A Subaru apresentou a sua nova plataforma que está em desenvolvimento e será a arquitetura básica para a próxima geração de todos os seus modelos. A imagem mostra o conjunto básico de estrutura de carroceria, com suspensões e freios, entre outros, itens sempre de alto custo e que podem ser comuns para vários modelos sem prejudicar nenhum deles.

Chamada de Plataforma Global Subaru, ela está sendo projetada a partir de iniciativas alinhadas com a visão da empresa para 2020 e o próximo passo para elevar a proposta de valor aos consumidores da marca descrita como “Prazer e paz de espírito”.

A nova plataforma já antecipa demandas adicionais, permitindo desenvolvimentos como eletrificação e veículos autônomos, e apresenta avanços em vários pontos básicos para elevar o prazer de dirigir através do comportamento dinâmico e proporcionar o melhor nível de segurança.

Melhor estabilidade em linha reta e precisão de direção: aumento da rigidez da carroceria e chassis de 70% a 100% em relação aos modelos atuais, melhorias substanciais na suspensão e diminuição da altura do centro de gravidade.

Redução de ruídos e vibrações: estrutura otimizada, junções mais rígidas para diminuir a torção e distribuir ressonâncias pela carroceria e reduzir vibrações no volante, bancos e assoalho para um rodar suave e mais silencioso.

Conforto: aumento na rigidez dos pontos de fixação da suspensão para melhorar a absorção de irregularidades, e fixação da barra estabilizadora diretamente na carroceria para reduzir a rolagem (inclinação da carroceria no eixo longitudinal) em 50% comparando-se com modelos atuais.

Segurança ativa: o centro de gravidade mais baixo em 5 mm, e o aumento da rigidez e melhorias na suspensão proporcionam um elevado nível de estabilidade e maior capacidade de desvio de perigos.

Segurança passiva: a nova estrutura e uso de aço de alta resistência proporciona uma melhoria de 40% na absorção de energia em colisões.

Sistema de propulsão: pode acomodar motores a combustão, híbridos, híbridos plugáveis, elétricos e outros sistemas de acordo com a demanda.

Flexibilidade de produção: com essa nova plataforma também será possível a montagem de modelos diferentes em uma mesma fábrica, o que facilita a adequação da demanda nos diversos mercados.

Recentemente a Subaru renovou sua linha no Brasil com a oferta dos modelos Impreza, XV, Forester, Legacy, Outback e WRX e está expandindo, aos poucos, sua rede de concessionários.

O XV Concept, que pode ser uma antecipação o novo XV, foi apresentado no Salão de Genebra de 2016 e deve utilizar a nova plataforma se entrar em produção em alguns anos subaru nova plataforma SUBARU APRESENTA NOVA PLATAFORMA subaru xv concept anticipando la nueva generacion que llegara en 2018 01

O XV Concept, que antecipa o novo XV, foi apresentado no Salão de Genebra de 2016 e deve utilizar a nova plataforma quando estiver em produção em alguns anos

 

JJ

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Publicações Relacionadas