Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas TESLA DEVE DESATIVAR AUXÍLIO À DIREÇÃO, DIZ CONSUMER REPORTS – Autoentusiastas

Da Automotive News

A revista  americana Consumer Reports, que avalia todos os tipos de produto à venda no mercado dos Estados Unidos e tem 8 milhões de assinantes, solicitou enfaticamente que a Tesla Motors desabilite a função de direção automática do sistema de auxílio à direção, chamado de Autopilot. O sistema está sob investigação das autoridades de segurança rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA), após um acidente fatal no dia 7 de maio passado, ocorrido na Flórida.

Nos carros da Tesla, o Autopilot  permite que o motorista não use as mãos no volante, e é isso que a revista pede que não seja usado pelos donos dos carros, mas que também a Tesla não entregue mais nenhuma unidade com ele funcionando.

Também é recomendado que o nome Autopilot não seja usado, pois confunde as pessoas que não fazem questão de se informar corretamente, e entendem que há um piloto automático no carro, o que não é a realidade. O acidente com um Model S que matou seu ocupante estava com o sistema ligado.

O auxílio à direção do sistema permite que o motorista não segure o volante por períodos curtos, desde que a via que percorre tenha sinalização suficiente para que os sensores do carro identifiquem sua posição relativa à pista e aos obstáculos fixos e móveis ao redor (veja foto acima), mas a capacidade de leitura e avaliação dos computadores não é perfeita, como provou de forma trágica o acidente.

A resposta da Tesla

A Tesla defendeu o sistema e sua designação Autopilot.

“O Autopilot da Tesla funciona como os sistemas que existem em aeronaves, usados quando as condições são boas. O motorista ainda é responsável por controlar o carro” Em outra parte do comunicado, a empresa diz que aprecia conselhos, mas que toma decisões baseadas em dados do mundo real, não em especulações da mídia.

Interessante lembrar que no mês passado a Tesla publicou  um comunicado sobre o acidente, dizendo que o software do Autopilot estava na fase beta, e que os clientes tinham que optar pela sua ativação ou não. Já em 10 de julho, o dono da Tesla, Elon Musk, disse que o beta do Autopilot significa que é um sistema com menos de 1 bilhão de milhas de direção no mundo real. Do entendimento normal do termo “beta” relativo a programas de computador, sabe-se que se trata de um programa que ainda não pode ser vendido normalmente, e que passa por testes do fabricante com auxílio de clientes, que os testam de forma gratuita.

A grande dúvida é que não há como provar se o motorista estava ou não com as mãos no volante tanto nesse acidente quanto em outro ocorrido semana passada em Montana, esse menos grave, e a NHTSA quer que seja possível verificar quando o motorista tira as mãos do volante, e por quanto tempo assim permanece, além da mesma informação sobre redução de velocidade, algo que requer mudança nas regulamentações federais, já que hoje não há nem mesmo regras sobre como testar sistemas como o Autopilot da Tesla pelo órgão do governo.

JJ

 

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • Mineirim

    Nada mais contraditório: carro semiautônomo com motorista lendo jornal…

    • Mineirim, um verdadeiro palhaço.

    • Marcio

      Mais contraditório ainda é o carro ter um tablet desse tamanho no painel e o motorista ler o jornal de papel. Se o carro faz muita coisa sozinho, para que serve esse telão com o mapa? E ainda não entendi esse acidente, a conversão que o motorista do caminhão fez era legal? Se era legal, então segundo a legislação de trânsito (dos EUA) o motorista do Tesla deveria ter parado? Ou ele estava rápido demais e por isso o motorista do caminhão julgou de forma errada o tempo da sua manobra? Muito estranho!

  • Mineirim

    Foi na Inglaterra e essa lei valeu de 1878 a 1896. Dizem que foi lobby dos fabricantes de charretes.

    • Mineirim, aposto que foi , essa Lei da Bandeira Vermelha.

  • David Diniz

    Eu não confio sequer em controle de cruzeiro (o popular “piloto automático”), que dirá nesse treco. Eu confio em meus reflexos somente. Se eu não quiser dirigir chamo um Uber.

    • Mineirim

      Também não confio no controle de cruzeiro. Nas estradas de São Paulo até é possível usá-lo. Mas acho estranho o carro andar sozinho e eu só controlar o volante. Já em Minas, é praticamente impossível: curvas para todo lado!

  • Eu adoro carros e talvez, mais ainda, dirigir. Agora, se for para ler jornais ou acessar redes sociais no celular, não seria mais sensato e econômico investir em transporte coletivo decente ao invés de divulgar barbaridades como esta para o transporte “individual” do futuro? Acho que perdi alguma parte da “atualização” mercadológica nestes últimos anos….

  • Diogo Santos

    Esses sistemas autônomos só funcionarão com plena segurança quando absolutamente todos os carros o estiverem usando. Enquanto houver um ser humano no comando em meio a outros carros autônomos, existirá a possibilidade de erro. Além disso, pelo menos até o presente momento os sistemas dependem da adequada sinalização da via para funcionar. Ou seja, podemos ficar tranquilos que no Brasil esses sistemas nunca irão funcionar.

  • ochateador

    Só falta saber se o caminhão estava carregado com excesso de peso como muitas vezes vemos no Brasil.

  • Oli

    Podemos chorar a vontade, esse sistema é melhor motorista que 95% da população e vai prosperar…