A Lexus está lançando o novo RX 350 no Brasil. Aqueles que adoram suves ou crossovers das marcas de luxo podem agradecer a Lexus por desbravar este mercado ainda no final da década de 1990, quando lançou o RX 300, em 1998, no mercado americano. O modelo foi muito bem aceito lá e estimulou outras marcas de luxo a investirem nas suas linhas de suves.

O Mercedes-Benz ML também foi lançado na mesma época, mas como tinha carroceria sobre chassis seu apelo era mais para o uso realmente fora de estrada. Já a Lexus apostou no luxo, oferecendo ao mercado um crossover, derivado de um carro de passeio, com muito conforto de rodagem, e assim o RX fez escola.

Agora na sua quarta geração, o RX é o Lexus mais vendido no mercado americano, onde vende em média 9.500 unidades por mês, praticamente o dobro do compacto NX 200t F-Sport recentemente testado aqui no AE. No Brasil o NX200t F sport  é o Lexus mais vendido e assim deve continuar. Para facilitar o entendimento do RX, ele briga com BMW X5, Audi Q5 e Mercedes-Benz GLE. Nos EUA, onde é líder de vendas, compete com Cadillac, Lincoln e Acura, o que ajuda a explicar uma pegada mais voltada para esse mercado.

E justamente para encarar melhor seus concorrentes o novo Lexus teve suas dimensões alteradas, e agora possui 4.890 mm de comprimento (+120 mm), 1.895 mm de largura (-10 mm) e 2.790 mm de distância entre eixos (+50 mm).

Bem agressivo, polarizador, mas interessantíssimo do ponto de vista de design  NOVO LEXUS RX 350 Lexus RX350 04

Bem ousado, polarizador, mas interessantíssimo do ponto de vista de design

De cara o visual impressiona. A grade dianteira ousada, identidade da marca, já comentada anteriormente aqui no AE, a cada novo modelo vai se aperfeiçoando e conquistando mais adeptos. Mas entendo que ainda haja alguma controvérsia. Coisa calculada pela Lexus que realmente quer se impor com um desenho único e diferente. Digamos que é o preço da fama.

Mas o desenho do RX vai muito além da grade. Tem realmente linhas muito marcantes e bem menos conservadoras que os alemães. Um dos destaques é o vigia traseiro que se afunila até a base da coluna traseira. Também me chamou muita atenção a inclinação do para-brisa que proporciona um perfil mais esportivo.

Outro ponto que salta aos olhos de primeira são as grandes rodas de 20 polegadas. São muito bonitas tanto na versão F-Sport quanto na versão normal. Mas assim que vi as rodas pensei na suspensão e no conforto. No entanto, no viagem-teste de São Paulo a  Ilhabela, no litoral norte do estado, a suspensão se mostrou muito confortável e livre de ruídos mesmo em buracos mais severos.

No quesito originalidade e destaque os compradores do novo RX realmente vão se sentir bem admirados, diferentes dos seus amigos, e com muito prestígio.

O V-6, ah os 6-cilindros... como são suaves e lisos  NOVO LEXUS RX 350 Lexus RX350 02

O V-6, ah os 6-cilindros… como são suaves e lisos!

O motor 2GR-FKS é um V-6 de 3,5 litros (aproveite enquanto ainda dá tempo, o downsizing está no nosso calcanhar) com 305 cv (28 cv a mais que no modelo anterior) a 6.300 rpm e 38 m·kgf a 4.700 rpm com injeção direta e no duto, e que opera no ciclo Atkinson que retarda o fechamento das válvulas de admissão para diminuir as perdas por bombeamento, e assim reduzir o consumo sem perda de desempenho. A taxa de compressão foi elevada de 10,8:1 para 11,8:1. Segundo a Lexus, é possível atingir um consumo de combustível com média combinada cidade e estrada é de 8,5 km/l. Na estrada, abusando um pouco do acelerador e com trechos urbanos fiz 8,1 km/l. Os números de consumo oficiais nos EUA são 8,5 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada, mas lá gasolina tem no máximo 10% de álcool.

A combinação do motor 6-cilindros com a caixa automática de 8 marchas proporciona uma atuação muito progressiva e confortável, porém com uma boa resposta e agilidade quando solicitada. Na versão F-Sport há borboletas no volante que são muito bem-vindas.

Apesar do tamanho e do peso de 1.992 kg, o comportamento em curvas é excelente graças a calibração perfeita das suspensões McPherson na dianteira e multibraço na traseira, dos pneus 235/55 R20 e, principalmente, dos amortecedores adaptativos que se ajustam à condição do piso.

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Trem de força e suspensão do LX 350 (foto Lexus)

O motorista pode escolher entre diferentes estilos de condução. Os ajustes atuam nos amortecedores, potência do motor, trocas de marchas, mapeamento do acelerador, assistência da direção e ar-condicionado.

