Está sendo lançado nos Estados Unidos o Honda Civic de 10ª geração que traz como novidades carroceria totalmente nova e motor turbo 4-cilindros de injeção direta com interresfriador, 1,5 litro (1.496 cm³, 73 x 89,4 mm), 176 cv de 5.500 a 6.000 rpm e 22,4 m·kgf de 1.800 a 5.500 rpm, taxa de compressão 10,6:1. Há variador de fase  na admissão e no escapamento. O novo Civic, com este motor, será produzido no Brasil em agosto ou setembro na nova fábrica de Itirapina, interior de São Paulo, a 215 quilômetros a oeste da capital.

O fato mais significativo da mudança da Honda para a turboalimentação é deixar para o passado a tecnologia que deu fama à fabricante, a VTEC, a de fase e levantamento de válvulas variáveis.

Curvas 1,5 turbo

A característica do motor está inserida na tecnologia atual de motores superalimentados por turbocompressor, de elevado torque desde as baixas rotações e se mantendo constante até à rotação que já dá potência máxima, esta seguindo plana por mais 500 rpm. Contribui para esse resultado ao atuação elétrica da válvula de alívio (wastegate).

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Na versão americana produzida pela Honda of America Mfg, Inc.,   em Marysville, estado de Ohio — começou operações em 1982 — o consumo pelo padrão da Environmental Protection Agency (EPA) é de 13,1 km/l na cidade e 17,9 km/l, na estrada. O câmbio é CVT com conversor de torque.

O novo Civic cresceu. Está 25 mm mais comprido (4.630 mm), 50 mm mais largo (1.799 mm), porém 20 mm mais baixo (1.416 mm), tendo a distância entre eixos aumentado 30 mm (2.700 mm). A bitola dianteira aumentou 55 mm (1.555 mm) e a traseira, 45 mm (1.565 mm). A largura interna atrás aumentou 35 mm. A raiz do para-brisa com o capô baixou 40 mm, lembrando o Accord de 199o, e proporciona melhor visibilidade à frente.

O porta-malas está 60 litros maior (530 L) e as rodas completas são 15 mm maiores em diâmetro agora, pneus são 215/50R17. Suspensão dianteira McPherson e traseira, multibraço (era eixo de torção na versão americana).

A carroceria está 22 kg mais leve e a rigidez torcional aumentou 25%, segundo a Honda.

BS

Fotos:

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