Um hotel dedicado ao Herbie em um dos resorts da Disney em Orlando! Endereço certo para Fuscamaníacos que forem lá.

Sou fã da Disney de Orlando, na Flórida, EUA, onde já estive várias vezes, mas no fim de 2010 fiz uma “descoberta” ao atender a um insistente pedido de um amigo, o Rogério Caldas de Oliveira, que me pediu fotos de um hotel dedicado ao Herbie. E assim foi feito, pesquisei e encontrei o complexo de hotéis DISNEY’S ALL STAR.

Este complexo é formado por três grandes grupos. O ALL STAR MOVIES é dedicado aos filmes: “101 Dálmatas”, “Toy Story”, “Fantasia”,” Super Patos e “The Love Bug” (“Se meu Fusca falasse”, no Brasil). Completam o complexo o ALL STAR MUSIC e o ALL STAR SPORTS.

AG-39-Foto-01  THE LOVE BUG HOTEL AG 39 Foto 01

Mapa esquemático dos resorts: ALL STAR MOVIES (10), ALL STAR MUSIC (11) e  ALL STAR SPORTS (12)

O ALL STAR MOVIES é formado por cinco hotéis temáticos, cada um composto por dois prédios de três andares cada. Cada hotel ostenta uma decoração específica baseada no filme que dá nome ao hotel.

Cada um dos três grupos de hotéis DISNEY’S ALL STAR tem um lobby coletivo, que serve a todos, e o acesso ao lobby do ALL STAR MOVIES é este:

AG-39-Foto-02  THE LOVE BUG HOTEL AG 39 Foto 02

A monumental entrada do ALL STAR MOVIES resort, em que a recepção no Cinema Hall atende aos três hotéis

No Cinema Hall estão o salão principal de recepção, a praça de alimentação chamada Première Mundial, a loja e a sala de jogos do Pato Donald. Tudo gira em torno dos personagens criados por Walt Disney e perenizados nos filmes. Quem fica nestes hotéis dispõe de vários serviços, como transporte para os parques, translado para o aeroporto e horário de acesso especial nos parques. Os hóspedes recebem um mapa do resort onde é marcado o número do quarto, o andar e o número do prédio. Este mapa mostra todos os prédios do complexo e no canto inferior esquerdo se pode ver a posição relativa dos três resorts. Cada hotel é indicado também por desenhos relativos ao tema do hotel:

AG-39-Foto-13  THE LOVE BUG HOTEL AG 39 Foto 13

Mapa de orientação para os hóspedes que permite saber como chegar ao seu prédio e depois ao seu quarto

As duas alas que compõem o The Love Bug Hotel são dispostas em “V” aberto. Cada ala tem uma gigantesca decoração de Herbie. Na foto do lado direito é como se o Herbie estivesse saindo da parede e do lado esquerdo, é como se tivesse entrando. Os detalhes são interessantes. Cada uma destas metades de Fusca é oito vezes maior do que o tamanho original:

No centro da praça se encontra um pódio, que na verdade é um chuveiro para as crianças. No lado esquerdo deste pódio se encontra estacionado um dos Herbies reais. Este carro participou das paradas do Magic Kingdom (Reino Mágico) entre 1978 e 1990.

AG-39-Foto-05  THE LOVE BUG HOTEL AG 39 Foto 05

Um dos Herbies originais estava na praça central decorando a praça central do hotel

Complementam a decoração ferramentas enormes, alicates, chaves de boca, chaves de fenda, que compõem o cenário temático. Para caracterizar o aspecto de corridas, há bandeiras quadriculadas espalhadas. A praça central é cercada por pneus semienterrados:

AG-39-Foto-06  THE LOVE BUG HOTEL AG 39 Foto 06

Detalhe das ferramentas gigantes afixadas defronte aos blocos, as bandeiras quadriculadas e os pneus semienterrados no perímetro da praça central

E há um cuidado especial que chega nos detalhes de acabamento, pois há uma faixa decorativa em todos os recintos do hotel com a famosa logotipia de Herbie:

O vídeo abaixo dá uma visão de conjunto deste hotel que é uma boa opção para quem quiser se hospedar em um dos hotéis da Disney (este é considerado de classe econômica):

Eu não podia deixar de tirar uma clássica foto ao lado do Herbie para celebrar o encontro e a visita a este interessante local:

AG-39-Foto-10  THE LOVE BUG HOTEL AG 39 Foto 10

Apesar de estar na Flórida, volta e meia faz frio, daí a necessidade do pulôver pesado

Complementando esta matéria existe um álbum no Flicker com várias fotos desta visita.

