A foto acima mostra um verdadeiro show sobre as colinas de Zeltweg, porém na pista, um desastre.

Num momento crucial para a renovação do seu contrato com a Mercedes, Nico Rosberg cometeu um erro antológico na corrida na qual o vencedor Lewis Hamilton sobreviveu a uma manobra deplorável do alemão, como mostra este vídeo. De volta aos boxes com o bico do seu carro destroçado, Rosberg saber do resultado obtido por Pascal Wehrleim, mais do que um pequeno e solitário ponto para a equipe Manor, seu décimo lugar foi um grande salto do novato alemão para garantir um equipamento mais competitivo para 2017. Quem sabe exatamente o mesmo que este ano é ocupado pelo ainda líder do campeonato.

Nico Rosberg tentou uma manobra bizarro e teve um prejuízo concreto (Foto Mercedes)

Nico Rosberg tentou uma manobra bizarra e teve um prejuízo concreto (Foto Mercedes)

Em uma corrida que transcorreu sem maiores disputas emocionantes, Nico Rosberg assumiu a liderança na volta 27, posição que só abandonou momentaneamente durante duas paradas para trocar pneus, mesma tática do seu companheiro de equipe Lewis Hamilton. Na fase final da prova o alemão tinha pneus supermacios novos, mas que desgastaram mais rápido que os macios usados do inglês; não bastasse essa desvantagem, o Mercedes nº 6 já tinha um defletor quebrado e detritos de borracha — cortesia do pneus estourado do Ferrari de Sebastian Vettel — detalhes que contribuíram para deteriorar ligeiramente a aerodinâmica e equilíbrio do carro.

Nas voltas finais Hamilton mostrou-se mais eficiente ao negociar as ultrapassagens sobre retardatários e no início dos últimos 4.324 metros de corrida viu suas chances aumentarem quando Rosberg errou a tangência e perdeu ritmo na saída da curva 1. Na próxima curva, também à direita, Lewis ficou por fora e Nico por dentro, mas optou por um traçado tão bizarro quanto condenável para forçar o inglês a frear. O choque foi tão inevitável quanto o peso que ele carregará por toda a vida, independente de vencer ou não o campeonato deste ano. Dez segundos de penalização no resultado da prova foi uma penalização que não fez nem “cosquinhas” no orgulho ferido de Rosberg.

Hamilton não sucumbiu aos ataques de Rosberg e voltou aos boxes de cabeça erguida (Foto Mercedes)

Hamilton não sucumbiu aos ataques de Rosberg e voltou aos boxes de cabeça erguida (Foto Mercedes)

Não foi o primeiro acidente do gênero na F-1 — Alain Prost e Ayrton Senna, Michael Schumacher versus companhia limitada nos brindaram vários episódios do tipo —, muito menos na equipe Mercedes. A partir de agora, ordens de equipe deverão ser dadas claramente — ou nem tanto — e em caso de réplicas ou tréplicas será impossível manter os dois pilotos juntos por mais uma temporada.

Aos 18 anos Max Verstappen já está se acostumando a tomar champanhe. Foi segundo e quase venceu (Foto Red Bull/Getty Images)

Aos 18 anos Max Verstappen já está se acostumando a tomar champanhe; foi segundo e quase venceu (Foto Red Bull/Getty Images)

Desgraça de uns, alegria de outros. Max Verstappen esteve próximo de conquistar sua segunda vitória na categoria e, mais vez, a Ferrari errou na estratégia de ida aos boxes de Sebastian Vettel. As câmeras de TV mostraram claramente o estado do pneu traseiro direito minutos antes do estouro acontecer na reta dos boxes. Houve tempo para chamar Vettel aos boxes, mas isso não feito e novamente Kimi Räikkönen salvou a pátria de Maranello ao ocupar o terceiro degrau do pódio com sua peculiar expressão de alegria e felicidade.

Kimi Räikkönen e sua forma de celebrar um treceiro lugar em um GP de F-1 (Foto Ferrari)

Kimi Räikkönen e sua forma de celebrar um terceiro lugar em um GP de F-1 (Foto Ferrari)

A felicidade maior, porém, foi de Pascal Wehrleim, cuja conquista tem muito a ver com os brasileiros que disputam a temporada da F-1, em particular Felipe Nasr: o ponto da Manor coloca a equipe inglesa à frente da suíça Sauber e garante, por enquanto, importante vantagem financeira na partilha de lucros gerados pela comercialização dos direitos promocionais do campeonato.

