Certamente, todo leitor já se defrontou com o embaçamento dos vidros de seu veículo, dificultando a visibilidade e comprometendo a segurança ao dirigir. Todo o veículo é susceptível ao embaçamento, em maior ou menor proporção, e creio que o Fusca seja o exemplo mais significativo que conheci em relação a este fenômeno. Eu, particularmente, tive um Fusca 1968 e passei maus bocados em dias frios e de chuva, tentando o uso da flanelinha nos vidros para remover o embaçamento, quase sempre sem resultado. Piorava o fato de o Fusca não ter nenhuma aeração interna (só teria a partir de 1974, com entra de ar na base do para-brisa e saídas após as janelas traseiras).

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Fusca com o para-brisa embaçado

Como sugestão, vamos rever alguns conceitos básicos que permitirão entendermos melhor este fenômeno do embaçamento dos vidros.

Quando colocamos dois corpos em contato, a temperatura do corpo “mais quente” diminui, e a do corpo “mais frio” aumenta, até o equilíbrio térmico, onde os dois corpos passam a ter a mesma temperatura.

Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema e calor é a energia que se transfere entre corpos com temperaturas diferentes, sempre do mais quente para o mais frio. Por exemplo, ao retirarmos uma garrafa de água do refrigerador ou um bolo de um forno, percebemos que após algum tempo, a água esquenta e o bolo esfria, até que o equilíbrio térmico seja atingido, se igualando à temperatura ambiente.

Podemos definir como mais quente um corpo que tem maior agitação de suas moléculas que um corpo mais frio. Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema, pode-se dizer que o estado de agitação de suas moléculas está aumentando. Conforme o nível de agitação das moléculas, a matéria pode assumir uma forma física diferente, ou seja, a sólida, a líquida e a gasosa. Na realidade, todos os corpos do universo tendem a ficar à mesma temperatura, trocando calor ininterruptamente, sempre do mais quente para o mais frio.

É devido a esta transferência de energia térmica que ocorre o embaçamento dos vidros, por exemplo, das janelas das casas no inverno. O ar quente interno, tocando no vidro frio, transfere sua energia térmica, induzindo a umidade ambiente a passar do estado gasoso para o estado líquido em forma de gotículas. E são essas gotículas, na realidade lentículas, que são as responsáveis pelo embaço dos vidros.

Outro bom exemplo são os espelhos do banheiro, embaçados durante o banho devido à condensação do vapor da água quente. Certamente todo o leitor já experimentou escrever com os dedos nos vidros e/ou espelhos embaçados.

 

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Desenhando no vidro embaçado

Quantas vezes o leitor se deparou com dos vidros de seu veículo embaçados no inverno ao deixá-lo estacionado a céu aberto. O ar úmido interno, devido principalmente ao suor dos ocupantes, é condensado na superfície dos vidros, acabando com a visibilidade.

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Veículo estacionado com o vidro  embaçado

 

Evitando que os vidros embacem

E como evitar embaçamento dos vidros dos veículos? Existe uma solução caseira que funciona, diminuindo a susceptibilidade ao problema. Limpe muito bem todos os vidros internamente, com álcool ou um limpa-vidros, e aplique detergente neutro puro (comum de supermercado) com uma esponja, em movimentos circulares. Depois retire o excesso de detergente com papel-toalha até à transparência total. A microcamada de detergente depositada diminui a tensão superficial das possíveis gotículas condensadas no vidro, melhorando a visibilidade pela diminuição da espessura das lentículas de água.

Existem vários produtos no mercado que se baseiam neste princípio de diminuição da tensão superficial.

Depois que o vidro embaçou, a solução vai depender dos auxílios disponíveis no veículo:

–  Vidro traseiro aquecido por resistência elétrica acoplada, que ajuda a evaporar as gotículas de água condensada, melhorando a visão. Existe o mesmo sistema para o vidro do para-brisa produzido pelos fornecedores, mas não se popularizou. Talvez por questão de custo associado ao fato de carros cada vez mais serem equipados com ar-condicionado (ver adiante).

-Ar quente direcionado ao para-brisa, evaporando as gotículas em contacto com o vidro. Este método não retira a umidade do ar e assim, em questão de minutos, o ambiente cada vez mais saturado de vapor vai embaçar novamente o vidro.

-Ar frio externo direcionado ao para-brisa ajuda a eliminar as gotículas de água, porém é pouco eficiente, pois o ar ambiente interno continua saturado de vapor d’água.

-O sistema de ar-condicionado é a melhor maneira de evitar que os vidros embacem, pois seca o ar ambiente, que sem umidade não consegue embaçar os vidros. Creio que o leitor já tenha visualizado o vapor d’água condensado pelo ar-condicionado ser drenado, chegando até a molhar o piso externo. Se o dreno por acaso entupir, a água condensada se avoluma, extravasa e vai molhar o carpete, criando um problemão. Direcionado ao para-brisa, o ar frio e seco resolve rapidamente o vidro já embaçado.

