Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas VW LANÇA O NOVO GOL DUAS-PORTAS – Autoentusiastas

A Volkswagen apresentou hoje na fábrica Anchieta a versão duas-portas do novo Gol lançado em fevereiro juntamente com o novo Voyage. Chega unicamente em versão Trendline 1,0 de 3 cilindros por R$ 33.620. Esta agora é a Trendline básica, ficando o 4-portas como opcional por R$ 1.930 mais, R$ 35.550 no total. Traz tudo o que constitui o 4-portas, diferindo apenas no número de portas.

Gol2p 5

Desde que a pessoa não precise de quatro portas ou seja apreciador de carros de duas portas — há mais gente com essa preferência do que se imagina —, a nova versão é atraente e acaba-se economizando quase R$ 2 mil na compra.

O acesso ao banco traseiro é facilitado pelo bom vão entre o banco dianteiro e a coluna central, permitindo fácil passagem dos pés.

Gol2p 13 c

Bom,vão entre banco e coluna central permite fácil acesso ao banco traseiro; porta mais comprida pode dificultar entrar e sair em vagas apertadas

A VW ofereceu teste de dirigir da fábrica em São Bernardo do Campo, mas por ter outro compromisso não pude cumprir esta parte. De qualquer maneira, meu único interesse seria avaliar o efeito de eventual diferença de peso — eventual porque ao olhar no pen drive que contém a ficha técnica, vi que os pesos do duas e do quatro portas são iguais, 901 kg. O duas-portas tem de pesar menos, nem que seja 10 kg. Terei que esclarecer amanhã.

Os opcionais, fora a carroceria de quatro portas, são o ar-condicionado mais simples por R$ 2.840, e dois equipamentos de áudio, o Interatividade ‘Media’ por R$ 850 e o Interatividade ‘Composition Touch’, com espelhamento de celular, que sai por R$ 1.780. Há ainda a cor sólida vermelho Flash (a do carro da foto) por R$ 405 — as demais preto Ninja e branco Cristal não têm acréscimo — e as metálicas prata Tungstênio, prata Sírius, azul Lagoon, azul Night e cinza Platinum, por R$ 1.326. Não há opção de câmbio robotizado I-Motion

Os itens de série são, entre outros, alerta de cinto do motorista desatado, alerta de farol aceso, antena de teto, ajuste de altura do banco do motorista, cintos dianteiros com pré-tensionador, desembaçador do vidro traseiro,  direção assistida hidráulica, encosto do banco traseiro rebatível, grade em preto, limpador e lavador do vidro traseiro, conta-giros, para-choques na cor da carroceria, dois parassóis com espelhos, porta-revistas no encosto do banco dianteiro direito, preparação para equipamento de áudio, rodas de aço 5Jx14 com pneus 175/70R14, tomada 12 V no console central, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros elétricos.

Será feito em breve teste “no uso” do novo Gol duas-portas.

BS

 

FICHA TÉCNICA NOVO GOL 2 PORTAS 1,0 3-CILINDROS 2017
MOTOR
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote Alumínio
Configuração / N° de cilindros / n° de mancais Em linha / 3 / 4
Diâmetro x curso 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada 999 cm³
Aspiração Atmosférica
Taxa de compressão 11,5:1
Potência máxima 75 cv (G). 82 cv (A), a 6.250 rpm
Torque máximo 9,7 m·kgf (G),10,4 m·kgf, de 3.000 a 3.800 rpm
N° de válvulas por cilindro Quatro
N° de comando de válvulas /localização/acionamento 2 / cabeçote /correia dentada
Formação de mistura Injeção eletrônica no duto
Gerenciamento do motor Bosch ME 17.5.24
ALIMENTAÇÃO
Combustível Gasolina e/ou álcool
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão 12 V
Bateria 36 A·h
Alternador 70 A
TRANSMISSÃO
Câmbio / rodas motrizes Transeixo manual de 5 marchas à frente + ré
Relações de transmissão 1ª. 3,769:1; 2ª. 2,095:1; 3ª. 1,281:1; 4ª.0,927:1; 5ª. 0,740:1; ré 3,182:1
Relação do diferencial 4,929:1
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido
Dianteiros Disco ventilado Ø 256 mm
Traseiros Tambor Ø 200 mm
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de 19 mm Ø
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Diâmetro mínimo de curva 10,8 m
Relação de direção 14,9:1
N° de voltas entre batentes 3
RODAS E PNEUS
Rodas e pneus Aço 5Jx14, 175/70R14T
CARROCERIA
Construção Monobloco em aço, hatchback, duas portas, cinco lugares, subchassi dianteiro
PESOS
Em ordem de marcha 901 kg
Carga máxima 509 kg
Carga máxima rebocável com/sem freio 200 kg
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 3.897 mm
Largura com / sem espelhos 1.893/1.898 mm
Altura 1.464 mm
Distância entre eixos 2.466 mm
Bitola dianteira/traseira 1.429 / 1.416 mm
Distância mínima do solo vazio/carregado 163 mm
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,34
Área frontal 2,01 m²
Cx x A 0,693 m²
CAPACIDADES
Porta-malas 285 litros
Tanque de combustível 55 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima 168 km/h (G) / 170 km/h (A)
Aceleração 0-100 km/h 12,6 s (G) / 12,3 s (A)
Aceleração 0-1.000 m 34,4 s  (G) / 34,2 s (A)
Retomada 80-120 km/h em 5ª 17,5 s (G) / 18 s (A)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª 30,2 km/h
Rotação a 120 km/h em 5ª 4.000 rpm
Rotação à velocidade máxima em 5ª 5.650 rpm
GARANTIA
Termo 3 anos integral, 5 anos para perfuração de chapa
MANUTENÇÃO
Revisões e troca do óleo do motor 10.000 km ou 1 ano

Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

  • Davi Reis

    Pra quem não precisa mesmo das 4 portas, achei bem interessante. Bem que a VW poderia fazer como fez nos idos de 2012 ou 2013 quando ofereceu o Gol 2 portas com o motor 1,6 e todos os opcionais disponíveis então. Tudo bem que a preferência atual é pelos carros 4 portas, mas alguém precisa vender carros com 2 portas também, não só os mais básicos. Mesma coisa com os carros pelados: não compraria, mas tem quem compre e a opção precisa existir.

  • Claiton, corrigido, obrigado.

  • Luciano Gonzalez

    O desenho do duas portas é muito feliz, a coluna C é claramente inspirada no A1.
    Pena não ter uma versão apimentada com essa carroceria.
    Tive como carro de uso um GVI 2 portas EA 111 1,0, gostava muito do carrinho e a boa estabilidade e comportamento são ainda mais evidentes devido à maior rigidez do duas portas.
    Também tive a oportunidade de rodar com um 1,6 duas portas GVI, perfeito para mim. Pena que foi descontinuado.

  • braulio

    Sem dúvida, ficou muito bonito. E, obviamente mantém as boas características da linha. Só estranhei a VW cobrar por uma cor sólida, mas acho que se todas as fábricas podem cobrar cerca de R$ 2.000,00 para mudar a cor de um carro e ninguém nunca reclamou, não é ela que tem problemas.

  • smarca,
    1. Sim ligar faróis independe de o carro ter DLR de LED, tem que ligar.
    2. Sem efeito pela resposta acima.
    3. Se não é proibido, é permitido.
    4. Só à noite.
    5. Não existe, é preciso modificar os circuito elétrico.

    Sim, haverá matéria a respeito no AE, mas antes é preciso ver Resolução do Contran a respeito.

  • eNe

    Retomada 80-120 km/h em 5ª.
    Tem como saber em 4ª?

    • eNe, não é informado.

    • Leônidas Salazar

      Serve se for da versão 1.0 Comfortline ?

      Ficha Técnica: VW Gol Comfortline 1.0

      Motor: dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, comando variável na admissão, 999 cm3, flex; Potência: 75/82 cv a 6.250 rpm; Torque: 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: aro 15″ com pneus 195/55 R15; Peso: 998 kg; Capacidades: porta-malas 285 litros, tanque 55 litros;Dimensões: comprimento 3.897 mm, largura 1.656 mm, altura 1.464 mm, entreeixos 2.466 mm

      Medições CARPLACE

      Aceleração

      0 a 60 km/h 6,0 s

      0 a 80 km/h 10,2 s

      0 a 100 km/h 15,7 s

      Retomada

      40 a 100 km/h em 3a 14,7 s

      80 a 120 km/h em 4a 17,8 s

  • Guilherme, alcança 118 km/h em 3ª a 6.800 rpm (rotação de corte).

  • Nelson C

    Não dá para negar que fica bonito.

  • Unknown User

    Não seriam 4 válvulas por cilindro, como no Up!?

    • Unknown, claro, é o mesmo motor. Ficha corrigida.

  • Arnor, não chegarão, é questão de cilindrada. Só com superalimentação, como passar a turbo.

  • Rodolfo, claro, 4 válvulas por cilindro, mesmo motor do up! Já foi corrigido. Para compilar fichas técnicas aproveita-se outra de modelo próximo, atualizam-se os dados e nessa “sobrou” o dado de outro modelo. / Sim, esteticamente os carros pequenos de duas portas são mais atraentes e a rigidez tende a ser maior. Tanto que quando surgiu a 2ª geração do Gol em 1994 demorou quatro anos para aparecer o de quatro portas.

  • Garcia, sim, já foi corrigido. É exatamente o mesmo motor do up!

  • WSR, é apenas um parâmetro para se avaliar a elasticidade do motor. Claro que em condição real se troca para marcha que proporcione a melhor retomada possível.

  • Ricardo kobus

    Me cairia bem um desse branquinho com ar condicionado, pra fazer companhia pro quadrado também branco, sou fã de hatches 2 portas.