Massa tem razões para não estar feliz na Williams. Uma mudança pode renascer a garra que mostrou na Ferrri (FOto Williams/LAT)

Massa tem razões para não estar feliz na Williams; uma mudança pode fazer renascer a garra que mostrou na Ferrsri (Foto Williams/LAT)

Em Red Bull Ring, que os tradicionalistas conhecem desde os tempos que o autódromo era conhecido como Österreichring, ou mesmo Zeltweg, Felipe Nasr fez uma de suas melhores atuações da temporada, algo que pode ajuda-lo a definir para onde ele vai mudar no ano que vem. A situação na Sauber continua complicada e, mais uma vez, fala-se no aporte de investidores internacionais, história a ser conferida.

Pascal Wehrleim brilhou em sua primeira apresentação em um circuito que já conhecia (Foto F1 Com)

Pascal Wehrleim brilhou em sua primeira apresentação em um circuito que já conhecia (Foto F1 Com)

Mais sobre Wehrleim: como a Mercedes fornece motor para equipes mais competitivas que aquela onde ele descobre o caminho das pedras, ele bem poderia acabar promovido à uma vaga na Force India ou na própria Williams, possibilidade que já deve ter sido aventada no planejamento 2017 de Felipe Massa. Quem vê a F-1 de fora dos boxes nota que vice-campeão mundial de 2008 não tem a mesma motivação de antes, provavelmente porque seu equipamento também não acalenta sonhos mais ambiciosos.  Até domingo os números que você vê aqui mostram a quantas anda o campeonato, que prossegue neste fim de semana com a disputa do British Grand Prix, que em terras latinas é mais conhecido como GP da Inglaterra, corrida que se realiza no tradicional circuito de Silverstone.

 

Christian segue líder

Chrsitian Fittipaldi e João Barbosa seguem líderes no campeoanto norte americano de resistência (Foto José Mário Dias)

Christian Fittipaldi e João Barbosa seguem líderes no campeonato americano de resistência (Foto José Mário Dias)

A vitória na 6 Horas de Watkins Glen manteve o brasileiro Christian Fittipaldi  e o português João Barbosa na liderança do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, principal campeonato americano da categoria resistência. A equipe Action Express de Fittipaldi e Barbosa fez dobradinha — Dane Cameron e Eric Curran terminaram em segundo lugar —, e o brasileiro Oswaldo Negri completou o pódio ao terminar em terceiro, junto com John Pew e Pla Michael. A próxima etapa da temporada será domingo que vem (10), no Canadian Tire Motorsport Park, em Clarington, no Canadá.

 

Di Grassi morre na praia, de novo

Lucas DI Grassi exagerou no arrojo e acabou vice-campeão (Foto F-E)

Lucas Di Grassi exagerou no arrojo e acabou vice-campeão (Foto F-E)

Pela segunda temporada consecutiva, o brasileiro Lucas Di Grassi chegou ao final do Campeonato Mundial da F-E com chances de sair campeão. Tal qual aconteceu na temporada 2014/2015, quando Nélson Piquet Jr. saiu vencedor, no certame 2015/2016 o brasileiro foi derrotado na última prova, desta vez por um erro seu e que gerou muita controvérsia. Na etapa final, uma rodada dupla no Battersea Park, em Londres, pode-se ver a largada do brasileiro, que alinhou em terceiro, atrás de Nico Prost e Sébastien Buemi, na liderança. Na segunda curva uma freada arrojada acabou com Lucas e Sébastien fora da pista. O suíço conseguiu fazer a volta mais rápida da prova, o que lhe garantiu dois pontos extras e, consequentemente, o título. Terminada a prova Buemi não poupou críticas ao brasileiro, que declarou: “Sébastien freou antes do normal e eu fui um tanto agressivo na minha tentativa porque eu sabia que tinha de passar o Nico naquela hora para permanecer na disputa. Quando tudo está em jogo, coisas assim podem acabar acontecendo, infelizmente”.

Alain Prost celebra com Sebastien Buemi a conquista dos títulos de Equipes e PIlotos na temporada 2015/2016 da F-E (Foto F-E)

Alain Prost celebra a segunda vitória do filho Nico, que ajudou a garantir o título de Equipes, além da vitória de Sébastien Buemi entre Pilotos, na temporada 2015/2016 da F-E (Foto F-E)

Nico Prost venceu as duas corridas do final de semana e garantiu os pontos suficientes para a E.Dams-Renault vencer entre as equipes. O resultado completo do campeonato, que também teve a participação dos brasileiros Bruno Senna e Nélson Piquet Jr., você encontra aqui. A temporada 2016/2017 começa dia 9 de outubro, em Hong Kong e está prevista para ser disputada em 12 etapas, sendo que as duas finais, em Montreal (15 e 16 de julho) e Nova York (29 e 30 de julho) terão duas corridas.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
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