários, distribuidores —, país terá plano de Renovação de Frota até o final do ano. Muitos agentes. Combinou com todos?

Curiosidade – Pouco conhecida em sua história no Brasil, DAF, fábrica de caminhões, foi indicada Marca do Ano pela Fenabrave. Resultado é consequência de pesquisa entre todos os revendedores sobre relacionamento com fabricantes.

Sem – Mesmo critério, Audi ganhou o prêmio na categoria Automóveis e BMW em motos.

Outro Foco – Constatando 25 mil orelhões praticamente ociosos — médias 2 chamadas/dia —, e 2,7M de usuários sem celular nos ônibus em São Paulo, Festival Red Bull Basement criou nova utilidade.

0800 – Por chamada graciosa centro de informações responde sobre linhas, horários e itinerários no perímetro do Orelhão. A iniciativa transforma a ociosidade em ferramenta útil ao cidadão. Mais? Saiba aqui.

Situação – Área de segurança e Forças Armadas trabalham com opção de resumir a parada do Dia da Independência, o 7 de setembro, em Brasília. Buscam poupar o Presidente — possivelmente já efetivado — de protestos de turbas com o discurso do golpe.

Questão – Difícil administrar o remédio da democracia quando não se consegue aferir a semente da discórdia: democratas mal-educados, ou os muitos órfãos das incontáveis tetas do governo petista?

Investimento – Mandão dos negócios da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, 85, em união estável com a paulista Fabiana Flosi, 39, produz café premium na estância hidromineral de Amparo, a 140 quilômetros de São Paulo. Investe em qualidade e processos para exportar o Celebrity Coffee.

Sobrevida – Investidores paranaenses deram um tempo, sobrestaram o projeto de passar trator sobre o particular Autódromo de Curitiba, em Pinhais, PR. Aparentemente a época não está boa para incorporação de imóveis em quantidade industrial, como seria o caso. No aguardo, corridas continuarão.

História – Volvo de automóveis comemora os 50 anos do início de produção dos modelos da série 140, o primeiro da marca a superar vendas em mais de milhão de unidades, e de estilo europeizado.

Tradição – Decupado, o numeral explica o automóvel. Primeiro algarismo indica série; seguinte número de cilindros do motor; último o de portas, como 142.

Volvo 142

Volvo 142

RN

A coluna “De carro por aí” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
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  • Grim, parece que o 208 não tem mesmo barra de proteção nas portas, mas falta confirmar junto à fábrica.
    Quanto à Alfa Romeo, nada no cenário à vista.

    • Clésio Luiz

      Bob, O C3 nacional, até onde me lembro, nunca teve. Em seu lugar apenas uma fina travessa vertical colada no meio da porta para evitar flexibilidade da chapa.

  • Fat Jack, falando assim você dá a entender que só os Citroën subiram de preço…

  • Guilherme Keimi Goto

    Pega leve com o C3, Fat Jack, os caras não tem as regalias tributárias dos motores 1,0, o motor 1,2 ainda é importado (deve pagar imposto de importação) e ainda é mais econômico. Pode apostar numa margem de lucro bem mais magra da Citroën por unidade do que qualquer concorrente com motor 1,0.

  • Carlos Eduardo, são práticos mesmo e, melhor, bons de guiar.

  • Afonso Tesch Moussaoni

    Na Citroën começa assim, revisão preço fixo e tal… Aí passa dois anos e sobe o tal preço fixo, cobram 1.200 reais para botar óleo semi-sintético e trocar filtros, apenas. Experiência própria.

    • Mateus Rafael

      Qual era seu carro? Acredito que com a produção nacional a história seja bem diferente, ainda mais no caso do C3, que é o modelo de entrada da marca.