  • Rodolfo

    Concordo, Gustavo.
    Nós temos um legislativo deplorável, realmente vergonhoso… Não sabem legislar!
    Os caras nem se atentaram para o que existe hoje. Aí a Lei fica aberta, precisando de “remendos”.

    O meu carro é equipado com as DLR, mas aparentemente, vou ter que acender os faróis na estrada do mesmo jeito…

  • invalid_pilot

    No lançamento do Up! era possível ter Move I Motion 2pts por exemplo.

    Provavelmente vendeu pouco, infelizmente e por isso saiu de linha.

    Ainda acho que poderiam fazer versão TSI 2pts e apelo esportivo como o Speed

  • invalid_pilot

    Acho que na concessionária na hora de assinar o cheque de pra tirar uns 2 mil reais.
    Ao menos em 2015 era possível esse desconto sobre a tabela divulgada

    • Davi Reis

      Também acho que deve dar. Com ar-condicionado, pintura vermelha e som convencional (sem ser o com tela de toque), o carro fica por 37.700 no site da VW. Por 35.500 seria muito interessante.

  • Marcus

    Existem outros sites no Brasil com fichas técnicas tão completas como o AE?

  • Leônidas Salazar

    Mas o (0-100) em 12,6 s com gasolina e 12,3 s com etanol, são números declarados pelo fabricante, estes números na prática só podem ser atingidos numa medição pelo velocímetro do carro, se você medir utilizando um racelogic o resultado será bem diferente, porque o racelogic corrige a diferença do velocímetro para a velocidade real.

    Desempenho real medido no racelogic do site Carplace.

    Aceleração

    0 a 60 km/h 6,0 s

    0 a 80 km/h 10,2 s

    0 a 100 km/h 15,7 s

    Retomada

    40 a 100 km/h em 3a 14,7 s

    80 a 120 km/h em 4a 17,8 s

  • Leônidas Salazar

    Que tal acrescentar a ficha técnica a velocidade real a 100 km/h, segundo QR é 96,3 km/h.

  • Roberto Neves

    Paulo, mesmo esse “desvaloriza” é relativo. Afasta alguns possíveis compradores e atrai outros, aqueles que gostam de carro com duas portas.

  • Roberto Alvarenga

    O Gol fica mais bonito com 2 portas.

  • Uma pena o Gol não ter versão 2-portas nas versões superiores.

    • Arnor J. A. Junior

      1000 vezes

  • Rubem Luiz

    Sobre essa questão do peso do 2-portas ser menor, tem o seguinte:

    como a porta é mais longa, ela precisa mais estrutura interna. A porta traseira é curta, não lembro como é no Gol, mas outros veículos que lembro tem basicamente a folha externa e só uma barra interna simplória, algo de peso muito baixo.

    A coluna que serve de apoio às portas traseiras tem seu peso, mas a estrutura no 2p onde a fechadura se apoia também precisa uma estrutura bem feita.

    Enfim, eu não me espantaria se de fato o peso dos 2 fosse igual, hoje temos prensas de chapas que podem fazer uma porta de 70cm ficar rígida o suficiente, mas em uma porta de 130cm talvez precise reforços extras que pesam mais.

    Eu vejo os modelos 4p algo muito bem planejado, a curva da caixa da roda traseira coincide com banco, a rigidez da lataria da caixa da roda torna desnecessário uma coluna extra, enfim, é uma otimização de engenharia muito eficiente que economiza muito material e peso.

  • Lucas, nenhum. Lembre-se que ele começou a vida em 1982 com duas portas.

  • Corsario, se já não mudou, é iminente.

  • Marcio, só pode ser questão de custo.

  • Luciano, torque não nada a ver com o que você diz. Apenas no up! tem que usar o que muitos têm medo: rotação.

    • Guilherme Keimi Goto

      Tem gente que é alérgica a alta rotação. Mal sabem o que estão perdendo. (haha)

  • Junin, então dê um exemplo de “carrinho bonito”.

  • Marcus, nesse caso específico é desnecessário.

  • Guilherme e Leonidas, lembrem-se da variável que vai entre o banco e o volante.

  • Delfim, você disse qual é o maior dos problemas: a VW querer.

  • Estevan Dario

    Aguardando o teste “no uso”.

    • Estamos aguardando o carro, não será imediato.

  • Luiz, todo velocímetro marca a menos. Quando eu desconfio que o erro é excessivo, confiro, caso do Etios X 1,3 automático.

  • Agradeço, Estevan.

  • CorsarioViajante

    Você descreveu o finado gol rallye… rs O carro já existiu, só que por marketing tinha apelo “aventureiro” ao invés de “esportivo”.

  • Mr. Mojo Risin’

    Desaponta-me a bateria 36 A·h, em um carro que com o som melhor, ar-condicionado e pintura metálica teria que desembolsar mais de 40.000.

  • Mr. Mojo Risin’

    Já faz algum tempo passamos par o G6…

    • Mr. Mojo, qual é esse Gol? Não conheço.

  • Mr. Mojo Risin’

    E qual seria o preço dele e consequente posicionamento no mercado? Duvido que custaria menos de R$ 60k