A Volkswagen apresentou hoje na fábrica Anchieta a versão duas-portas do novo Gol lançado em fevereiro juntamente com o novo Voyage. Chega unicamente em versão Trendline 1,0 de 3 cilindros por R$ 33.620. Esta agora é a Trendline básica, ficando o 4-portas como opcional por R$ 1.930 mais, R$ 35.550 no total. Traz tudo o que constitui o 4-portas, diferindo apenas no número de portas.

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Desde que a pessoa não precise de quatro portas ou seja apreciador de carros de duas portas — há mais gente com essa preferência do que se imagina —, a nova versão é atraente e acaba-se economizando quase R$ 2 mil na compra.

O acesso ao banco traseiro é facilitado pelo bom vão entre o banco dianteiro e a coluna central, permitindo fácil passagem dos pés.

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Bom,vão entre banco e coluna central permite fácil acesso ao banco traseiro; porta mais comprida pode dificultar entrar e sair em vagas apertadas

A VW ofereceu teste de dirigir da fábrica em São Bernardo do Campo, mas por ter outro compromisso não pude cumprir esta parte. De qualquer maneira, meu único interesse seria avaliar o efeito de eventual diferença de peso — eventual porque ao olhar no pen drive que contém a ficha técnica, vi que os pesos do duas e do quatro portas são iguais, 901 kg. O duas-portas tem de pesar menos, nem que seja 10 kg. Terei que esclarecer amanhã.

Os opcionais, fora a carroceria de quatro portas, são o ar-condicionado mais simples por R$ 2.840, e dois equipamentos de áudio, o Interatividade ‘Media’ por R$ 850 e o Interatividade ‘Composition Touch’, com espelhamento de celular, que sai por R$ 1.780. Há ainda a cor sólida vermelho Flash (a do carro da foto) por R$ 405 — as demais preto Ninja e branco Cristal não têm acréscimo — e as metálicas prata Tungstênio, prata Sírius, azul Lagoon, azul Night e cinza Platinum, por R$ 1.326. Não há opção de câmbio robotizado I-Motion

Os itens de série são, entre outros, alerta de cinto do motorista desatado, alerta de farol aceso, antena de teto, ajuste de altura do banco do motorista, cintos dianteiros com pré-tensionador, desembaçador do vidro traseiro,  direção assistida hidráulica, encosto do banco traseiro rebatível, grade em preto, limpador e lavador do vidro traseiro, conta-giros, para-choques na cor da carroceria, dois parassóis com espelhos, porta-revistas no encosto do banco dianteiro direito, preparação para equipamento de áudio, rodas de aço 5Jx14 com pneus 175/70R14, tomada 12 V no console central, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros elétricos.

Será feito em breve teste “no uso” do novo Gol duas-portas.

BS

 

FICHA TÉCNICA NOVO GOL 2 PORTAS 1,0 3-CILINDROS 2017
MOTOR
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote Alumínio
Configuração / N° de cilindros / n° de mancais Em linha / 3 / 4
Diâmetro x curso 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada 999 cm³
Aspiração Atmosférica
Taxa de compressão 11,5:1
Potência máxima 75 cv (G). 82 cv (A), a 6.250 rpm
Torque máximo 9,7 m·kgf (G),10,4 m·kgf, de 3.000 a 3.800 rpm
N° de válvulas por cilindro Quatro
N° de comando de válvulas /localização/acionamento 2 / cabeçote /correia dentada
Formação de mistura Injeção eletrônica no duto
Gerenciamento do motor Bosch ME 17.5.24
ALIMENTAÇÃO
Combustível Gasolina e/ou álcool
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão 12 V
Bateria 36 A·h
Alternador 70 A
TRANSMISSÃO
Câmbio / rodas motrizes Transeixo manual de 5 marchas à frente + ré
Relações de transmissão 1ª. 3,769:1; 2ª. 2,095:1; 3ª. 1,281:1; 4ª.0,927:1; 5ª. 0,740:1; ré 3,182:1
Relação do diferencial 4,929:1
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido
Dianteiros Disco ventilado Ø 256 mm
Traseiros Tambor Ø 200 mm
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de 19 mm Ø
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Diâmetro mínimo de curva 10,8 m
Relação de direção 14,9:1
N° de voltas entre batentes 3
RODAS E PNEUS
Rodas e pneus Aço 5Jx14, 175/70R14T
CARROCERIA
Construção Monobloco em aço, hatchback, duas portas, cinco lugares, subchassi dianteiro
PESOS
Em ordem de marcha 901 kg
Carga máxima 509 kg
Carga máxima rebocável com/sem freio 200 kg
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 3.897 mm
Largura com / sem espelhos 1.893/1.898 mm
Altura 1.464 mm
Distância entre eixos 2.466 mm
Bitola dianteira/traseira 1.429 / 1.416 mm
Distância mínima do solo vazio/carregado 163 mm
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,34
Área frontal 2,01 m²
Cx x A 0,693 m²
CAPACIDADES
Porta-malas 285 litros
Tanque de combustível 55 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima 168 km/h (G) / 170 km/h (A)
Aceleração 0-100 km/h 12,6 s (G) / 12,3 s (A)
Aceleração 0-1.000 m 34,4 s  (G) / 34,2 s (A)
Retomada 80-120 km/h em 5ª 17,5 s (G) / 18 s (A)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª 30,2 km/h
Rotação a 120 km/h em 5ª 4.000 rpm
Rotação à velocidade máxima em 5ª 5.650 rpm
GARANTIA
Termo 3 anos integral, 5 anos para perfuração de chapa
MANUTENÇÃO
Revisões e troca do óleo do motor 10.000 km ou 1 ano
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Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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