Quarta edição, sucesso de vendas crescente, projeto premiado, Kia Sportage (foto acima) inicia ser vendido no Brasil e, com esperanças de José Luiz Gandini, importador, de retomar a posição de mais vendido da marca.

Mudou tudo, incluindo design atualizado e conteúdo. Terá sido o último Sportage sob o lápis de Peter Schreyer, festejado designer, presidente da Kia. Deve se aposentar em dois anos e próxima geração surgirá em 2021. Embute muita dedicação para se tornar referência, linhas agradáveis, grade e frontal inconfundíveis, incorporando detalhes marcantes em outros produtos, como os frisos em relevo no capô, lembrando esportivos Mercedes, e o perfil do aerofólio traseiro, assemelhado ao do Macan Porsche.

Fugiu do desenho ensandecido em planos e cortes, tão a gosto de coreanos, e tem harmonia de formas. Tanta, venceu prêmios de design, como o Red Dot e o iF. Cresceu 4 cm em comprimento, 3 cm em altura, manteve a largura de 185,5 cm e esticou entre-eixos em 3 cm, indo a 267 cm. Arquitetura interior oferece mais espaço para passageiros e carga. Nova construção aderiu à moda tecnológica de aço leve e resistente para áreas de maior esforço, aumentando em 33% sua aplicação, atingindo pontuação máxima em entidades de segurança nos EUA: cinco estrelas no NHTSA e máxima no IIHS.

Conteúdo enriquecido em conforto e segurança, as duas versões compostas para o Brasil tentam cercar os compradores. Entrada, mais simples, sem entretanto passar vergonha por não portar revestimento em couro, 10 regulagens elétricas nos bancos frontais, é bastante palatável. Altamente recomendável não fosse a omissão do auxílio eletrônico para estabilidade, o ESC, e das aletas sob o volante para o comando manual das marchas, não embarcados por razões de continência.

Motorização única, 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex, 2,0 litros, DOHC e 16 válvulas. Com álcool, torque de 20,2 m·kgf e 167 cv; gasálcool, 156 cv e torque de 18,8 m·kgf. Caixa automática, seis marchas, tração dianteira.

Quanto custam

VersãoR$
LX109.990
EX134.990

 

Saab vai-se

No pós-guerra, engenheiros aeronáuticos da sueca Saab — a dos caças Grippen — projetaram pequeno automóvel. Leve, resistente, aerodinâmico, motor 3-cilindros, dois tempos. Marcou-se mundialmente por vencer ralis contra concorrentes mais fortes.

Em 1989 focando no negócio principal, equipamentos de defesa, passou à GM 50% das ações e o controle, gerando o óbvio: se a rede de supermercados compra a ótima doceria do bairro, cai a qualidade, vai-se o charme, negócio fecha. Perdem todos. Ao comprador falta refinamento, sobra grosseria.

GM entrou em crise após tentar assumir a Fiat, e passou a Saab à Spyker, marca exumada para fazer carros esportivos. Muita lenha sueca para o caminhãozinho holandês, negócio se inviabilizou.

Foi vendida ao grupo chinês NEV, de carros elétricos, e logo a carroceria do Saab 9-3 movida por eletricidade era o modelo NEVS – S, de Suécia. Operação complicou em caixa, fluxo, recursos, desde 2012 entre a recuperação judicial e a falência e, ante planos de se transferir para a China, a holding Saab proibiu o uso da marca e da logo. Os NEVS não serão Saab.

Referencial qualidade é pouco conhecida no Brasil. Em 1956, à implantação da indústria automobilística nacional, numa bravata, a UDN, partido de oposição ao governo JK, para inviabilizar o projeto, criou oportunidade de importação de veículos. Entre os neoimportadores a companhia T Janer, trouxe Saabs. Mais famoso, o do arquiteto Oscar Niemeyer, para rodar em Brasília e viagens, ante seu pavor a aviões. Início dos anos ’90, representante em São Paulo vendeu dúzia de unidades e saiu do negócio. Saab agora é história.

Em veículos Suécia resumiu-se aos caminhões e produtos industriais Volvo. Outras, Scania é Volkswagen, e Volvo automóveis, chinesa.