O modo normal oferece um balanço equilibrado entre desempenho do motor e economia de combustível. O modo ECO reduz a potência do motor, a resposta do acelerador e o uso do ar-condicionado, reduzindo o consumo de combustível. O ajuste S tem resposta do acelerador mais direta e mais desempenho do conjunto motor-transmissão. No S+, além dos ajustes do S a assistência elétrica da direção diminui e a suspensão ganha um ajuste mais firme, melhorando a esportividade.

Conta-giros digital e mostrador de tração nas rodas  NOVO LEXUS RX 350 Lexus RX350 08

Conta-giros digital e mostrador de tração nas rodas

Outra novidade na do RX 350 é o controle de torque dinâmico do sistema de tração nas quatro rodas, que processa as informações de uma série de sensores, incluindo os de rotação das rodas e de ângulo de esterço das rodas dianteiras, e transfere torque às traseiras de maneira instantânea de acordo com a condição. A distribuição de torque para cada roda pode ser vista em um mostrador no painel instrumentos.

O sistema multimídia da Lexus agora tem uma grande tela de cristal líquido de 12,3” de alta definição, e é acionado através de um controle no console que lembra um mouse. É fácil e intuitivo. No F-Sport o painel de instrumentos tem um grande conta-giros circular com ponteiro, porém digital, como no supercarro LF-A e com a velocidade apenas digital, sem escala. Na versão normal o painel é analógico com conta-giros e velocímetro convencionais.

O espaço interno é ótimo para cinco passageiros e o assoalho traseiro rebaixado contribui bastante. O banco traseiro é realmente bem espaçoso, um salão, e o encosto é reclinável. O porta-malas não é gigante, mas tem uma boa capacidade 521 litros (61 litros a mais do que a geração anterior.

Interior muito caprichado e aconchegante  NOVO LEXUS RX 350 Lexus RX350 10

Interior muito caprichado e aconchegante

Nesse primeiro contato a impressão foi muito positiva, o destaque sem dúvida é o conforto proporcionado pelo trem de força suave na atuação, baixíssimo nível de ruído e suspensão muito bem calibrada. Somando-se a isso o desenho bem atraente e diferente e a qualidade comprovada da marca, agora o RX pode ter um desempenho satisfatório no mercado e elevar o desejo pela marca no Brasil.

Os preços são de R$ 337.350, na versão RX 350, e R$ 352.950, na versão RX 350 F-Sport.

Vamos aguardar um “no uso” em breve.

PK

Lexus RX350 03  NOVO LEXUS RX 350 Lexus RX350 03

FICHA TÉCNICA LEXUS RX 350 F-SPORT
MOTORIZAÇÃO
Motor, designação2GR-FKS
Motor, descriçãoV-6, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro, variador de fase admissão e escapamento, ciclo Atkinson, gasolina
Diâmetro x curso94 x 83 mm
Cilindrada3.456 cm³
Taxa de compressão11,8:1
Potência305 cv a 6.300 rpm
Torque38 m·kgf a 4.700 rpm
AlimentaçãoAtmosférica
Formação de misturaInjeção dupla – no duto e direta
TRANSMISSÃO
TipoTranseixo dianteiro com câmbio automático epicíclico de oito marchas + ré, comando pela alavanca e por borboletas
Tração4×4 permanente com controle eletrônico entre os eixos
Relações das marchas1ª 5,250:1; 2ª 3,028:1; 3ª 1,950:1; 4ª 1.456:1; 5ª 1,220:1; 6ª 1:1 (direta); 7ª 0,808:1; 8ª 0,673:1 ré 4,014:1.
Relação dos diferenciais3,329:1 e 2,277:1
SUSPENSÃO
DianteiraIndependente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor ajustável e barra estabilizadora, com subchassi
TraseiraIndependente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor ajustável e barra estabilizador, com subchassi
DIREÇÃO
TipoPinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva11,8 m
FREIOS
DianteirosA disco ventilado Ø 328 mm, pinça de dois pistões
TraseirosA disco Ø 338 mm, pinça de um pistão
ControleABS, EBD e auxílio à frenagem
RODAS E PNEUS
RodasAlumínio, 6,5Jx20
Pneus235/55R20
CONSTRUÇÃO
TipoMonobloco em aço, 4 portas, 5 lugares
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx)0,33
Área frontal (calculada)2,592 m²
Área frontal corrigida0,855 m²
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento4.890 mm
Largura1.895 mm
Altura1.710 mm
Distância entre eixos2.790 mm
Distância mínima do solo194 mm
Peso em ordem de marcha1.992 kg
Carga útil583 kg
Porta-malas521 litros
Tanque de combustível72 litros
DESEMPENHO
Aceleração 0-96,5 km/h7,9 s  (0-100 km/h 8,2 s estimados)
Velocidade máxima200 km/h
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (EPA/EUA)
Cidade8,5 km/l
Estrada11,9 km/l
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 8ª62,6 km/h
Rotação a 120 km/h em 6ª1.920 rpm

