O Museu da Fundação Simeone, localizado em Filadélfia, estado da Pensilvânia, EUA,  tem uma das mais importantes coleções do mundo no que se refere a carros antigos, e também uma biblioteca com informações desde 1892 até 2000, abrangendo cerca de 1.400 marcas de veículos.

Como muito desse material não pode e nem deve ser manuseado por muita gente, estão sendo digitalizados, e agora podem ser adquiridos no site montado especificamente para esse fim, o CarFactoryPhotos.org, que cobra 25 dólares pelo serviço.

Existem sites com imagens de catálogos, manuais e outros documentos dos fabricantes que são de acesso grátis, mas a maioria das informações não tem resolução alta o suficiente para detalhes menores, problema que nesse serviço do Simeone não ocorre, já que são arquivos de alta resolução.

São cerca de 500 mil documentos à disposição, que podem ser solicitados por um formulário on-line, onde se detalha marca, modelo, ano e área ou sistema do carro que se necessita imagens. O serviço não é instantâneo, demora de sete a dez dias, já que muita coisa ainda não foi digitalizada, sendo feita à medida em que é pedido por algum cliente, e não pode ser usado para fins comerciais após entregue.

Apesar de parecer caro, numa restauração esse custo é desprezível, e informação de qualidade vale muito para evitar enganos.

JJ



  • Mr. Car, você está certo, e sabe por quê? Isso dá um trabalho danado…

  • João, vou corrigir, obrigado.

  • João, de fato. Já está corrigido. Agradeço a colaboração.