Após terem sido adiados por causa das fortes chuvas e enchentes que atingiram a cidade, os Cursos Avançados de Pilotagem de Moto gratuitos que serão ministrados pela piloto Suzane Carvalho, em Piracicaba, interior de São Paulo, foram reagendados para os dias 8, 9 e 10 de julho.

Oferecidos pela Prefeitura de Piracicaba, através da  Secretaria de Trânsito e Transportes local (Semuttran), pela  concessionária Honda Aversa Motos, e Fundação Municipal de Ensino (Fumep), em conjunto com o Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho, os cursos têm como objetivo difundir a pilotagem avançada de motocicletas para enfrentar manobras rápidas e de emergência.

Recente pesquisa realizada pela Abraciclo (Associação dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Hospital das Clínicas e CET, mostrou que em 37% dos acidentes que ocorrem com motocicletas, o motociclista é o culpado, sendo os outros 63% de responsabilidade de outros motoristas, veículos e vias.

A pesquisa mostra ainda que dos motociclistas acidentados,  67% aprenderam a pilotar sozinhos e 45% tinham motocicleta há menos de 2 anos. “Os pilotos que tiverem a oportunidade de participar dos nossos cursos terão como missão difundir as técnicas que aprenderem para outros motociclistas, e a conscientização, também para outros motoristas.  Nosso objetivo é que esses motociclistas atinjam a excelência em pilotagem, e sejam multiplicadores da pilotagem segura e da conscientização de que, no trânsito é preciso ter respeito ao próximo e cordialidade, pois somente dessa forma conseguiremos diminuir o índice de acidentes”, diz a diretora técnica do Centro de Treinamento de Pilotos e instrutora, Suzane Carvalho.

A Prefeitura de Piracicaba, cidade que dista 160 quilômetros a noroeste da capital São Paulo, foi a primeira a entrar no “Projeto Pilotar Bem”, que visa disseminar as técnicas avançadas de pilotagem para que os motociclistas fiquem mais bem preparados para enfrentar situações de emergência.

Outras cidades já estão em negociação, faltando acertar apenas as datas, como Sorocaba onde os parceiros serão a Urbes e a Uniso; Presidente Prudente (Rádio 101 FM e Cremone Motos); e Campinas, onde o Kartódromo Itália Kart abraçou o projeto.

“Da mesma forma que os pilotos de competição, todos os motociclistas e também os motoristas precisam treinar para que entendam como dominar bem seus veículos no caso de uma emergência ou manobra rápida. Essa prática é fator determinante para evitar acidentes”, completa Suzane.

O Centro de Treinamento de Pilotos tem apoio institucional da Abraciclo

Serão dois cursos práticos de pilotagem avançada, para 40 motociclistas cada, nos dias 9 e 10 de julho, das 9h00 às 17h00 no estacionamento da Fumep. Na sexta-feira, dia 8, às 19h00, será realizada no auditório da Fundação uma palestra que será aberta a todos que desejarem participar.

É tudo gratuito, e as inscrições podem ser realizadas na Aversa Motos, na av. Comendador Luciano Guidotti, 1.439, em Piracicaba.  O telefone é  (19) 3401-2222. Mais informações pelo e-mail [email protected].

JJ

Suzane 2

Nada substitui um bom treinamento, como parar com segurança numa emergência

Suzane 3

A piloto Suzane Carvalho numa de suas aulas



  • Victor H, claro que você falou como força de expressão, mas que é preciso reverter esse quadro o mais rapidamente possível, sem a menor dúvida.

  • Mibson Fuly

    Que se multiplique esta boa novidade!

  • RV8R, e a Suzane Carvalho é competente e eficaz nisso. E muito experiente. Não foi só dar uma notícia por dar, o AE endossa e recomenda o treinamento.

  • Luiz AG, estamos sob nova ordem mundial chamada patrulhamento. Patrulhar dá sensação de poder.

  • Renato, a indústria da multa é maior prova de falta de capacidade administrativa.

  • Luiz AG, não. Se você recomenda, vou procurar assistir. Vi agora que tem no YouTube.

  • Leonardo Mendes

    Falando em box de banheiro, uma amiga minha tomou um sonoro tombo ontem e quebrou o ombro ao sair do banho.

    • Leonardo, cozinha e banheiro são lugares perigosos nas casas.