A Aston Martin se associou à equipe Red Bull de Fórmula 1 para projetar e construir o AM-RB 001, um carro que vai além do simples clichê “Fórmula 1 para as ruas”.
Os principais conceituadores do projeto foram Adrian Newey, engenheiro-chefe da Red Bull, e Marek Reichmann, o diretor de estilo da Aston Martin.
Newey aproveitou não estar restrito a esse projeto, como acontece na F-1, e escolheu o V-12 atmosférico da marca inglesa, sem absolutamente nada de tecnologia híbrida,  montado em uma estrutura de baixo peso e aerodinâmica apurada. Newey utiliza sempre seu conhecimento de engenheiro aeronáutico nas suas criações, e grande parte da força vertical descendente gerada pelo fluxo de ar é gerado por formas na parte inferior do carro, sem asas e defletores enormes, como é quase regra nos supercarros.
Ainda há muitos detalhes a serem revelados, mas relação peso-potência é informada como 1:1, em um carro que será homologado para andar na rua em vários mercados mundiais.

O número estimado de produção está entre 90 e 150, com 25 unidades dentro dos regulamentos da categoria LMP1 onde se inserem protótipos de corrida de longa duração, estes apenas para pistas.

O executivo-chefe da Aston Martin, Andy Palmer, o chama de “hipercarro fazedor de história”. As  primeiras entregas começam em 2018, sem preços ainda revelados, mas que estarão ao redor das 3 milhões de libras esterlinas (R$ 12,9 milhões ao câmbio de hoje), pouco se comparado a um F-1 autêntico e que não poderia andar nas ruas.

Newey disse extraoficialmente que seu objetivo era fazer um carro que girasse Silverstone mais rápido que um Fórmula 1. Esperamos que tenha conseguido.

JJ



Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 7)

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • Christian Govastki

    Achei comum. Resultado de extensivas e intensivas horas de túnel de vento para definição do desenho ótimo.