O Herbie “deu duro” nos Parques da Disney

O Herbie esteve presente em outras partes nos Parques Disney além deste hotel, em especial no Disney Hollywood Studios (antigo MGM). Lá se pode encontrar ainda hoje alguns itens de recordação como miniaturas, pins, ímãs, camisetas etc.

Nas minhas viagens para Orlando acabei encontrando o Herbie “real” em outras situações. No último filme, “Herbie, meu Fusca turbinado” (título original “Herbie: Fully Loaded”) — o título brasileiro não batia com o carro, que conforme o filme mostra tinha motor aspirado — esse Herbie foi um dos carros usados na filmagem,  versão envenenada com tala larga e grande spoiler traseiro. Foi colocado no então Disney MGM Studios na área onde a Família Osborne fazia iluminações de Natal. Mas  acho que não foi uma boa ideia, pois as crianças subiam no capô para tirar fotos e acabavam danificando o carro, como mostra a foto tirada em dezembro de 2005. Anos depois, em janeiro de 2010, quando eu estava fazendo o passeio pelo chamado “Backlot”, área onde ficam guardados itens que foram usados em filmes, lá estava aquele Herbie, já reformado (quase que não consigo fazer a foto, pois íamos em trailers, em movimento).

 

AG

Nota do Autor: este material foi originalmente publicado na minha coluna “Volkswagen World”, do Portal Maxicar (www.maxicar.com.br), e esta publicação ocorre de comum acordo com o meu amigo Fernando Barenco, gestor do MAXICAR, companheiro de muitos anos de trabalho em prol da preservação dos veículos VW históricos e de sua interessante história. O conteúdo foi revisado. As fotografias foram tiradas pelo autor; à exceção da foto da entrada do ALL STARS MOVIES e do mapa orientativo dos três resorts do site WDWlive.com.
A coluna “Falando de Fusca” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Sobre o Autor

Alexander Gromow
Coluna: Falando de Fusca & Afins

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Publicações Relacionadas

  • Ricardo Talarico

    Caro Alexander,
    me fez lembrar que já se passaram 10 anos de minha visita a esse complexo.
    Preciso voltar com urgência.
    Obrigado e … abração.

    • Como eu disse na matéria, caro Ricardo Talarico, esta é uma foto clássica tipo “you must take” ao lado do Herbie. Se bem que dá uma pena ver o carros ali parado ao relento…
      Eu que agradeço a seu comentário!

  • Carlos A.

    Prezado Sr. Alexander, que bacana poder ter essas explicações e ‘conhecer’ locais dedicados ao Fusca com seus relatos tão detalhados ou que tenham relação com nosso querido carro. Mais uma história muito interessante. Obrigado!

    • Salve Carlos A.
      E ai, ficou motivado para ir explorar este hotel?
      Grato por seu comentário!!!

  • Caro CorsarioViajante,
    Não deixe de ir visitar a Disney, eu já fui lá mais de 25 vezes e sempre que vou acho coisas novas para ver… Mas tenha em mente que é necessário “entrar no clima”; é como o estado mental necessário para ler os livros do Harry Potter. Se tentar ler com uma mente absolutamente concreta, não chegará ao fim do livro. Para curtir os parques da Disney é necessário deixar seu lado lúdico aflorar.
    Grato por seu comentário!

  • Caro Diogo Santos,
    O pessoal da Disney possui um batalhão de “Imagineers!” que bolam todos os detalhes dos parques. Observar estes detalhes é um tipo de hobby meu e olhe que tem muita coisa para ser observada e “descoberta”.
    Então só resta dizer: boa viagem para o local onde a mágica ocorre…