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Saab (foto bright-cars.com)

Vespa que voltar. De novo

Motoneta, ou termo da moda scooter, italiana Vespa quer voltar à produção no Brasil. Novo representante, a Asset Beclley Investments Management, visa construir parque industrial e abastecer Brasil, Mercosul e América Latina e em 5 anos, conquistar 10% do mercado de motos com marcas Vespa e Piaggio.

Pretensões elevadas, repetir participação mundial, como 15,2% e liderança europeia e 21,4% entre scooters. Lidera nos EUA com 20%.

Quarta vez – Chegou ao início da motorização nacional, de 1958 a 1964, pela carioca Panambra. Década após, 1974 a 1983, no modelo de montagem na Zona Franca de Manaus, pela empresa Barra Forte. Fechou. Voltou em 1985 mudando desenho operacional, societário, pela Motovespa, juntando matriz italiana Piaggio, 45%; Caloi, 45% e B. Forte, 10%. Em 1985 e 1986 em superficial montagem e, daí produção e nacionalização de 90%. Dado inimaginável, superou a líder Honda CG 125. Pouca duração, em 1987 Caloi deixou a sociedade, e crise de administração encerrou-a em 1990.

Quatro anos após a ágil Brandani, de Ribeirão Preto, SP, importou modelo 150 da Índia. Cessou em 2000. Outros quatro anos de ausência, Piaggio e Vespa com outro importador a partir de 2004. Fechou.

Agora, novo empreendedor contratou para implantá-la Longino Morawski, responsável pela sedimentação da Harley-Davidson, e ex-Toyota.

Foto Legenda 03 coluna 2716 - Vespa  BOM, BONITO, O KIA SPORTAGE Foto Legenda 03 coluna 2716 Vespa

Vespa, de novo, novamente… (foto divulgação)

 

 Roda-a-Roda

Fumaça – Incalculadas mudanças e prejuízos econômicos para a decisão de o Reino Unido deixar a União Europeia, na indústria automobilística inglesa, para patrões e empregados situação medeia entre o receio e o pavor.

Base – A grande ilha baseia grande número de fabricantes estrangeiros exportando sensível parte de sua produção. Segundo maior fabricante de automóveis ingleses é a japonesa Nissan…

Custos – Sair da UE significa o estabelecer de barreiras administrativas e tributárias para importar e para exportar —ou seja, aumento de preço nos produtos, com inevitável queda em demanda — e risco aos empregos.

Aqui – De lá Brasil importa Minis, Rolls-Royces e Jaguar Land Rover. BMW informou situação não afetará o preço dos Mini. RR é inexpressivo no panorama: 4 unidades em 2015, nenhuma em 2016. Jaguar e Land Rover entendem cedo para projeções.

Outro lado – Enquanto muitos perderão, cálculos dizem, Bernie Ecclestone, diretor comercial da Fórmula 1, ganhará muito. Empresa sediada na Inglaterra, faturamento externo estimado em US$ 2B, valorizou 10% ande queda de valor da libra. O Brexit deu ao polêmico e processado Ecclestone, mais de inesperados US$ 200M!

Negócio – VW alemã traçou projeto de indenização aos compradores nos EUA de 482.000 veículos diesel TDI com emissões acima do teto legal, o Dieselgate. Pagará entre US$ 1 mil e US$ 7 mil, dependendo do carro e caso. Em recall impossível comprará os carros. No total, US$ 15B para encerrar ações no âmbito civil, indenizar proprietários, multas e se dedicar a pesquisas.

Razão – História contada pela publicação AutoData diz de estudo da Escola de Guerra Econômica, do Ministério da Defesa francês, apontando o Dieselgate como iniciativa tática dos EUA contra os fabricantes europeus de veículos e a aproximação da Volkswagen à liderança mundial.

Pontos – Relaciona a divulgação da história à véspera do Salão de Frankfurt; a hábil condução para o lado da falha dos alemães sobre o diesel, preferido na Europa, desprezado nos EUA; as multas maiores para Toyota e VW relativamente às aplicadas contra a GM.

