Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas GM TERÁ TÚNEL DE VENTO PARA O DESIGN – Autoentusiastas

Até o final de abril a General Motors irá declarar totalmente funcional seu novo túnel de vento construído no Tech Center de Warren, Michigan. Dessa vez será inaugurado o equipamento que permite trabalhar com modelos em escala reduzida a até 40% do tamanho real, mas o mais normal será usar escalas menores, que são mais rápidas de modificar.

A característica mais notável desse túnel é que ele está localizado no departamento de Design, o que permite aos estilistas trabalharem em soluções com objetivo definido de redução de consumo de combustível, e por consequência, redução de poluentes emitidos, motivo principal do novo equipamento. Como os modelos usados são feitos em clay, a argila fornecida especificamente para a construção de maquetes, alterações podem ser feitas pelos modelistas e testadas em seguida, sem necessidade de transportar para o túnel em escala real, que funciona no Tech Center desde 1980.

Entre todas as instalações do novo equipamento, há máquinas de prototipagem rápida ou estereolitografia, conhecidas popularmente como impressoras 3D, além de correias para gerar movimento das rodas e aparelhagem de aquisição de dados para medir forças em vários pontos dos modelos, bem como velocidades dos fluxos de ar, pressões e variações de temperatura.

Trata-se de um investimento de US$ 30 milhões, e cuja economia gerada em desenvolvimento será averiguada no futuro, mas pela economia de tempo já obtida em alguns trabalhos feitos para calibração do túnel, será muito além desse valor.

Mais um importante passo no progresso da GM.

JJ

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.