Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas HONDA CIVIC DE 10ª GERAÇÃO É LANÇADO NOS EUA – Autoentusiastas

Está sendo lançado nos Estados Unidos o Honda Civic de 10ª geração que traz como novidades carroceria totalmente nova e motor turbo 4-cilindros de injeção direta com interresfriador, 1,5 litro (1.496 cm³, 73 x 89,4 mm), 176 cv de 5.500 a 6.000 rpm e 22,4 m·kgf de 1.800 a 5.500 rpm, taxa de compressão 10,6:1. Há variador de fase  na admissão e no escapamento. O novo Civic, com este motor, será produzido no Brasil em agosto ou setembro na nova fábrica de Itirapina, interior de São Paulo, a 215 quilômetros a oeste da capital.

O fato mais significativo da mudança da Honda para a turboalimentação é deixar para o passado a tecnologia que deu fama à fabricante, a VTEC, a de fase e levantamento de válvulas variáveis.

Curvas 1,5 turbo

A característica do motor está inserida na tecnologia atual de motores superalimentados por turbocompressor, de elevado torque desde as baixas rotações e se mantendo constante até à rotação que já dá potência máxima, esta seguindo plana por mais 500 rpm. Contribui para esse resultado ao atuação elétrica da válvula de alívio (wastegate).

Honda-Civic_Sedan-2016-1024-52 B

Na versão americana produzida pela Honda of America Mfg, Inc.,   em Marysville, estado de Ohio — começou operações em 1982 — o consumo pelo padrão da Environmental Protection Agency (EPA) é de 13,1 km/l na cidade e 17,9 km/l, na estrada. O câmbio é CVT com conversor de torque.

O novo Civic cresceu. Está 25 mm mais comprido (4.630 mm), 50 mm mais largo (1.799 mm), porém 20 mm mais baixo (1.416 mm), tendo a distância entre eixos aumentado 30 mm (2.700 mm). A bitola dianteira aumentou 55 mm (1.555 mm) e a traseira, 45 mm (1.565 mm). A largura interna atrás aumentou 35 mm. A raiz do para-brisa com o capô baixou 40 mm, lembrando o Accord de 199o, e proporciona melhor visibilidade à frente.

O porta-malas está 60 litros maior (530 L) e as rodas completas são 15 mm maiores em diâmetro agora, pneus são 215/50R17. Suspensão dianteira McPherson e traseira, multibraço (era eixo de torção na versão americana).

A carroceria está 22 kg mais leve e a rigidez torcional aumentou 25%, segundo a Honda.

BS

Fotos:

Honda-Civic_Sedan-2016-1024-3b tras

Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

  • Tessio R R Bonafin

    Acompanhei o lançamento e diversos testes e avaliações de sites norte-americanos. Esse carro promete e não vejo a hora de testá-lo quando chegar ao Brasil. Vai disputar com a Golf Variant para substituir meu atual Civic. Abraços.

  • Claiton Lopes

    Belo carro!! e que números!! Pena que não cabe no meu bolso! rsrsrsrs. Caro Bob, você poderia explicar sobre esse interresfriador da injeção direta? O motor do up! TSI tem este equipamento? Obrigado!

    • Claiton, o interresfriador é o termo equivalente a intercooler em português. É diretriz no AE usar termos estrangeiros só em último caso. A função do interresfriador função é esfriar que sai do turbocompressor aquecido pelo efeito da compressão, e chegar aos cilindros mais frio, mais denso, elevando potência. Hoje todo motor turbo tem interresfriador, up! TSI inclusive.

  • Começou…

  • Kar Yo, esse termo já é antigo aqui no AE. Não vou dar uma de Folha de S. Paulo, repetitiva nessa questão.

  • Lucas, foi mesmo. Vou corrigir a resposta.

  • WSR

    A única coisa que eu faria neste carro seria deixar o motor espirrando bem alto, rs.

  • WSR

    O Civic 2007 foi mesmo um ponto fora da curva para a época, quase como o Corsa 1994, bem diferente do que a gente estava acostumado a ver. O Civic era tão bonito que acabou sendo praticamente copiado…

    http://www.kia-world.net/wp-content/uploads/2009/01/kia-cerato-2009-1.jpg

  • Lorenzo, perda? Pelo contrário. Veja bem o gráfico.

  • Ricardo, quando vejo, corrijo, mas pode ter passado algum.

  • Luis Felipe Carreira

    Deve ser para depois aumentarem ainda mais o preço das versões turboalimentadas, que passarão para 1,5L.

  • Diogo

    Nem precisa tanto. A concessionária Honda daqui de Florianópolis está anunciando Civic LXR 2.0 0km por R$ 73.900. Na tabela, ele custa 10 mil reais a mais. Dá para conseguir bons descontos na troca de geração.

  • marcus lahoz

    bonitão hein…posso pensar nele como próximo carro (se o bolso ajudar). Apenas não gosto do cambio CVT, mas se for um bom CVT posso repensar.

    Como bom CVT digo o do Corolla, agora todos os demais (inclusive do Audi A4) eu achei muito esponjoso, aquela coisa amortecida demais.

  • marcus lahoz

    sabe que eu gosto do bege, mas já viu o marrom? A meu ver o mais bonito até agora.

    • RoadV8Runner

      Falou em interiores que vão do bege ao marrom, sou suspeitíssimo para comentar, pois me agradam bastante. E tenho que concordar que o marrom ficou mais bonito mesmo.

  • Elizandro Rarvor

    Esta matéria se refere ao lançamento do Civic no Brasil, correto? Estas fotos já são do modelo brasileiro?

    • Elizandro, não, fala do Civic de nova geração lançado nos EUA. Aqui ainda vai ocorrer e será igual ao das fotos.

      • Guilherme Keimi Goto

        Sharp, esse carro já circula em ruas americanas faz poucos meses… Não entendi essa lógica de vender o carro e depois lançá-lo oficialmente.

  • RoadV8Runner

    Meu primeiro carro foi um Passat 1981, com esse maravilhoso interior marrom. E a cor da carroceria era bege, combinação perfeita.

  • Carlos Henrique Barcelos

    Achei as linhas do capô muito altas e destoam do resto do carro..

  • Gustavo73

    Mas o Golf con7inua com o 1,4 TSI além do 2,0 TSI. O Civic vai manter o 2,0 aspirado, o turbo só na versão topo de linha.

  • vidgal

    Vai ser páreo duro com o novo Cruze 1.4 turbo que vem com tudo!!!

  • tadeu, não tenho, mas certamente já estão rodando por aqui.