A Hella Divisão Eletrônica inaugurou no dia 28 de abril sua fábrica no Brasil, no município de Indaiatuba, a 120 quilômetros a noroeste de São Paulo. O AUTOentusiastas esteve no evento de inauguração representado pelo editor associado Juvenal Jorge e pelo editor-geral  Paulo Keller.

Localizada junto à SP-075 Rodovia Santos Dumont, a empresa está no principal eixo industrial da região, e já iniciou a produção de módulos BCM, que controlam vidros, travas, luzes, avisos sonoros, entre outros. Também estão em ajustes para início da produção, em pouco mais de um mês, o FCM, módulo de controle de combustível (ainda esta semana publicaremos matéria específica). Outros produtos virão a ser nacionalizados com o passar do tempo e os 50 empregos gerados nessa fase serão duplicados em poucos meses.

Esses empregos se somam aos 32 mil que a Hella mantém ao redor de mais de 100 instalações em 35 países, numa prova de que a força da vanguarda tecnológica gera resultados positivos.

O diretor-geral da empresa,  Carlos Eduardo Bertozzi,  se dirigiu a clientes, fornecedores, membros da direção mundial da Hella e autoridades, entre elas o prefeito de Indaiatuba, e enfatizou o grande trabalho do time que começou a ser formado há apenas cinco anos no Brasil, e já desponta com um grande aumento do número de clientes nesse curto período. Contratado para organizar e implementar a produção brasileira, Bertozzi é um entusiasta de automóveis, de tecnologias de ponta e de grandes desafios, estando no lugar absolutamente certo.

Carlos Eduardi Bertozzi, diretor geral da Hella do Brasil explica os produtos Hella  HELLA INAUGURA FÁBRICA EM INDAIATUBA Hella Bertozzi

Carlos Eduardo Bertozzi, diretor-geral da Hella do Brasil, expõe os produtos Hella

Os integrantes da direção da Hella vindos do exterior para o evento passaram algumas de suas visões sobre mercado mundial e brasileiro, e a confiança no futuro fica patente quando se sabe que aproximadamente 43 milhões de reais foram investidos aqui, recursos da própria empresa. Cremos ser um dado que deve orgulhar não apenas aos funcionários da Hella, mas a todos que são brasileiros.

Um grande atrativo foi também a apresentação de uma economista Fabiana D’Atri, do Banco Bradesco, que brindou a todos os presentes com uma dinâmica apresentação sobre o panorama econômico atual e previsões para médio prazo, enfatizando, como já sabemos, que assim que a agenda política passar por uma estabilização a situação tem tudo para começar a progredir, dada a força do Brasil.

Ficou claro mais uma vez o que vemos todos os dias. É necessário reorganizar o Brasil com uma agenda de governança orçamentária, repensar as políticas monetárias, melhorar a produtividade principalmente das empresas e órgãos públicos, melhorar a infraestrutura e promover uma reforma na Previdência.

Um ponto interessante é saber que empresas que investem nesses momentos economicamente ruins são as que melhor evoluem quando a situação melhora de forma geral. Assim, a Hella está no compasso certo.

Na visita à fábrica que conta com 5 mil m², impressiona a limpeza, organização, iluminação e qualificação dos funcionários, além de se ver pela primeira vez máquinas totalmente automatizadas que trabalham com a montagem de componentes eletrônicos em placas, a uma velocidade notável, chegando a até 30 mil componentes por hora.  O padrão geral é idêntico ao das unidades de manufatura da Hella ao redor do mundo, em todas as suas divisões, e não deixa margem a problemas de qualidade, já que há sistemas de verificação automatizados para todas as operações, além do sempre importante olho humano para participar das garantias necessárias em processos tão delicados.

Há espaço físico para adição de mais equipamentos para aumentar a linha de produtos, numa curva de aceleração de crescimento que garantirá muito trabalho, que já está sendo feito com entusiasmo pela equipe e que garante muito esforço positivo nos anos que virão.

O AE cumprimenta a todos da Hella e a parabeniza pelo grande feito, desejando boa sorte e saúde a todo o time!

JJ/PK

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Publicações Relacionadas

  • VeeDub

    Que ótima notícia !
    Os faróis da Hella são dos melhores do mundo.
    Muito sucesso a esta empresa por acreditar no Brasil.

  • Brave

    Muito boa notícia!!!
    Inclusive, vou mandar um currículo…curtir carros e ficar desempregado é complicado!
    Sucesso Hella!

  • Leo-RJ

    Palmas para a Hella, por investir neste momento no Brasil!

  • Carlos A.

    Sucesso para Hella em nosso mercado, espero que se a empresa vier a ofertar componentes para reposição fique atenta a nós, consumidores. Um bom SAC é fundamental, já que a qualidade é comprovada!

  • Marcelo Maita

    Parabéns a grandiosa HELLA! Muito orgulhoso de ter esta referência em minha região.
    [OFF] Fiquei bem chateado de não poder ir nos workshops por ter compromissos anteriores. Será que não rola uma visitinha para um admirador?

    • Marcelo, pode ser possível. Vamos ver com a Hella.

      • Marcelo Maita

        Seria muito gratificante! Acredito que só o AUTOentusiastas tem essa moral e pode realizar o feito. Acho que falo por mais gente. Ficaremos no aguardo. Obrigado.

  • Nicolas Moraes Duarte

    Ótima noticia para região! Mas gostaria de saber qual será o processo seletivo para empregos nessa fabrica! Gostaria de estar entrando em contato para saber mais, se possível!

  • MadSubaru, escreva à Hella.