Resumo – Capítulo da disputa de condições nas quase secretas negociações para o Tratado Transatlântico. Tal Cavalo de Tróia regerá relações empresariais em todos os campos de atuação. Críticos dizem, Washington entra com as regras, os europeus com a submissão. Sendo, o Dieselgate quebra a canela dos industriais europeus de automóveis.

Mais um – Renault Brasil importará o SUV Koleos. Quer reduzir a ociosidade de sua licença de importação para 4.800 u/a. Grande aos padrões nacionais, 4,67 m de comprimento, aproximado ao Land Rover Discovery.

Parâmetros – Novo modelo será apresentado na França próxima semana, e versão importada marcar-se-á pelo refinamento na decoração, motorização 2,5 litros e 175 cv, câmbio CVT, tração total. Dúvida maior na Renault é como chamá-lo: Koleô, em pronúncia francesa; Kôleos ou Kolêos ? Nome grego, expressão de medicina, nada tem a ver com o produto: é bainha.

SUVs – Em um ano Renault terá quatro utilitários em seu portfólio. Do Kwid, pequeno, a ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, novembro, substituindo o Clio; o Captur, pouco maior; o Duster; e o Koleos.

Foto Legenda 04 coluna 2716 - Renault Koleos  BOM, BONITO, O KIA SPORTAGE Foto Legenda 04 coluna 2716 Renault Koleos

Koleô? Kôleos? Kolêos? No Brasil ao Salão do Automóvel (foto divulgação)

Primeiro – Dentre novas fabricantes de picapes médios no Mercosul, Renault arrancou primeiro: mostrou seu Alaskan na Colômbia. Será produzido na fábrica Renault em Córdoba, Argentina — de onde, há 60 anos, saiam picapes Willys.

Setorial – Argentina firma-se como produtora de picapes. Hoje Toyota Hilux, Ford Ranger e VW Amarok.  Fará, como a Coluna também antecipou, base comum para picapes Renault Alaskan, e Nissan NP 300 Navara — ou Frontier — na fábrica de Córdoba. E estenderá o fornecimento à Mercedes-Benz no modelo Classe GLT, além de Peugeot. Alaskan à venda em julho.

Foto Legenda 05 coluna 2716 - Renault Alaskan  BOM, BONITO, O KIA SPORTAGE Foto Legenda 05 coluna 2716 Renault Alaskan

Picape Renault Alaskan, aqui, início de 2017. (Foto divulgação)

Vem mesmo – Presidente da holding PSA, Carlos Tavares, confirmou picape Peugeot para 1 t no Mercosul. Frédéric Chapuis, diretor de veículos comerciais da marca, à frente do projeto. Local não anunciado.

Mais – VW Amarok ganhará motor V-6, 3,0 litros, diesel. Vendas em 2017.

Questão – Argentinos dizem, seu presidente Maurício Macri, ouvirá dia 5, na matriz VW na Alemanha, durante visita, investimentos para novo produto na fábrica onde hoje fazem Amarok e CrossFox — lá dito Suran. Porta-voz de David Powels, presidente da VW América Latina, desconhece.

Parou – Chinesa Chery, mais nova das fabricantes no Brasil, parou linha de produção até novembro. Muito estoque, poucas vendas. Dará férias coletivas, licença remunerada e lay-off — inatividade com pagamento reduzido.

Continua – Processo produtivo interrompido não impedirá lançamento do novo QQ nacional em julho. Formou estoque.

Por cima – Ford aplicou motor de três cilindros, 1,0, à versão Titanium, topo do Fiesta. Pico da tecnologia para a cilindrada: turbo, injeção direta, duplo comando variável, pressão variável pela bomba de óleo, dois sistemas de refrigeração e resfriamento dos pistões por jato de óleo.

Mais – Faz 125 cv, torque de 17,3 m·kgf e, diz a Ford, o mais econômico do país. Câmbio é o polêmico robotizado de dupla embreagem antes chamado PowerShift. Lançamento não é fato isolado, opção e evento na linha Fiesta, mas integra processo de recuperação de vendas, com mudança de gestão interna — gerente comercial de caminhões venderá automóveis e vice-versa.