 

EQUIPAMENTOS LEXUS RX 350NormalF-Sport
ESTILO
Acabamento interno com revestimento em couro (partes de couro e material sintético), manopla da alavanca seletora de marchas, painel e console central, e portasSS
Acabamento interno de alumínio, detalhes do porta-luvasNS
Antena de teto “barbatana de tubarãoSS
Bancos com revestimento em couro e partes e material sintético microperfuradoSS
DRL em “L”SS
Espelhos externos com luz de cortesiaSS
Grande dianteira com tela colmeiaNS
Lanternas de LEDSS
Sapatas dos pedais de alumínioNS
Trilho para estrado de tetoSS
Vidros esverdeadosSS
CONFORTO E COMODIDADE
Alusta do volante em altura e distânciaSS
Ar-condicionado digital bizona, frio e quenteSS
Banco do motorista com ajuste elétrico em 10 posições: distância, inclinação, altura, lombar, pernas e recuo ao sairSN
Banco do motorista com ajuste elétrico em 8 posições: distância, inclinação, altura, lombar, pernas e recuo ao sairNS
Banco do motorista com memória (3)NS
Banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico em 10 posições: distância, inclinação, altura, lombar e pernasSN
Banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico em 8 posições: distância, inclinação, altura, lombar e pernasNS
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-coposSS
Bancos dianteiros com memória (3)SN
Bluetooth com acesso pelo sistema multimídia Lexus, com microfone e amplificadorSS
Borboletas para troca de marcha no volanteNS
Botão de partidaSS
Carregador por indução para smartphonesNS
Coluna de direção com afastamento automáticoSS
Computador de bordo com funções consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e temperatura externaSS
Consolo com porta-copos e porta-objetos nas portas diant.SS
Controle automático de velocidade de cruzeiroSS
Controle elétrico para abertura e fechamento do porta-malasSS
Descansa-braço dianteiro com porta-coposSS
Desembaçador do vidro traseiroSS
Entrada para USB (s) e Aux-in (1) compatível com iPhone e iPadSS
Espelhos externos com ajuste elétrico, aquecimento, repetidoras de setas, memória e inclinaça ao dar réSS
Hodômetro totalizador e parcialSS
Indicador de condução econômica (ECO)SS
Limpador de para-brisa com temporizadorSS
Luzes de leitura dianteira e traseira (2 pontos)SS
Mostrador projetado no para-brisa (heard-up display)NS
Navegador GPSSS
Para-sóis com espelho e iluminaçãoSS
Porta-obejtos no console central e nas portasSS
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteirosSS
Relógio analógicoSS
Sistema de áudio com rádio AM/FM, toca-DVD compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA, 8 alto-falantes (inclui subwoofer) e 4 tweetersSS
Sistema easy-entry nas 4 portasSS
Sistema mulitimídia Lexus com tela LCD de 12,3″SS
Tela para sol nas portas traseirasSS
Televisão digitalSS
Teto solar elétricoSN
Teto solar panorâmicoNS
Volante multifuncional com controle de áudio, computador de bordo, telefone e velocidade de cruzeiroSS

Sobre o Autor

Paulo Keller
Editor Geral

Engenheiro mecânico com pós-graduação em marketing e administração de negócios iniciou um grupo de discussão sobre o mundo do automóvel no final dos anos 90. Em 2008 percebeu que a riqueza do conteúdo desse grupo não deveria ser restrita aos seus integrantes e então criou o blog AUTOentusiastas. Seus posts são enriquecidos com belas fotos que ajudam a transmitir sua emoção e sensibilidade. Além de formatar e manter as mídias sociais do site. Visite: www.paulokeller.tumblr.com.

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  • Danilo Grespan

    O pessoal tem ficado cada dia mais exigente… 🙂

    Quem me dera pilotar uma máquina dessas! Já sou feliz com um MIVEC V-6, num carro 2010, imagina uma criança novinha e lustrosa dessas, mais macio ainda…

  • Welyton, respondo pelo PK. O câmbio é Aisin, que é da Toyota. O peso é esse mesmo. A questão do ajuste do banco é o que está publicado.

  • Welyton e demais leitores, depois da surpresa pelo elevado peso, absurdamente alto de fato, resolvi verificar no site da marca americano, é bem menos: 1.922 kg. Erro (inadmissível) na ficha técnica divulgada aqui. Os 2.575 kg referem-se ao peso bruto total, o que dá uma carga útil de 583 kg. Já está corrigido no texto e na ficha técnica.