Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas ALESSANDRO ZANARDI VENCE A MARATONA DE ROMA COM SEU PARACICLO – Autoentusiastas

O embaixador da marca BMW, o italiano Alessandro Zanardi, começou bem sua temporada de paraciclismo com vitória e novo recorde de prova: neste domingo, aos 47 anos, ele comemorou sua quinta vitória na prestigiosa Maratona de Roma. O piloto da BMW bateu seu próprio recorde na corrida de 2012 em dois minutos e meio. Este ano Zanardi não tem nenhuma participação em esporte a motor programada e está se concentrando nas competições de paraciclismo.

A Maratona de Roma, de 42 quilômetros, começou e terminou em frente ao famoso Coliseu e percorreu o centro histórico da capital italiana, passando por diversos monumentos. O evento começou a ser disputado em 1995 e, com mais de 13.500 participantes, é uma das maiores maratonas da Europa.

Zanardi correu com seu paraciclo de acionamento pelas mãos, com o qual já obteve oito títulos de campeão e duas medalhas de ouro Paraolímpicas. Ele completou a distância com o tempo de 1:09,15 horas, o que representa a elevada média de 36,389 km/h. Na linha de chegada Zanardi tinha uma vantagem de mais seis minutos e meio sobre o segundo colocado, o compatriota Mauro Cratassa.

Foi um grande dia. “O tempo estava agradável e ensolarado, essa é uma das melhores maratonas do mundo e corri sabendo que poderia me dar bem, pois tinha certeza de me ter preparado muito para isso,” comentou Zanardi. “Foi interessante para mim ver como seria meu desempenho em comparação com outras atuações aqui em Roma. Fui dois minutos e meio mais rápido do que em 2012, quando bati meu próprio recorde e me preparava com afinco para os Jogos Paraolímpicos de Londres. Assim, só posso estar muito feliz por ter ido tão bem hoje.”

alex1 bolo

Um dos vários trechos de paralelepípedos no centro de Roma

“O tempo de 1:09,15 horas é muito bom considerando as dificuldades da prova. O percurso passa pelo centro da cidade. Um terço da distância consiste em ruas de paralelepípedos, no geral é bastante irregular e há muitas curvas fechadas. De modo algum pode ser chamado de circuito liso e rápido,” acrescentou Zanardi piscando um olho.

No próximo fim de semana Zanardi correrá de novo com seu paraciclo a mão num evento em Marina di Massa, na região da Toscana, na Itália, numa prova por tempo e numa corrida em circuito.

Muitos se lembram do grave acidente de Zanardi quando disputava uma corrida da categoria CART, na Alemanha em 2001, em que teve as duas pernas decepadas. Mas o bravo Alex superou o infortúnio, começou a correr de BMW depois disso e hoje é um grande nome do paraciclismo mundialmente conhecido. Zanardi é bicampeão da CART.

Parabéns, Alex! O AUTOentusiastas lhe homenageia e, por extensão, todos que não se deixaram abater por tragédias em suas vidas e foram à luta.

alex4 close

Alessandro Zanardi, um exemplo de superação

AE/BS



Sobre o Autor

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

  • Juvenal Jorge

    Verdadeiramente uma pessoa única e com uma força interior invejável.
    Vida longa ao Zanardi.

  • Alexander, NotTheKing

    Monstro!

  • Water Mark

    Zanardi é uma lenda viva! Exemplo de pessoa, de esportista, de profissional!

    Parabéns ao AUTOentusiastas por divulgar a notícia!

  • Ilbirs, perfeitas, suas palavras.

  • Luiz AG, isso mesmo.

  • smarca, bem-vindo ao AUTOentusiastas. Para nos contatar use o botão ‘Contato’ na extremidade direita na barra de menu superior.