Se o ar ambiente externo estiver com muita umidade, o ar-condicionado frio direcionado ao para-brisa pode embaçá-lo externamente, criando outro problema, embora apenas uma passada do limpador de para-brisa seja suficiente para retirar o embaçamento, que não costuma ser grande. O ideal é aumentar um pouco a temperatura interna e, consequentemente, do vidro.

Como referência, veja abaixo o esquema de funcionamento do ar-condicionado veicular:

 

ar-condicionado-funcionamento  SEM EMBAÇAR ar condicionado funcionamento

Esquema ar-condicionado veicular

Os termos:

Compressor > =
Expansion valve > válvula de expansão
Evaporator and blower > evaporador e ventilador interno
Drier > desumidificador
Condenser and fan > condensador e ventilador
High pressure side, gas > lado de alta pressão, gás
High pressure side, liquid > lado de alta pressão, líquido
Low pressure side, liquid > lado de baixa pressão, líquido
Low pressure side, gas > lado de baixa pressão, gás

O ciclo se inicia com o compressor comprimindo e energizando o gás refrigerante, que após passar pelo condensador esfria-se e se transforma em líquido. Em seguida, após passar pelo desumidificador, segue para a válvula de expansão, onde se evapora e, no processo, perde temperatura, esfria. Ao passar pelo evaporador, este esfria também, e ao o ar passar por ele, puxado por ventilador centrífugo, esfria também, ao mesmo tempo em que leva a umidade do ar a se condensar na superfície fria do evaporador, retirando-a do ar. O ar esfriado, por sua vez, faz diminuir a temperatura do ar interno. Portanto, é no evaporador — um radiador — que a umidade do interior do veículo é condensada, secando o ar.

Obviamente, quanto melhor for à ventilação interna, natural e forçada do veículo, tanto menor a probabilidade de embaçamento dos vidros.

 

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Esquema de ventilação interna veicular

Como de costume, encerro a matéria com uma homenagem que desta vez vai para o VW Golf, que ao longo dos anos mantém um dos melhores, se não o melhor, sistema de ventilação natural, ventilação forçada e ar-condicionado, ajudando enormemente no conforto e na segurança do veículo.

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VW Golf (foto de divulgação)

CM

Créditos: bundlr.com -google images – acervo do autor

Sobre o Autor

Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

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  • Fernando, se você fechasse totalmente os vidros e abrisse a ventilação interna, natural ou forçada, não resolveria?

    • Fernando

      Com as janelas totalmente fechadas e ventilação ligada na posição para desembaçar(e no mais frio) no Chevette ainda assim ficava totalmente embaçado, em épocas frias eu fazia o máximo para não abrir a janela(ou melhor, abrir o mínimo) mas mesmo assim era difícil. Tanto que nele sempre teve uma flanela no porta-trecos.

      Me lembro que teve vez na chuva que mesmo com a ventilação ligada, tive que abrir bastante a janela para conseguir fazer melhorar e então fechar novamente até ficar uma fresta menor. Alguns amigos que tiveram Chevette também me falaram na mesma dificuldade.

  • Já usei muita calha em carro. De fato ajuda muito, ao menos parece, rs. O processo é bem mais rápido com frestas abertas, fora que acaba funcionando para os vidros laterais, coisa que sem ar-condicionado demoraria uma eternidade para desembaçar.

  • Bruno Bertha

    Mike,

    nesse caso é só colocar o selecionar o ar quente, mesmo com o compressor ligado. Permanece o ar seco necessário para o desembaçamento, mas sem passar frio.

  • Fernando, exato, a transcrição desse item para o texto de tradução é que foi errada, teria de ser Evaporator and blower e foi Evaporator and valve. Já foi corrigido e o erro não foi do Meccia, mas meu ao editar a matéria. Obrigado pelo alerta.

  • Cristina Ovejaneda Moretti

    Alguém pode responder ?

  • Rochaid Rocha

    Quando eu tinha fusca eu usava folha de fumo (tabaco). Funciona. Hoje tenho um Punto 2014, ele desembaça quase que imediatamente. Uso o ar-condicionado, que é digital e controla perfeitamente esse fenômeno.

  • Fernando

    Esse produto é bom mesmo! hehe

    Em um carro meu que nem tem ar-condicionado, mas tem um sistema de ventilação bom, quando está o tempo frio de agora o que preciso para desembaçar os vidros é só ligar a ventilação no modo “azul” no modo para desembaçar e fecho os outros difusores, e bem rapidamente já está ok. Com uma temperatura externa baixa é possível desembaçar dessa forma, mesmo que o ar-condicionado fosse o ideal justamente para secar o ar interno.