Democratização – Versão 1,0 custa R$ 71.990; 1,6 Sigma SE (R$ 51.990), SEL (R$ 58.790) e Titanium (R$ 70.690), câmbios manual ou o robotizado.

Charme – Mercedes incluiu o modelo nacional Classe C dentre os vendáveis a pessoas com deficiência. Com direito a isenção de IPI custará R$ 134.144,15.

Curiosidade – Na lista, o GLA, iniciando produção paulistana. Primeiros a dirigi-lo não foram jornalistas especializados, mas motoristas com deficiência. A público será apresentado em julho.

Clima – José Luiz Gandini, presidente da Kia e da Abeifa, associação dos importadores de veículos, crendo em novos ventos econômicos perlustrou sofás em Brasília. Argumenta, cota de 4.800 u/a isenta dos 30 pontos percentuais sobre o IPI de veículos importados, é irreal no país e no setor.

Elegância – Sugere cota seja a média das importações dos 3 últimos anos pré-imposição dos 30 p.p. sobre imposto. Não toca no assunto de os ex-ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel e Mauro Borges, condutores da legislação, serem indiciados em processos sobre facilidades legais. Ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, ouviu com interesse.

Acordo – Brasil e Argentina renovaram acordo automotivo até 2020. Regras tortas mantidas para a isenção alfandegária: cada US$ 1 exportado ao Brasil, a Argentina poderá importar US$ 1,5 em produtos brasileiros.

Subestabelecimento – A partir do dia 8, lei torna obrigatório uso de farol baixo durante o dia, em estradas, como item sinalizador de presença. Obrigou mas não explicou. Carros novos têm Luz de Rodagem Diurna, as lanternas com lâmpadas LED. Moral da história, concederam aos policiais rodoviários o poder de exegese, a interpretação legal: as LRD LED e sua específica e mundial função substituem os faróis — ou geram multa ?

Gente – Lulla Gancia, 92, elegante, passou. OOOO Melhor qualificação para a senhora ativa, fina por origem e educação, mulher do Piero Gancia (1922-2010), piloto e representante da marca Alfa Romeo, renovador do automobilismo brasileiro. OOOO Lulla foi a responsável pela alteração positiva do Kartódromo de Interlagos; correu com seu motorista na 1.000 Quilômetros de Brasília – 1966, 5º. lugar na geral — brilhou na apresentação do protótipo Simca Ventania junto com a atriz Normal Bengell, autódromo do Rio. OOOO Vladimir Mello, comunicólogo, gerente de relacionamento da BMW no Brasil, promoção. OOOO Entra na folha de pagamento da matriz. Do México assistirá instalação de fábrica, e comandará área no Caribe e América Latina. OOOO Frisson no segmento: bom emprego procura titular. OOOO

 RN

A coluna “De carro por aí” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Sobre o Autor

Roberto Nasser
Coluna: De carro por aí

Um dos mais antigos jornalistas de veículos brasileiros, dono de uma perspicácia incomum para enveredar pelos bastidores da indústria automobilística, além de ser advogado. Uma de suas realizações mais importantes é o Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, verdadeiro centro de cultura automobilística.

Publicações Relacionadas

  • eNe

    “Argentina firma-se como produtora de picapes.”
    É muita coragem dedicar-se a produção maciça de um tipo de veículo. Se eventualmente as pessoas deixarem de comprá-las, o país certamente sofrerá as consequências. Nunca se deve colocar todos os ovos no mesmo ninho.

    • Mineirim

      Mas a Argentina não fabrica somente picapes. A maioria dos carros médios vendidos no Brasil vêm de lá ou do México. Que eu me lembre, só Civic e Corolla são fabricados aqui.

      • eNe

        E verdade, mas na América do Sul eles são quase absolutos na produção de picapes médias.

    • Diogo

      Sinceramente, não vejo problemas em se especializar num determinado segmento. Assim forma uma cadeia de fornecedores mais especializada e competente. Outro ponto é que as picapes fabricadas lá são produtos globais, com aceitação em mercados do mundo todo e atualizados em relação aos mercados de “Primeiro Mundo”. Elas tem mercado ao redor do planeta. O duro é se especializar em segmentos específicos de determinado mercado (picapes compactas, por exemplo) e defasados tecnologicamente.

