Brasileiros vencem a SAE Aero Design East, no Texas, EUA. A Equipe Aerofeg, da Unesp Guaratinguetá (SP), foi a primeira colocada da categoria Regular na competição americana.

A equipe paulista Aerofeg (foto), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Guaratinguetá, foi a primeira colocada na Classe Regular, segundo anúncio oficial dos resultados da SAE Aero Design East, tornado público pela SAE International nesta quarta-feira (16/3).

Trata-se da oitava vez, de um total de 17 participações seguidas a partir do ano 2000, que equipes brasileiras sagram-se campeãs nesta categoria. Das três categorias envolvidas — Regular, Advanced e Micro — a Classe Regular é historicamente a mais tradicional e concorrida.

SAE Aero Design East foi realizada de 11 a 13 de março, em Fort Worth (Texas), nos EUA, contando com 75 equipes inscritas, representando instituições de ensino do Canadá, Brasil, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Polônia.

“Foram meses de preparação, trabalho duro, e três dias de luta e fortes emoções na competição, mas veio o tão desejado resultado: voltamos para casa com o troféu de campeões, tendo transportado 14,670 kg, a terceira maior carga da competição”, comemora Luiz Felipe Loureiro Novaes, capitão da equipe Aerofeg.

Além de vencedora da Classe Regular, a equipe Aerofeg foi reconhecida como autora da melhor apresentação oral da categoria.

Ainda na Classe Regular, a equipe EESC Alpha, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, classificou-se em quarto lugar, tendo se destacado pela segunda maior carga transportada.

A equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), concorrendo na Classe Advanced, classificou-se em décimo quarto lugar.

Na Classe Micro, a equipe EESC-USP Mike, também da Escola de Engenharia de São Carlos-USP, classificou-se em décimo-oitavo lugar destacando-se por ter apresentado o melhor relatório descritivo de projeto.

Na Classe Advanced, a equipe Leviatã, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica-USP), classificou-se em 14º lugar.

O passaporte das equipes brasileiras para a SAE Aero Design East foi a conquista das melhores classificações na 17ª Competição SAE Brasil AeroDesign, realizada em novembro de 2015, em São José dos Campos, SP, onde as equipes EESC-USP Alpha e a AeroFeg foram, respectivamente, campeã e vice-campeã na Classe Regular, a equipe EESC-USP Mike foi a primeira colocada na Classe Micro e a equipe Leviatã,. venceu na Classe Advanced.

Histórico

Na SAE Aero Design East, o Brasil também acumula quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

Nos Estados Unidos, a competição é promovida anualmente pela SAE International e reúne equipes de diversos países.

Projeto AeroDesign

Trata-se de um programa educacional organizado pela Seção São José dos Campos da SAE Brasil. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, e futuros profissionais desse segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. “As competições estudantis da SAE Brasil são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir o projeto de um carro ou avião em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE Brasil.

BS*

*Bob Sharp, além de editor-chefe do AUTOentusiastas. é consultor editorial da revista Engenharia Automotiva e Aeroespacial, da SAE Brasil, desde julho de 2003.

 



Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Publicações Relacionadas

  • Mr. Car

    Parabéns! Alguma compensação a gente tem que ter pelos brasileiros que nos envergonham. Estão aí alguns dos que nos orgulham, he, he!