  • Maycon Correia

    Meu Fiesta street tinha o melhor ar-condicionado original que já vi em carro pequeno. Em pouco tempo a névoa externa no vidro era enorme! Certa vez em um congestionamento eu deixei para ver, e deixou o para-brisa totalmente embaçado por fora! Sem contar que ele era muito mais eficiente que o do Voyage zero que veio depois. Esse apenas deixava umas pequenas “manchas”

    Uma Courier deve ser uma quase câmara fria.

    • Maycon, o Uno Fire (o quadradinho), apesar de falarem muito (mal), o ar-condicionado do meu é excelente. No calor ele também embaça o vidro por fora, como o do seu Fiesta.

  • Fabiano Cappella, o texto já foi corrigido, obrigado

  • Lemming, o sistema de ar-condicionado deveria ser obrigatório. Não enxergar o meio ambiente é correr sérios riscos de acidentes.

    • Lemming®

      Pior são os que dizem que não precisam ou não querem porque “consome muito”…aff

  • Arruda, certo tudo isso e mais suportar variação constante de rotação por toda a vida.

  • Lucas

    Claro que aciona. Você liga o ar-condicionado e vira o termostato para o quente. O compressor vai estar ligado, portanto o evaporador gelado e a água do arrefecimento do motor também vai estar circulando pelo radiador do ar quente. Aí ele mistura e “regula” a temperatura. Ar-condicionado de carro não é como os residenciais, que invertem o sentido de compressão do gás para fazer quente ou frio.

    • Lucas5ilva

      Nenhum aparelho de Ar condicionado inverte o sentido do gás, até porque o próprio circuito é unidirecional, a válvula de expansão só atua para um lado do circuito, os aparelhos residenciais quando se regula o termostato para a posição quente, aciona uma resistência elétrica que aquece o evaporador, mas o compressor é desligado, justamente pra não dar problema no circuito do gás refrigerante, por isso estranhei nos automóveis essa estratégia de permitir o compressor funcionar enquanto uma fonte quente bem ao lado (o radiador de ar quente) tiver acionado!!

  • Danniel

    Sim, o sistema de ar-condicionado é em série com o aquecedor. Até hoje nunca vi nenhum carro que não permitisse misturar ar quente com frio.

  • Lucas

    Ah, isso é verdade. Tbm sou do Sul e sei como é isso. Há ainda a opção de, num amanhecer gelado e chuvoso, como aconteceu essa semana, ligar o ar-condicionado e sair com o carro passando frio em seu interior até o motor esquentar, hehehe.

  • agent008, em qualquer carro com a válvulas termostática em ordem já há fonte de calor para o aquecedor, a água do bloco, após 1 minuto. Isso que você cita é causado por válvula termostática defeituosa, “preguiçosa”.

  • Lucas, isso mesmo, apressada, abre antes do que deve!

  • agent008, longe de mim querer discordar de você, mas em São Paulo há dias de inverno de temperaturas de 3 ºC a 5 ºC e antes de por o carro na rua, saindo da garagem do subsolo (ligando e saindo imediatamente), já vem um bafo com certo aquecimento. Em 500 metros já há um bom bafo de ar quente. Isso com todos os carros, meu e os de teste.

  • Vitor Correia

    Bela matéria

  • LucasSilva, existe o ciclo reverso nos condicionadores de ar residenciais.

  • Awaked, não é muito mencionado, mas o ar-condicionado faz parte da terceira segurança, a preventiva, ao lado da segurança ativa e da segurança passiva. Essa terceira segurança é a que proporciona ao motorista melhores condições de dirigir, por exemplo, viajar horas a fio sem o ruído de vento de janelas abertas e com uma temperatura agradável.

    • Compreendo, mas daí a dizer que não tem como? Oras, milhões de carros circulam sem. Existe estatística sobre acidentes com e sem ar-condicionado para tal afirmação? Desconheço. Sem dúvidas reconheço e prezo o conforto, sem dúvidas é muito bom dispor do equipamento. Enfim, nada mais a acrescentar.

  • Carlos A.

    Prezado Carlos Meccia, mais uma aula maravilhosa! Vou testar a aplicação de detergente, a época está perfeita para isso.

  • ochateador, mas aí é só usar o ar-condicionado o estritamente necessário.

  • Mineirim, o sistema de ar quente é independente e funciona com recirculação da água quente do motor em um pequeno radiador em baixo do painel de instrumentos. Existe uma válvula que controla o fluxo de água quente com o ajuste no painel de instrumentos, e o ventilador da ventilação forçada faz o resto. Quanto ao ruído do Focus, não sei responder.

  • Janduir

    Exato, tive um Monza Classic 1993 que tinha um ar-condicionado que gelava muito rápido. Podia estar 40 graus lá fora, carro no sol, era ligar e dentro de 10 min já tinha que diminuir a temperatura.

  • Luiz AG

    Dá para usar esse produto em viseiras de capacete?

    • Não faço ideia! No rótulo não informa.

  • Luiz AG

    Nunca vi, tem fotos?