  • eNe

    “Mercedes incluiu o modelo nacional Classe C dentre os vendáveis a pessoas com deficiência.”
    Deve-se ajudar monetariamente pessoas que passam frio e fome ou até aquelas que precisam comprar um carrinho para suprir suas necessidades. Eu concordo plenamente em isenção do IPI para carros de baixo ou médio valor, mas JAMAIS para carros de luxo. – Só falta alguém dizer que automóvel de R$ 134 mil não é de luxo. Como não sou sonegador de impostos e até tenho certa dificuldade para pagá-los, me sinto PREJUDICADO por isso.
    Até parece que estamos na antiga União Soviética, onde: “todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros. – George Orwell.

    • Roberto Neves

      eNe, sou deficiente auditivo, como tenho dito por aqui. Existe um projeto, já aprovado na câmara e, que eu saiba, tramitando no Senado, que garantirá, se aprovado, isenção de IPI na compra de automóveis para deficientes de qualquer natureza, inclusive auditivos. Pergunto: para que um deficiente auditivo precisa possuir automóvel? Muito melhor seria que o gasto na aquisição de aparelhos auditivos — estes sim, imprescindíveis para que o deficiente auditivo possa exercer atividade econômica — fosse considerado despesa dedutível no Imposto de Renda, o que até hoje não é. É surreal!

  • eNe

    “Oportunidade de importação para inviabilizar o projeto de implantação da indústria automobilística
    nacional”.
    Nada mudou. “Está tudo como dantes no quartel d’Abrantes”.

  • Mineirim

    Não entendi a mancada dos chineses. Compraram a fábrica da Saab sem a marca? rsrs

    • Diogo

      Não é a primeira vez que ocorre. O que eles estão interessados é em maquinário, projetos e tecnologia. A Rover, quando faliu, teve sua estrutura comprada pela SAIC, mas a marca continuou com a Ford (devido à Land Rover). E a Zotye, que está planejando fábrica no Brasil, começou com modelos antigos da Fiat e Daihatsu.

  • eNe

    Melhor nem comentar sobre a lei seca, que uns podem…

  • Mr. Car, acho que todo o universo de leitores do AE também!

    • Mr. Car

      E não é, Bob? “Ô coisinha mais bonitinha do pai”, he, he!
      Abraço.

  • E pensar que tem gente que não gosta…

    He, he!

  • Eduardo Sérgio

    Não sou advogado da Volkswagen nem tenho procuração para defendê-la, mas não pude deixar de observar a devastadora carga aplicada sobre a fabricante alemã por conta da fraude de emissões de seus motores a diesel. O tal “Dieselgate”. Trago aqui dois casos emblemáticos:

    – nos anos 70, o modelo americano Ford Pinto notabilizou-se por incêndios decorrentes de colisões traseiras. Por muito tempo nenhuma providência foi tomada, pois para a fabricante americana era mais rentável pagar indenizações a alterar o projeto do seu carro explosivo;

    – em 1996, um Boeing 747 explodiu em pleno vôo. Atentado? Investigações concluíram que a causa foi uma pane elétrica dentro do compartimento de combustível. Então veio à tona o fato de que, quatorze anos antes, técnicos da fábrica constataram esse risco, mas a Boeing nada fez, pois não quis assumir os custos das alterações necessárias.

    Além de muitos outros casos históricos, como Union Carbide, Ford Explorer etc. Assim, não é surpresa o rigor aplicado a entes estrangeiros, em detrimento da benevolente vista-grossa que os Estados Unidos fazem pairar sobre suas organizações empresarias. Tudo é movido por interesses de mercado, como bem constatado pelo Ministério da Defesa francês.

  • Lucas, e lá vem a choradeira por não ter ESP… Como se fosse um pecado capital!

  • Gaboola

    ‘ Presidente da holding PSA, Carlos Gomes”…
    É Carlos Tavares…

    • Gaboola, o Nasser confundiu. Eu mesmo, revisor, deixei passar. Vou corrigir logo. Obrigado!